segunda-feira, 10 de abril de 2023

[#1083][Mai/97] MDK

Eu já comentei aqui algumas vezes (e estamos indo pra review número 1100, eu comentei muitas coisas já) que quando os jogos passaram de 2D para 3D se abriu um paradigma totalmente novo. A priori pode parecer que é apenas uma questão estética, ok agora você tem blocos feios no lugar de pixels lindamente desenhados... mas não é apenas isso, é bem mais do que isso realmente.

Veja, a principal diferença de um jogo 2D para um jogo 3D é que um jogo 2D é essencialmente um desenho animado: o que você desenhou vai ser visto da forma que você desenhou e é isso. No 3D, entretanto, o videogame literalmente constrói um mundo virtual dentro da memória RAM do aparelho e essa é uma diferença muito grande.


Sim, a logo oficial do jogo tem essa seduzencia do nosso herói pq a Shiny é dessas

Em um jogo 3D, por exemplo, você pode rotacionar a camera para qualquer lugar daquele espaço virtual e mostrar as coisas que seriam impossíveis executar (ao menos nessa forma) em um jogo 2D, e nesse aspecto TOMB RAIDER e SUPER MARIO 64 dão uma aula de como usar esse recurso para criar gameplays impossiveis de serem feitas antes. Claro, verdade que tem os abostado da cabeça tipo CRITICOM que conseguem se embananar desgraçadamente com a camera em um jogo de LUTA, mas a ideia é essa.

TÁ, ENTENDI A IDEIA DA COISA, E IMAGINO QUE AS DESENVOLVEDORAS ESTAVAM REPLETAS DE IDEIAS DE COMO USAR ESSE NOVO PARADIGMA, NÃO TENHO DÚVIDAS!

... hã... então...

ELES SÓ FIZERAM OS JOGOS QUE ELES SABIAM FAZER EM 2D, SÓ QUE EM 3D, NÉ?

Basicamente. Tá, não é como se fosse simples apenas inventar algum tipo de jogabilidade nova em apenas... hã, nossa já estamos em 97... é, fazem três anos já, putz. Acho que tá na hora de fazer alguma coisa, né?

E se a gente precisa de ideias novas, é hora de usar as armas pesadas. Vamos chamar a Shiny Entertainment porque se ELES não tiverem uma ideia criativa, ninguém mais vai ter!

QUEM?

Você sabe, os caras que fizeram EARTHWORM JIM e EARTHWORM JIM 2. Eu posso ter minhas diferenças a respeito do gameplay deles, mas vocês são testemunhas do quanto eu elogiei a criatividade e o senso de humor deles, em especial em EARTHWORM JIM 2. Então, Shiny, o que é que vocês tem para mim no quesito "fazer algo em um jogo 3D que não podia ser feito num jogo 2D?"

E assim, crianças, nasceu o primeiro jogo de tiro um rifle de sniper.

Se você perguntar a qualquer jogador de jogos de tiro, certamente o rifle de sniper aparecerá entre as armas favoritas dos videogames e como não seria? Você pega cobertura em um lugar seguro e então elimina da existencia da face da Terra seus alvos como um Deus caprichoso. Suas vitimas, confusas, não sabem o que está acontecendo até que seja tarde demais. Tarde. Demais.

Snipers em videogames são uma coisa tão popular que se tornaram uma categoria de jogos a parte, com séries inteiras dedicadas apenas a nobre arte de eliminar alvos a quilometros de distancia. Sério, só a série "Sniper Elite" já está no quinto jogo, e existem vários jogos dedicados apenas a isso.

E isso é algo que é impossível fazer em um jogo 2D. Agora em um jogo 3D onde o jogo tem liberdade para fazer o que quiser com a camera, inclusive dar zoom em alvos muito longe? Hell yeah! Com efeito, a Shiny estava gastando tanto que seu sniper rifle aqui pode dar até três tiros de cada e CADA TIRO TEM SUA PROPRIA MICRO CAMERA!

É chique ou não é?

Eu lembro que a primeira vez que eu vi isso na locadora de 1 real a hora eu fiquei completamente pirado da cabeça (digo, mais que o normal) pq eu nunca tinha visto nada sequer similar em um jogo (mesmo em um FPS) até então, e era realmente cool!

OKAY, EU ENTENDI QUE A COISA DO SNIPER ERA REALMENTE REVOLUCIONÁRIO E NOVO E TAL, MAS... E O RESTO DO JOGO?

Que resto do jogo?

TINHA ALGO MAIS NO JOGO ALÉM DISSO?

Ah, sim, sim. O resto é um jogo de tiro em terceira pessoa bastante okay, eu suponho. Não tão especial, mas okay.


No que diz respeito à premissa,  nossa história aqui é que o Doutor Hawkins cansou de ser zoado pelas suas invenções... pouco convencionais (como o traje da capa do jogo) e construiu uma estação espacial chamada Jim Dandy para que ninguem mais lhe enchesse o saco. 

O que por acaso acabou sendo bastante fortuíto quando uma força alienígena invasora chega e devastar a Terra usando Minecrawlers (imagine as cidades móveis do filme Mortal Engines). O Doutor Hawkins então equipa a única pessoa que tinha com ele na sua estação, seu faxineiro Kurt, com seu traje de combate e essa é a única esperança de sobrevivência da Terra, em sua missão de destruir os Minecrawlers e todos os seus habitantes.


Mecanicamente, esse jogo é um run'n gun só que em 3D: vc tem uma metralhadora de munição infinita e metralha tudo em seu caminho. E talvez esse seja o maior problema do jogo: a metralhadora básica é, de longe, a melhor arma do jogo e não existe nenhum incentivo para você usar qualquer outra coisa. Tudo que você precisa fazer é segurar o botão de tiro e desviar dos projeteis inimigos (que são razoavelmente lentos até), porque sua metralhadora tem um dano e alcance mais do que suficiente para você matar até o que você não sabe o que está matando.

Especialmente se você o passo lateral (com R1 e L1), é absolutamente seguro que dá pra atirar em tudo sem que os tiros deles cheguem em você. O que eu quero dizer é que os seus tiros chegam imediatamente aos inimigos, enquanto os deles são projeteis altamente desviaveis... aí ajuda, né?


E isso é meio que uma pena, pq somente quando usar o sniper rifle é absolutamente a única maneira de superar um puzzle é que ele entra em jogo, como o chefe da primeira fase que precisa que você atire nele com o sniper. Fora isso, realmente não existe razão para usar nada senão a metralhadora básica.

O que ajuda a tornar a experiencia menos massante é que a trilha sonora é feita por ninguém menos que fucking Tommy "Video Games Live" Talarico e diverte bastante passando um feeling de filme do Tim Burton enquanto o pipoco come, os gráficos tiveram cada fase desenhada por um artista diferente. Enquanto isso não faz as fases serem radicalmente diferentes (os assets do jogo eram limitados, essa não é uma produção multimilionária afinal), pelo menos é curioso de se ver. Em especial a fase com plataformas espelhadas é algo realmente bonita mesmo hoje, quanto mais para a época.

Adicione a isso o senso de humor da Shiny (como os itens chamados "A Menor Explosão Nuclear do Mundo") e temos um jogo que é interessante apesar do seu gameplay bastante, bastante limitado. Eu tenho bastante sensação de que após se maravilhar com o primeiro uso de um sniper rifle em um jogo, meio que não tem mais tanta coisa assim para ver aqui - em especial pq ele é essencialemnte restrito a momentos de puzzle, afinal.

Ainda sim, isso e o Pyramid Head de Silent Hill 2 ser baseado no protagonista desse jogo são os grandes legados desse jogo.

É uma pena, eu realmente gostaria que essa mecanica fosse melhor integrada ao jogo e que MDK tivesse mais a oferecer ao jogador. Mas então, ter ideias sempre foi mais o forte da Shiny do que fazer jogabilidade realmente, como tão bem provam os jogos do Jim Minhoca.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES

Edição 119 (Setembro de 1997)


Edição 121 (Novembro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 038 (Maio de 1997)


Edição 044 (Novembro de 1997)


Edição 045 (Dezembro de 1997)

Edição 046 (Janeiro de 1998)