quarta-feira, 12 de abril de 2023

[#1085][Jul/97] MACHINE HUNTER


Uma informação que não é exatamente fácil de encontrar é quantos jogos no total foram lançados para o PS1 ao longo de toda sua vida. O número oficial da Wikipédia é 3061, embora algumas listagens cheguem até 8100 (provavelmente considerando versões diferentes e peculiaridades de censura regionais). 

Alguns nesses jogos vão figurar nas listas de favoritos, outros nas listas de piores jogos, porém se tem uma certeza que eu tenho sob este céu azul resplandecente é que entre os milhares de jogos lançados para PS1 MACHINE HUNTER não vai figurar em lista nenhuma de absolutamente ninguém dado que esse é o jogo mais esquecível já criado na face da Terra. Sério, eu já tive desafios brutais para jogar jogos nesse blog, mas poucas coisas se comparam a tentar ficar acordado jogando esse daqui pq pouta que o pareo, que jogo chato da porra!

Mas vamos começar do começo...


Machine Hunter começa com um conceito bastante interessante: depois de matar um robo inimigo ele fica em curto-circuito e você pode assumir o controle dele. Ora, esse na verdade é um grande conceito e foi muito bem explorado em METAL WARRIORS!

Então, yeah, a ideia não é ruim... o que é ruim é que meio que foi só até esse ponto. Alguém disse no escritório da Core Design "vamos fazer um top down shooter copiando LOADED mas usando aquela ideia de METAL WARRIORS", saiu para almoçar e nunca mais foi visto novamente.


Nossa história aqui é que estamos no 2034, e colônias de robôs foram instaladas em Marte para realizar operações de trabalho intensivo. Aí pq não tinham absolutamente NADA melhor pra fazer, os alienígenas decidiram encostar no planeta vermelho e reprogramaram esses robôs em máquinas de matar assassinas. 

Pra que, vc pergunta? Ora, invadir a Terra, é claro! ... usando maquinário de construção civil hackeado em Marte... é claro... pq isso faz algum sentido... é claro... seja como for, você é o único sobrevivente capaz de lutar da coisa toda e agora tem que destruir todas as máquinas renegadas e salvar os reféns. Como? Supersimples realmente: você também tem um traje especial que permite “habitar mentalmente e fisicamente um robô” (palavras do manual). 

O QUE ESSAS PALAVRAS AO MENOS SIGNIFICAM? COMO ASSIM HABITAR MENT...


... OH. OKAY, PRA MIM CHEGA, TO INDO EMBORA.

Quisera eu poder fazer o mesmo, Jorge. Pq veja, ESSA foi a parte do jogo onde eles realmente colocaram algum esforço criativo. Daqui pra frente a coisa vai que vai rolando ladeira abaixo em velocidade mach 5.


E pq eu digo isso? Pq não tem nada pior que jogar um jogo que não é nada senão uma versão piorada de outro jogo. Na verdade tem sim: se o jogo que eles estão copiando em primeiro lugar já é pouca coisa acima do medíocre como é o caso de LOADED. Bem, a Eurocom e a MGM Interactive com certeza não receberam o memorando, já que Machine Hunter é xerox piorado do LOADED da Interplay.

Ambos os jogos são top down shooters. Ambos jogos têm muito sangue. E ambos os jogos têm uma iluminação maneira. No entanto, enquanto Loaded tinha um bom ritmo e fases com um tamanho adequado, Machine Hunter tem fases que se arrastam e arrastam devido principalmente ao fato que você precisa de pelo menos meia duzia de tiros mesmo para matar o mais básico dos inimigos. 

Sério, tudo bem que esse jogo é dificil e tal pq ele é basicamente um bullet hell em forma de TDS, mas pouta que le o pareleo, precisava MESMO disso:


Sério mano, olha o tempo que leva pra matar um inimigo absolutamente comum do jogo. Não é nem um sub-chefe ou um inimigo especial nem nada, é só um inimigo que vem as dezenas de centenas durante a gameplay!

Como é que os caras que fizeram esse jogo não viram isso e apenas não pensaram "hmm, não tá muito divertido isso, né?". Bem, definitivamente não está muito divertido! Com efeito, não tá NADA divertido! Cês tão de sacanagem comigo, né seus loco?


E a parte de trocar de máquina, que deveria ser o grande diferencial desse jogo, não é muita coisa realmente. Embora os mechas tenham velocidade de deslocamento levemente diferente um do outro... meio que vai até aí. Quer dizer, vc PRECISA trocar pq é a forma de recarregar sua energia (quando vc assume o mecha inimigo está com a vida cheia... mesmo que você pegou ele em curto-circuito depois de encher de pipoco, mas okay), mas definitivamente não é a experiencia awesome de METAL WARRIORS que você sente que está controlando um robozão inteiramente novo. É apenas o mesmo robo... com gráficos levemente alterados, mas não muito também - com efeito, eu tive bastante dificuldade em entender sequer como são visualmente esses robos, não é um jogo lá muito bonito ou de sprites bem desenhados, isso tem que ser dito.

O level design é, na falta de palavra melhor para o horário, irritante. Em todas as fases vc tem que resgatar um numero minimo de refens (de acordo com o nivel de dificuldade, pelo que eu percebi é a única coisa que muda na dificuldade), mas o problema é que para isso o level design usa todos os truques sujos do livro.



Teletransportes que você só encontra se esfregando em TODAS as paredes do jogo? Check. Colocar uma bomba relógio que ativa após você salvar o ultimo refem de modo que é bom vc não dar o azar de salvar o ultimo quando está DO OUTRO LADO DA FASE? Check. Fases estruturadas em vários andares para que o mapa não possa realmente ser muito útil? Check.

UAU, ENTÃO ESSE JOGO PARECE REALMENTE A COISA MAIS TERRÍVEL JÁ CRIADA PELO HOMEM DESDE A SANDALIA CROCS NA CHUVA!

Err... não tanto. Apesar dos seus problemas, Machine Hunter nada mais é do que um clone de LOADED (que já não é lá essas coisas) cansado e tedioso. Mas ele tem algo positivo a seu respeito sim, que é o coop: ao contrário de outros top down shooters como SOLDIERS OF FORTUNE ou ZOMBIES ATE MY NEIGHBORS, no modo de 2 jogadores a tela se divide quando os jogadores se separam (dado que os consoles da 5a geração tem capacidade para isso, ao contrário do SNES e Mega Drive) e isso torna uma experiencia coop bem melhor do que um viver "trancando a tela" do outro.


Então se por algum motivo você absolutamente precisa jogar um Top Down Shooter cooperativo com o espirito arcade (ou seja, jogue por alguns instantes até a dificuldade insana do jogo comer a sua ficha)... é um desejo bastante especifico, mas Machine Hunter se presta isso.

Ainda sim, a grande verdade verdadeira da vida é que esse jogo é ... ridiculamente esquecível. Eu sei que eu já disse isso nessa review, mas é um clone pobre de um jogo que já não é espetacular, queria o que também, né?

Enfim, com um enredo que beira o inexistente, level design irritante e uma dificuldade que não faz nenhum sentido desde os primeiros dias do Nintendinho, Machine Hunter pega a ideia de METAL WARRIORS de trocar de mecha no meio do jogo e o coloca bem porcamente em LOADED. O que realmente te faz pensar que o jogo do SNES foi feito por uma empresa japonesa e esse aqui é um jogo europeu. E ser feliz com jogos europeus dos anos 90 exige muito mais fé do que qualquer religião já conseguiu angariar um dia.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 122 (Dezembro de 1997)


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 042 (Setembro de 1997)