domingo, 28 de janeiro de 2024

[#1226][Jul/98] THE KING OF FIGHTERS 98: The Slugfest (ou "The King of Fighters 98: Dream Match Never Ends" no Japão)

Em julho de 1997, chegou ao fim a maior e mais ambiciosa saga jamais contada até então em um jogo de luta. Na verdade, contada através de três jogos de luta, mais de 64 personagens, multiplas combinações de finais, tudo isso para contar a épica Saga Orochi e o torneio do Rei dos Lutadeiros. Isso, é claro, foi registrado para a história como THE KING OF FIGHTERS 97

Passado um ano desse evento épico, canonico e lendário na história dos videogames, a SNK tinha agora um tremendo pepino nas mãos: como você continua o equivalente videogamistico de Vingadores Ultimato? Quando um projeto que foi desenvolvido ao longo de três jogos chega ao fim... o que vem depois?

Eu gosto de como a capa da versão para Neo Geo CD a ideia é que vc chegou pra festa e já está todo mundo te esperando...

... enquanto a capa da versão para PS1 parece um CD acústico do Kyo Kusanagi

Bem, é claro que a saída que faria mais sentido começar uma nova história... ao invés de arrastar uma história que já terminou, né Marvel... e eventualmente a SNK faria isso. Para esse ano, para o ano posterior ao giga evento que foi THE KING OF FIGHTERS 97, eles tinham uma outra ideia.

A nova saga ficaria para 1999, porque 1998 seria uma edição especial comemorativa a todos esses anos de Rei dos Brigadores. E por isso eu quero dizer que esse jogo é essencialmente o MORTAL KOMBAT TRILOGY de KoF: não apenas todos os personagens regulares do jogo anterior retornam, como quase todos os personagens de THE KING OF FIGHTERS 94, THE KING OF FIGHTERS 95 e  THE KING OF FIGHTERS 96. Na verdade, de todo elenco da série só estão faltando como jogaveis o Boss Team (então nada de Geese, Wolfgang ou Mr. Big), assim como alguns dos outros chefes (como Goenitz e Orochi.

A própria propaganda do jogo passava esse feeling de edição especial confraternização de fim de ano

Isso quer dizer que esse jogo é um all-star com 64 personagens da série, como eu disse é mais uma edição comemorativa aos fãs de tudo que aconteceu nos últimos quatro anos do que qualquer outra coisa. Tanto que esse jogo sequer tem uma história - pela primeira vez na franquia - é realmente só uma confraternização de fim de ano da firma entre os brigadores.

Pouco surpreendentemente, o jogo foi recebido sem grande entusiasmo na época, embora reconhecendo a qualidade do jogo:


O que são notas justas para um jogo que é essencialmente um patch de update. Quer dizer, poder jogar com qualquer personagem da série é legal, especialmente a possibilidade de montar qualquer time já que no KoF94 isso não rolava, mas não é nada que abale muito o mundo de ninguém. Se MORTAL KOMBAT TRILOGY não entrou pra história dos videogames, não é o seu equivalente de KoF que o faria certo?

Bem, sim... mas ao mesmo tempo, não. Como eu disse, para a imprensa da época e para os jogadores casuais de luta como eu, definitivamente esse jogo não tem nada de tão especial assim. Quer dizer, é uma versão atualizada, mais polida, com cenários refeitos e sprites melhores de THE KING OF FIGHTERS 97, e uma versão melhor de um jogo fodendamente bom é obviamente algo bom.


Porém a falta de história e de personagens novos diminui bastante o impacto da coisa para o jogador casual como eu. Não é ruim, mas é um patch de update que existe. Definitivamente é um dos jogos que já foram feitos.

E esse seria o fim da história... não fosse que inacreditavelmente o mundo não é o meu umbigo, e existe toda uma gama de publico que não sou eu. Sim, eu também acho que isso é impensável, mas existem jogos que não são feitos para mim. O horror, ó, o horror.

Nesse caso especifico, enquanto pode não ter muito apelo para o tipo de jogador que eu sou, para os pro-players dos jogos de luta. Especificamente para o fandom, para a comunidade dos caras que contam quadros de animação e falam termos tecnicos do counter tech reversal air drop, para esses caras KoF98 não é apenas mais um patch de update. Oh não, muito longe disso, ele é sequer mais "um" jogo de luta: ele é "Ô" jogo de luta para a todos dominar!


Pra ter uma ideia do quão popular é esse jogo para a comunidade pro-player dos cenário de luta, na EVO  de 2023 (o maior evento competitivo de jogos de luta do mundo) ainda tem um torneio de King of Fighters 98! 

E se isso não fosse o bastante, saiba você que KoF98 é popular nesse nicho que continua recebendo versões de update até os dias de hoje! Sim, apesar do jogo ter sido lançado em 1998, a sua atualização mais recente data de 2022 com a versão ULTIMATE MATCH FINAL EDITION. Não, eu não inventei esse nome, apenas que depois de 24 anos suponho que eles devem estar ficando sem adjetivos pra colocar nos jogos, mas enfim...


Agora, suponho que a pergunta que vc - não pró-player como eu - deve estar se fazendo é... pq? Pq diabos a comunidade dos jogos de luta se encarnou tanto nesse jogo que era só pra ser uma edição especial comemorativa de update da franquia? O que é que esse jogo tem de tão especial assim pra essa galera? Bem, alguma coisas.


Em primeiro lugar, não pode ser desconsiderada a questão do elenco. Alguns personagens favoritos dos fãs apareceram apenas em um jogo, como o lendário Rugal Bernenstein - vulgo "Rugal apelão" para os intimos, que é jogável apenas no primeiro KoF de 94 pq canonicamente ele morreu depois daquela edição. Mas para além disso, é o jogo com mais personagens de verdade já criado até então: são 38 personagens únicos (e não reeskins jogaveis, como TOBAL 2 que aí tem 200).

Pensando bem é mais do que isso até, pq se contarmos as versões alternativas dos personagens então são 64 bonecos - e deveriamos contar as versões alternativas, pq eles tem movesets completamente diferentes e são personagens diferentes para efeitos de gameplay. Por exemplo, se no jogo normal os personagens são majoritariamente baseados nas versões de THE KING OF FIGHTERS 97, na versão alternativa Joe Higashi, Ryo Sakazaki, Yuri Sakazaki e Robert Garcia são baseados em seus movimentos de KOF '94, Kyo Kusanagi é baseado em seus movimentos THE KING OF FIGHTERS 95 e Terry Bogard, Andy Bogard, Mai Shiranui e Billy Kane são baseados em REAL BOUT FATAL FURY 2: The Newcomers.


Isso quer dizer que KoF 98 é o maior jogo de luta de todos os tempos já feito até então. E eu quero dizer literalmente: o arcade tem um cartucho de 683 megas! Sim, um cartucho que é do tamanho de um CD praticamente, esse é o quão literalmente grande esse jogo é - a título de comparação, THE KING OF FIGHTERS 97 se orgulhava de ter 460 megas de tamanho.

Não é atoa que a SNK mudou sua intro de "Neo Geo Mega Power" para "Neo Geo Giga Power" depois desse jogo, pq ele é gigantescamente grande para um arcade!


A segunda questão é que, mecanicamente, THE KING OF FIGHTERS 97 é a SNK no topo do seu jogo e para sua época, não é exagero considera-lo o melhor jogo de luta 2D já feito até então. Bem, é o melhor jogo de uma das duas melhores desenvolvedoras de jogos de luta (a outra sendo a Capcom, que em resposta estava mandando ver com tudo em STREET FIGHTER ALPHA 3), então estamos falando do topo do topo da piramide aqui. Mas isso eu já falei a respeito no texto daquele jogo, eu não preciso explicar aqui de novo o quão a nata dos jogos de luta KoF97 é.

O que eu preciso explicar, entretanto, é que se vc souber o que está fazendo, KoF '97 também é considerado um dos jogos de luta mais quebrados já feitos. Uma grande parte da lista dos personagens tem combos de dano muito alto que junto com uma série de combos infinitos que nem são tão grandes assim, frequentemente termina em lutas na qual o adversário não tem a menor chance de sequer revidar. Eu quero dizer, sério:


Enquanto isso não é realmente um problema para jogadores casuais como você e eu que jamais vamos conseguir fazer esses combos, para os scrublords pro-players isso é uma grande questão. Para o pessoal que discute ardorosamente qual comando tem que ser apertado a cada quadro de animação do personagem, o jogo ter exploits assim é inadmíssivel.

Embora todo jogo de luta, incluindo os KoF posteriores, tenham seu quinhão de personagens quebrados e combos infinitos, nenhum deles realmente os espalha por todo o elenco como em 97. Portanto, não é surpresa que os proplayers hardcore of hell realmente adoraram quando a SNK reviu toda programação do jogo e acabou com a palha assada.


Existe um motivo pelo qual KoF98 e não o 97 é usado em torneios de luta profissionais até hoje, e esse motivo é além do elenco todo esse grande trabalho de revisão que a SNK teve para com esse jogo.

TÁ, EU ENTENDO ESSE PONTO, MAS ENTÃO PQ A COMUNIDADE PAROU NO 98? THE KING OF FIGHTERS 99 OU 2000 NÃO SERIA UMA CONTINUAÇÃO DA EVOLUÇÃO E NÃO FARIA MAIS SENTIDO PARA OS TORNEIOS DE LUTA?

Então, seria... se a partir do KoF99 a SNK não tivesse alterado mecanicas de jogo e transformado KoF em uma outra coisa. Uma que os proplayers nunca engoliram muito bem, mas eu vou explicar com mais detalhes quando chegar a hora de falar de KoF99, mas por hora basta saber que 98 é o último King of Fighters "tradicional", a edição definitiva do King of Fighters raíz, a edição suprema e final do KoF moleque, do KoF toco-y-mi-voy.


O que me leva ao meu último ponto sobre esse jogo que o faz tão popular com a comunidade de jogos de luta: gatekeeping. The King of Fighters 98 é, e eu não tenho a menor dificuldade em dizer isso depois de já ter jogado 187 outros jogos de luta nesse blog, o jogo de luta mais dificil que eu já vi na minha vida. Papo sério.

Mesmo no cenário mais fácil e difícil, a IA faz as esquivas mais insanas, cronometra perfeitamente suas super artes e faz ótimos combos. Em momento algum KoF 98 foi feito para jogadores casuais sequer olharem para a máquina - se vc já não é um mestre dos jogos de luta, não é aqui que você vai se tornar um, só falta o jogo pedir para você retirar sua presença não-scrublordiana do recinto.


Somando a dificuldade com a falta de história, o jogo foi desenhado de forma a manter os jogadores casuais o mais afastados possíveis, o que também é parte da razão da recepção tão mediana que esse jogo teve, e criar um pequeno parquinho particular onde só os "de verdade" tem o direito de estar ali. Se vc já fez parte de um fandom, sabe como é essa sensação tribal do ser humano e KoF 98 é o sonho molhado dos scrublords para eliminar os miseraveis plebeus (com efeito, eles usam esse termo mesmo) da sua presença.

Em 1999, esse jogo recebeu uma atualização para Dreamcast chamada "The King of Fighters: Dream Match 1999" que NÃO é KOF 99 - esse é um jogo inteiramente diferente - e sim um patch de update do KoF 98. Pra que facilitar se dá pra dificultar, né? 

Isso é uma coisa ruim (o jogo ser elitista assim)? Eu não acho que seja, estmaos falando de um videogame e de um título especifico, não é como se um direito inalienavel do ser humano tivesse sido ferido aqui. Não tem nada errado o jogo ter uma proposta especifica para um publico especifico desde que ele atenda essa proposta. E considerando o quanto KoF98 é amado pela comunidade até hoje, eu diria que ele mais do que fez isso.

Não é um jogo que vá chamar muito a minha atenção e nem provavelmente a sua, mas para os top tops dos scrublords, jogos de luta 2D não ficam realmente muito melhor que isso não.


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