quinta-feira, 27 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] SIM CITY 2000 (PC, 1993) [#473]


Um dos personagens mais antigo desse blog é meu primeiro inimigo, e inimigo declarado de qualquer um que se importe com videogames, Jordan Mechner. Mais conhecido como o responsavel por atrocidades como KARATEKA e... argh... PRINCE OF PERSIA.

Só que uma regra que raramente falha em acontecer, é que o universo tende a permanecer em balanço. Para cada ação, há uma reação. Para cada partícula que nasce, existe uma partícula de carga igual e contrária. E para uma força incomensuravelmente maligna como Jordan Mechner, existe uma força igualmente positiva. E é aqui que entra a história de Will Wright.

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 038] RENEGADE (ou Nekketsu Kōha Kunio-kun no Japão) [#472]



Eu andei jogando alguns beat'm ups de 1993 recentemente (como FINAL FIGHT 2 e Great Battle 3) e acabei comentando sobre a evolução do genero e como certos níveis de simplicidade nos beat'm ups não eram mais aceitaveis em 1993. Depiois de alguns anos, os jogos são obrigados a fazer mais do que apenas andar e socar.

Ironicamente, o próximo jogo da Ação Games é justamente sobre isso dado que não tem como ficar mais primitivo do que Renegade, jogo da Tecmo lançado para Arcade em 1986. Isso porque Renegade foi o primeiro beat'm up a ser produzido.

terça-feira, 25 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 052] TOEJAM & EARL in Panic on Funkotron (Mega Drive, 1994) [#471]

 


Seres humanos tem um poucas características realmente únicas, poucas coisas realmente são únicas na nossa espécie que não são encontradas em qualquer outro animal. Uma dessas características é a sempre presente habilidade humana de foder severamente com qualquer coisa boa. Talvez por coincidencia, talvez como forma de protesto, esse jogo reflete esse tema não apenas na história dentro do game, mas também na história de desenvolvimento do próprio jogo.

No episódio anterior de ToeJam e Earl, nossos aliens malacos caíram na Terra e precisam recuperar os pedaços da sua nave para voltar para seu lar funkástico lar. O que eles não contavam é que centenas de humanos em barcaram de clandestinos na sua nave e infestaram Funkotron quando TJ e Earl voltaram para casa.

Essas pedras estão muito altas, e eu não estou falando da plataforma aqui
 

Como o poder dos humanos é foder a porra toda, a presença desenfreada de humanos fez Funkotron fez o planeta perder sua funkicidade, ao ponto que o Grande Funkopotamus, o funkador de toda funkicidade, se retirou deste plano de existencia onde o funk não é mais funkadélico.

Assim, cabe aos aliens descolados resolverem a porra toda capturando os humanos espalhados por Funkotron - felizmente para isso eles dispõem de um suprimento infinito de potes de geleia. Então é hora de empotar os humanos e manda-los para bem longe de funkotron, afim de restaurar a funkicidade do seu lar.

Porque é o que humanos fazem, desfunkeiam tudo.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 041] ASTERIX (SNES, 1993) [#470]




Asterix do Master System é um dos melhores jogos de plataforma que eu já joguei na vida. Apesar de não fazer nada particularmente incrível, o level design das fases é espetacular e está constantemente se esforçando para te fazer completar as fases de uma forma criativa. O mesmo pode ser dito a respeito dos inimigos, gastando os limitados recursos do Master System com inimigos únicos para cada fase, uma quantidade de quadros de animação impressionantes para cada inimigo e por aí vai. 

É um jogo no qual realmente foi colocado esforço para lidar contra todas as adversidades de se fazer um jogo para o Master System, sendo a maior delas que você está fazendo um jogo para o fucking Master System.

Por isso é apenas natural esperar que a versão de Asterix em um console dimensões inteiras superior como o Super Nintendo seja galaticamente bom, certo?

domingo, 23 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] SUB-TERRANIA (Mega Drive, 1993) [#469]


No ano de 2364 as atividades de mineração no asteróide P3XD foram subitamente interrompidas e não foi devido a uma greve sindical ou porque finalmente saiu Cyberpunk 2077, foi por algo menos mundano do que isso: as escavações encontraram nos túneis subterraneos encontraram aliens que não estão nada felizes em verem humanos indo lá e levando suas pedras, eles gostam muito das suas pedras. Se bem que esse é o mundo deles, então tecnicamente os humanos é que são os aliens aqui. #REFLITÃO

Eu sei que a capa e o manual do jogo dizem que eles são aliens invasores, mas essas criaturas claramente são monstros nativos que não dominam tecnologia espacial. Boa tentativa em tentar mascarar seu massacre colonialista, mas vocês não podem calar a verdade! Aqui é denúncia!

De qualquer forma as opções seriam ir embora ou iniciar uma guerra intergalactica contra os aliens nativos (eu realmente desconfio que essa expressão está errada), nenhuma de ambas é financialmente interessante. Existe uma terceira opção, entretanto: há uma nave experimental capaz de adentrar nos túneis e passar fogo nos nepomucenos, e é exatamente essa atitude beligerante que tomaremos. Exatamente como Jesus gostaria que fosse.

Por essa descrição, você já pode imaginar que estamos falando de um famigerado ... jogo de navinha! TAN-DAN-DAAAAAAAAN!!!

sábado, 22 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 040] BLASTER MASTER 2 (Mega Drive, 1993) [#468]


Eu só tinha visto tanto verde-limão assim até hoje em embalagem de detergente

Blaster Master é um jogo de Nintendinho de 1988, e como foi antes da época da Ação Games eu nunca joguei ele - embora já tenha ouvido falar. Este texto é sobre a continuação, Blaster Master 2, lançada para Mega Drive em 1993 porém como ele é uma continuação da história do primeiro, suponho que seja relevante contar a história do primeiro jogo.

Nah, eu só vou contar porque é uma coisa completamente biruta mesmo, vocês me conhecem.

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 057] MICKEY'S ULTIMATE CHALLENGE (SNES e Mega Drive, 1994)[#467]


Embora a matéria da Ação Games seja só da versão para Super Nintendo e Mega Drive, esse jogo também saiu mais tarde para Game Gear, Nintendinho, Master System e Game Boy. A capa de todas as versões tem a mesma ilutstração, então estou colocando a de Master System porque é que a tem texto em português e eu tenho como política pessoal sempre prestigiar a Torquato Tapajós, a estrada da vida.
Se não fosse por aquele infeliz acidente de percurso usando um chapéu azul espetado que atende pelo nome de FANTASIA, as aventuras do Mickey Mouse podem ser consideradas sempre sólidos jogos de plataforma - porque como todos sabem, a Disney leva muito a sério o uso dos seus produtos licenciados.

Os jogos da série "os Ilusion" (CASTLE OF ILLUSIONWORLD OF ILLUSION STARING MICKEY MOUSE AND DONALD DUCK  LAND OF ILLUSION STARRING MICKEY MOUSE)  são todos muito bons, e os jogos do Mickey para os consoles da Nintendo também não fazem feio: MAGICAL QUEST STARING MICKEY MOUSE é perfeitamente funcional e MAGICAL QUEST STARING MICKEY MOUSE é... bom, é um jogo educativo, então isso é ok? ... eu acho?

Nosso protagonista adormece e acorda (ou sonha que está) em um mundo de conto de fadas. Agora, se Minnie tivesse lido uns doujinshi antes de dormir, esse teria sido um jogo bem mais interessante...
Então sabe o que nós precisamos agora? Não, sabe o que nós EXIGIMOS a este ponto? Um jogo que realmente desafie a todos Mickeymaniacos ao seu último limite! Um jogo que separe os verdadeiros Mickeyros dos comedores de quiche! Um jogo que seja um DESAFIO DEFINITIVO do Mickey!

Por isso quando eu vejo um jogo que tem a coragem, não a OUSADIA  de se chamar MICKEY'S ULTIMATE CHALLENGE tenho certeza que esse será um jogo pesado, intenso e definidor de carater, afinal eles não usariam um nome intenso como ULTIMATE CHALLENGE em um jogo que não seja um ULTIMA CHALLENGE, certo?

... certo?

quinta-feira, 20 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 038] THE GREAT BATTLE III (SNES, 1993) [#466]



Em uma terça-feira chuvosa a noite nas quebradas mais nefastas e bocadas de Shinjuku, a "Reunião Anual de Executivos Que Podem ou Não Ser Membros da Yakuza", a RAEQPNSMY. Todo primeiro período da reunião foi destinada a discutir um novo nome para a organização. Enquanto faziam um coffe break onde tomavam sake e fumavam cigarro feito de lolis, os executivos trocavam uma ideia entre si sobre os problemas das suas empresas.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 051] TOTAL CARNAGE (Arcade 1992, SNES 1994)[#465]




Essa semana mesmo eu escrevi um longo texto sobre Super Metroid, e um ponto que eu defendi é que o conceito do jogo é tão ou mais importante que o gameplay em si. Como você se sente a respeito da experiencia, o que você pensa do jogo quando não está jogando ele é o que realmente determina se ele será lembrado ou esquecido.

Parece uma ideia louca dizer que o gameplay não é o mais importante sobre um jogo, mas cada vez mais eu acredito nisso e esse jogo em especifico aqui é a prova perfeita do que eu quero dizer. Eu tenho aqui dois jogos essencialmente iguais, lançados na mesma plataforma e para o mesmo público. Só que um deles é lembrado até hoje com um certo carinho, e o outro foi solenemente esquecido nas areias do tempo.

Estou falando do sucessor ignorado de S.M.A.S.H. TV, Total Carnage.

terça-feira, 18 de agosto de 2020

[AÇÃO GAMES 040] JAMES POND 2: CODENAME ROBOCOD (Mega Drive) ou SUPER JAMES POND (no SNES) [#464]

 


Esse é um jogo de Amiga portado para os 16 bits. Suponho que eu poderia parar por aqui, tascar um selo de "The Worst of" e encerrar os trabalhos do dia porque vocês sabem como funciona. Quer dizer, o filme do Sonic não é uma bosta nuclear modorrenta, isso por si só já consumiu a cota de milagres para esse ano. Esperar um jogo decente de Amiga é