domingo, 20 de setembro de 2020
[AÇÃO GAMES 058] CLAYMATES (SNES, 1994) [#497]
sábado, 19 de setembro de 2020
[AÇÃO GAMES 043] TIME SLIP (SNES, 1993) [#496]
sexta-feira, 18 de setembro de 2020
[SUPER GAME POWER 001] STAR TREK THE NEXT GENERATION: Echoes from the Past (Mega Drive) ou Future's Past (SNES)[#495]
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Não parece para quem olha hoje sem contexto da época, mas Star Trek era uma série muito, muito, muito progressista para sua época. Eu sei que olhando as personagens femininas que só aparecem como elenco de apoio de minissaia sem protagonismo nas histórias, mas para o que dava para fazer na época Gene Rodenberry lutou o que dava para criar um futuro utópico onde a raça humana atingiu tudo que poderia ser.
quinta-feira, 17 de setembro de 2020
[AÇÃO GAMES 041] YOSHI'S COOKIE (SNES, 1993)[#494]
quarta-feira, 16 de setembro de 2020
[SUPER GAME POWER 001] SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO (ou Super Street Fighter 2 X, no Japão)[#493]
Bem amigos da Rede Globo, chegamos hoje a uma marca histórica na história desse blog! Isso porque vamos falar hoje do fim de uma era, de nada menos que o último dos "updates" de Street Fighter 2!
Sim, isso porque depois do jogo original a Capcom relançou o arcade com pequenos patches (e as vezes novos lutadores) inúmeras vezes, de forma que além do STREET FIGHTER 2 original tivemos STREET FIGHTER 2: SPECIAL CHAMPION EDITION, STREET FIGHTER 2 TURBO: Hyper Fighting e SUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers, fechando agora com esse SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO.
Essa não é a última versão de Street Fighter 2 ever, entretanto, porque em 2003 a Capcom ainda lançaria HYPER STREET FIGHTER 2: Anniversary Edition, em 2008 foi lançado SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO: HD Remix e em 2017 teriamos ULTRA STREET FIGHTER 2: The Final Challengers... então suponho que esse não seja realmente o fim de uma era, apenas um longo intervalo antes da ordena continuar. Uau, Capcom, quantas vezes vocês conseguirão vender o mesmo pelo preço de um lançamento novo?
terça-feira, 15 de setembro de 2020
[AÇÃO GAMES 040] PRINCE OF PERSIA 2: The Shadow and the Flame (PC em 1993 e SNES em 1996)[#492]
O ano é 2020. Fazem três anos que eu comecei nesta jornada de jogos da Ação Games, três anos desde que eu decidi realizar meu sonho de infancia de jogar todos os joguinhos mil que haviam enssa revista. Porém não foi assim que tudo começou. Não, no começo as coisas eram bem diferentes.
Capa do jogo para PC |
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
[SUPER GAME POWER 001] OUT TO LUNCH (SNES, 1994)[#491]
Uma coisa rara de acontecer nos videogames, especialmente nos anos 90, é você jogar como o vilão da história. Não dessa vez: você é o mau como um pica-pau, o tinhoso cuja missão é ferrar com a felicidade de inocentes, você é monstro a ser detido. Essa é a premissa desse jogo, e infelizmente é a única coisa memorável a respeito dele.
Nossa história começa com um escandalo internacional, quando se descobriu que o famoso chef Pierre le Chef usava ingredientes vivos e sentientes para suas receitas! Tomates, batatas e pimentões não apenas pensam, como tem sentimentos... mas Pierre, o vil, não se importa com isso e os cozinha gritando diante de seus brotinhos.
domingo, 13 de setembro de 2020
[AÇÃO GAMES 042] LITTLE SAMSON (NES, 1993) [#490]
Muitas vezes uma publisher é mais ou menos o equivalente ao produtor de um videogame, dado que muitos jogos são feitos por estúdios microscópicos que não tem dinheiro e/ou o conhecimento para lidar com o marketing, distribuição, tradução (quando necessário), contratos e toda essa parte que não tem como ser feita por um amador. A menos que sua publisher seja particularmente cretina como a Activision ou a Eletronic Arts, é uma coisa que costuma funcionar mais sim do que não.
Preço em dolares trumpenses, saiba você |
sábado, 12 de setembro de 2020
[SUPER GAME POWER 001] THE INCREDIBLE HULK (SNES e Mega Drive, 1994)[#489]
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Um videojogo de um personagem licenciado nos 16 bits carrega consigo uma única exigencia. Eles precisam fazer apenas uma coisa, uma apenas, e está tudo certo: a sensação de jogar com aquele personagem. Esse é o ponto de venda da coisa toda, é pra isso que compramos o jogo.
Por exemplo, em um jogo do Deadpool eu espero basicamente jogar como o Mercenário Tagarela e se isso for atingido todo o resto é perdoável. Hoje a gente pode se dar ao luxo de esperar algo mais de um jogo do que apenas reproduzir o personagem e só (sim, Spider-Man do PS4, estou olhando pra você), mas nos anos 90... é o que dava para esperar.