Após alguns anos de trabalho, diretores invariavelmente acabam desenvolvendo traços narrativos que são plenamente identificaveis a ponto que você não precisa realmente saber que o filme é desse diretor. Por exemplo, se você ver dada quantidade de ultraviolencia, pés femininos e cenas de dialogo realmente longas porém tensas, sabe que é um filme do Tarantino mesmo não tenha sido informado disso antes de começar a assistir. Uso insano de slow motion em quae tudo, tomadas super escuras, cenas individualmente de fraes fortes porém que não se conectam no todo e todos os personagens são Sasuke? Zack Snyder. Babação de ovo pelo militarismo, sexismo blatante, humor pré-adolescente e cenas de ação que você não consegue entender nada do que está acontecendo na tela? Michael Bay.
Nesse sentido, Roland Emmerich é um direto bastante único porque seu defining trait como diretor é fazer filmes “que não foram sucessos inabalaveis, mas eu lembro de ter assistido na época e gostado bastante. Até eu reassistir mais recentemente e me chocar o quão pouco sentido esses filmes fazem e eles são bem meh, na real”. É uma sensação bastante especifica, eu diria, mas realmente precisa para descrever os filmes do Rolandão.
Por exemplo, eu lembro de ter assistido o Godzilla americano de 1998 e ter achado bacana quando eu era criança, legal para ver no Cinema em Casa (a versão do SBT da Sessão da Tarde, pra quem não lembra). Até eu reassistir esse filme e...
... Jesus na cruz no pogobol, que filme tosco...