terça-feira, 25 de maio de 2021

[SNES/MD] STARGATE (Dezembro de 1994) [#691]


Após alguns anos de trabalho, diretores invariavelmente acabam desenvolvendo traços narrativos que são plenamente identificaveis a ponto que você não precisa realmente saber que o filme é desse diretor. Por exemplo, se você ver dada quantidade de ultraviolencia, pés femininos e cenas de dialogo realmente longas porém tensas, sabe que é um filme do Tarantino mesmo não tenha sido informado disso antes de começar a assistir. Uso insano de slow motion em quae tudo, tomadas super escuras, cenas individualmente de fraes fortes porém que não se conectam no todo e todos os personagens são Sasuke? Zack Snyder. Babação de ovo pelo militarismo, sexismo blatante, humor pré-adolescente e cenas de ação que você não consegue entender nada do que está acontecendo na tela? Michael Bay.

Nesse sentido, Roland Emmerich é um direto bastante único porque seu defining trait como diretor é fazer filmes “que não foram sucessos inabalaveis, mas eu lembro de ter assistido na época e gostado bastante. Até eu reassistir mais recentemente e me chocar o quão pouco sentido esses filmes fazem e eles são bem meh, na real”. É uma sensação bastante especifica, eu diria, mas realmente precisa para descrever os filmes do Rolandão.

Por exemplo, eu lembro de ter assistido o Godzilla americano de 1998 e ter achado bacana quando eu era criança, legal para ver no Cinema em Casa (a versão do SBT da Sessão da Tarde, pra quem não lembra). Até eu reassistir esse filme e...  


... Jesus na cruz no pogobol, que filme tosco...

segunda-feira, 24 de maio de 2021

[SNES] JURASSIC PARK 2: The Chaos Continues (Novembro de 1994) [#690]

Seguinte, deixa eu falar, xô eu falar pq eu vô falar. Caralho, porra, merda, bosta do cacete! Porque sério, eu vou falar: é a porra da desgraça da merda do SÉTIMO, eu disse SÉTIMO, CÊ-É-TÊ-I-MO, SÉTIMO jogo dessa desgraça de Jurassic Park e como dá pra ver eu perdi a paciência com essa porcaria.

Porque sério, me explica, por favor mesmo, me explica qual é a xavasca da dificuldade de fazer um jogo de Jurassic Park?! Mano, são lagartos de 600 quilos que matam pessoas, alias são galinhas de 600 quilos o que torna melhor ainda! Como possivelmente alguém estraga fazer um jogo disso? COMO?!?


Ah tá, é assim. Faz sentido.

domingo, 23 de maio de 2021

[NES/SNES] WARIO'S WOODS (Dezembro de 1994) [#689]


"This is the way the world ends
This is the way the world ends
This is the way the world ends
Not with a bang but a whimper"

O poema completo de T.S Eliot “The Hollow Men” tem 98 linhas, mas até onde concerne a cultura pop as últimas quatro linhas são a poesia mais citada que eu consigo lembrar. Com toda razão, porque ela é perfeita para descrever coisas qeu foram grandes, colossais em seu tempo... e então definharam e hoje as pessoas apenas lembram “ah, sim, isso foi uma coisa né?”.

Outro poema que eu gosto é o poema de P.B Shelley (o Shelley menos famoso, ao contrário da sua esposa Mary) Ozzymandias:

Ozzymandias era outro nome pelo qual o faraó Ramsés II era conhecido, e eu gosto muito desse poema exatamente porque é sobre isso que a vida é, em ultima instancia. Não importa o quão vasto seja seu império, quão poderoso e eterno você se sinta. Um dia tudo que restará de você é alguém dizendo “ah, é, isso já foi importante um dia, né?”.  Muito provavelmente, nem isso. 

quinta-feira, 20 de maio de 2021

[3DO] RETURN FIRE (Fevereiro de 1995)[#688]


O 3DO foi lançado em outubro de 1993, o que significa que em fevereiro de 1995 ele já tinha quase um ano e meio de vida - definitivamente não é um console que dá mais pra chamar de "iniciante". Porém sabe quantos jogos "The Best Of" do 3DO eu joguei até aqui? 

Um. 

terça-feira, 18 de maio de 2021

[ARCADE/SNES] KILLER INSTINCT (Outubro de 1994)[#687]


Eu quero te propor um exercicio mental. Feche os olhos... não, pensando melhor não feche porque senão você não vai conseguir ler esse texto, mas você entendeu a ideia. Imagine que você é uma criança de 11 anos de idade em 1995. Não existe youtube, não existe Netflix, não existe sequer internet. Tudo que você sabe sobre videogames é o que tinha nas revistas (que não eram exatamente muito... profissionais, digamos assim) e o que as crianças conversavam no recreio do colégio.

Assistir uma E3 via stream era literalmente impossível, e viajar para um evento assim era fora da realidade. O mais perto que você podia ter de vivenciar o state-of-art dos videogames era... ir no fliperama. Como arcades não tinham limitação do quanto de hardware eles podiam ter (era o tanto que seu desenvolvedor quisesse gastar), ao contrário de um console que tinha suas especificações definidas em pedra, eles podiam ser dezenas de vezes mais poderosos do que os consoles que você tinha em casa - então era um evento sensorial ir no fliperama.

domingo, 16 de maio de 2021

[SNES] ROBOTREK (ou "SLAPSTICK" no Japão) [Outubro de 1994][#686]

Normalmente eu coloco a capa americana na frente, mas eu tenho um ponto sobre isso hoje

Me diga se essa cena lhe é familiar: você gosta de um hobbie particular (pode ser videogames, board games ou o campeonato russo de arremesso de anões) e uma das primeiras coisas que você faz é pesquisar quais são as "hidden gems" daquela categoria. Quer dizer, você nem realmente experimentou os grandes clássicos (como por exemplo eu nunca tinha jogado FINAL FANTASY 6 até o fim antes do meu post nesse blog) mas quer ser o fodelão que achou aquela perola que ninguém mais conhece.

Todos nós já passamos por isso. Nós vasculhamos postagens de fórum e os vídeos do YouTube em busca de "joias escondidas", como velhos procurando moedas raras com um detector de metais na beira da praia. E quando se fala de jogos de Super Nintendo, uma figurinha carimbada são os RPGs da Quintet. ACTRAISERACTRAISER 2ILLUSION OF GAIA, Terranigma e este Robotrek aqui.

sábado, 15 de maio de 2021

[ARCADE] X-MEN: Children of the Atom (Dezembro de 1994) [#685]

Nesse momento da nossa viagem através do tempo e espaço na história dos videojogos, estamos sobrevoando o coração pulsante da febre dos jogos de luta, lá pelo começo de 1995. Porém vamos voltar para 2021 por um momento e comentar um pouco mais sobre esse cenário: hoje, você pode contar nos dedos quantas franquias de luta ainda existem.

Tem Street Fighter, Mortal Kombat e King of Fighters, como existia naquela época, mas muito pouco se adicionou de lá para cá. Temos Smash Bros, os jogos de luta anime-like  da Arc System como BlazBlue e Dragon Ball Z e um que outro indie que as vezes ganha destaque, como Skullgirls. Mas meio que é isso realmente. Então é, comparado com o reinado absoluto que tinha sobre o mercado os jogos de luta hoje são uma sombra pálida do que já foram - embora possa ser discutido que o que eles perderam em quantidade ganharam em intensidade, já que todo um cenário competitivo com jogadores profissionais se formou em torno desses jogos.

quinta-feira, 13 de maio de 2021

[3DO/SEGA CD/SEGA CD 32X] SUPREME WARRIOR (Fevereiro de 1995) [#684]

Sim, esse jogo saiu para Sega CD E Sega CD 32X como dois lançamentos diferentes, because Sega

 Eis aqui um jogo que potencialmente teria mudado a minha vida, mas não mudou porque eu era pobre demais para isso.

domingo, 9 de maio de 2021

[SEGA CD/PS1/SAT] SNATCHER (Novembro de 1988) [#683]


Uma coisa que eu digo frequentemente aqui é que videogames são a mais complexa das midias narrativas, no sentido que existem mais camadas na produção dela do que em qulquer outra midia. Isso é bom porque é o que torna videogmaes únicos, afinal, porém tem o downsize de que ser uma midia complexa acaba se tornando engessada pela sua própria natureza.

É tão dificil apenas fazer o jogo funcionar sem que ele imploda em uma pilha de bugs, e em fazendo ele funcionar existem tantas variaveis tão completamente discrepantes umas das outras que videogames frequentemente não se permitem ser autorais. Não tem como fazer "um código de programação na mão, uma ideia na cabeça", não é tão simples assim fazer um jogo para passar sua visão artistica de alguma coisa.

quarta-feira, 5 de maio de 2021

[SNES] POWER INSTINCT (Novembro de 1993) [#682]

Como a gente pode chamar atenção para o nosso jogo de luta no meio de tantos outros... hmm, já sei, vamos fazer uma das capas mais feias já concebidas pelo homem! Com certeza isso vai chamar atenção...

Como você já deve estar ciente a essa altura, estamos no olho do furacão da febre dos jogos de luta. Esse era de longe o genero mais popular no ocidente, e um dos top de popularidade no Japão. Os fliperamas estavam cheias de máquinas de Street Fighter, Mortal Kombat e The King of Fighters. Todas revistas sempre tinham sessões inteiras de dedicadas ao Champion Edition ou Turbo ou qualquer pequena atualização que os jogos de luta estavam lançando - e quando não era isso, era pra tentar acertar o "próximo grande hit" como Darkstalkers, por exemplo. 

Nesse cenário, não é realmente surpresa que desenvolvedoras menores em todos os cantos tentavam desesperadamente capitalizar em cima da moda emplacando seu próprio brawler 1 contra 1... normalmente tendo resultados fisicamente dolorosos ao jogador, como RISE OF THE ROBOTS e SHADOW: War of Succession.