quinta-feira, 5 de agosto de 2021

[SNES] TIMECOP (Fevereiro de 1995) [#739]

Embora o jogo seja baseado no filme relativamente popular do Van Damme, a capa escolheu usar a imagem da capa dos quadrinhos originais que é bem mais obscuro. Eu entendo que usar a imagem do Van Damme pode envolver questões de direitos, mas pq não usar um dos posteres do filme então? Não acho que colocar o Ciclope na capa ajudou muito o jogo, eu certamente nunca me interessei em todas as vezes que vi ele na locadora

Eu vou dizer uma coisa que pegará vocês completamente de surpresa: eu não sou uma pessoa muito boa para me relacionar com outras pessoas.

ISSO NÃO SURPREENDE UMA ÚNICA PESSOA NESSE PLANETA. OU EM QUALQUER OUTRO, PARA ESSE PROPÓSITO.

Sim, chocante, eu sei. Mas o ponto é que empatia não é exatamente o meu ponto forte, eu meio que não sinto automaticamente o que as pessoas sentem quando se relacionam com as outras. Eu consigo deduzir racionalmente o que a pessoa esta sentindo e qual é a coisa certa a ser dita porque eu sou mais inteligente que todos vocês juntos, mas não é uma coisa que me vem institivamente como acontece a qualquer pessoa.

Porém mesmo com meu intelecto imensamente superior, tem coisas que mesmo eu acho dificil de explicar como funcionam, sendo uma das mais dificeis de explicar é o que carisma. O que nos leva a gostar mais de um personagem ou uma pessoa com base em informações mínimas sobre eles, apenas batendo o olho?

terça-feira, 3 de agosto de 2021

[PS1] GUNNER'S HEAVEN (ou "Rapid Reload" na Europa) [Abril de 1995][#738]



Hoje é bastante claro que o que a Sony fez em 1994 com o Playstation não foi apenas um console de (muito) sucesso, foi uma aula do começo ao fim de como fazer um videogame. Hardware, preço, relação com os fornecedores, relação com as softhouses, jogos lançados, dá pra dizer que a Sony fez tudo certo e criou um império para si que dura até hoje – não por acaso, durante muitos anos seguintes o Playstation foi a única divisão da Sony que dava lucro.

O modelo de negócios do Playstation foi uma coisa tão boa que se tornou a base que seria seguida diligentemente pela hoje sua maior concorrente (e única, já que a Nintendo vive numa bolha a parte e a Sega faliceu a muitos anos já). Mas não é da Microsoft que eu quero falar hoje, e sim de uma das pessoas diretamente responsáveis pelo sucesso do Playstation no ocidente: Steve Race.



Não, não Speed Racer, eu disse Steve Race!

Da série "imagens que você pode ouvir"

segunda-feira, 2 de agosto de 2021

[ARCADE/SAT] NIGHT WARRIORS: Darkstalkers' Revenge (Março de 1995) [#737]

Nos encontramos nesse momento no ventre cálido do grande afã dos jogos de luta dos anos 90 (um genero que hoje é basicamente inexistente, salvo por duas ou três franquias). Eu nunca joguei tantos jogos de luta na minha vida, ao ponto que realmente me pergunto o que afinal diferencia o socador de pessoas A do socador de pessoas B.

E quer saber? Quanto mais eu jogo, menos eu acredito que o que define o que separa um jogo amado de um jogo esquecível é o gameplay em si. Quer dizer, claro que se o jogo for objetivamente ruim não tem santo que faça milagre (não tem como um RISE OF THE ROBOTS despertar nada senão ódio pela raça humana, isso é um fato). Mas se o jogo for minimamente arrumado, o gameplay é o de menos.

domingo, 1 de agosto de 2021

[SNES/MEGA] THE ADVENTURES OF MIGHTY MAX (Fevereiro de 1995) [#736]


Uma das coisas boas desse projeto é que volta e meia eu acabo conhecendo coisas novas, coisas que eu jamais imaginava que existiam. Por exemplo, quando eu folheei a revista e vi Might Max, eu confundi com Wish Kid - que é aquele desenho bem feito nas coxas nos anos 90 pra capitalizar em cima do sucesso do Macaulin Culkin. Lembro de ter visto isso na Globo de manhã e mesmo na época eu já achava bem lame mesmo quando criança.

quarta-feira, 28 de julho de 2021

[MULTISSISTEMAS] MORTAL KOMBAT 3 (Abril de 1995) [#735]


Uma coisa que eu digo aqui vez e vez e outra é que videogames para serem realmente grandes precisam mais do que serem apenas brinquedos com grife, eles precisam ser experiencias. Sim, é verdade que alguns jogos são tão bons enquanto jogo que não tem nada de errado ser um brinquedo sem maiores pretenções. Porém as chances são de que muito provavelmente você não é um Shigeru Miyamoto para puxar um SUPER MARIO WORLD da bunda.

E em você não sendo um Shigeru Miyamoto, a diferença entre o bilhonésimo jogo de plataforma (ou de luta, ou de esporte, ou o que quer que seja) e o bilhonésimo primeiro jogo é bem pequena, ao ponto que você se pergunta pra que esse jogo existe, afinal?

terça-feira, 27 de julho de 2021

[NEO GEO/ARCADE] FATAL FURY 3: Road to the Final Victory [#734]


Se tem algo no que a SNK não acredita, é em meio termo. FATAL FURY 2, a sucessão do jogo criado pelo criador do Street Fighter original que foi para a SNK e muito mais uma continuação do primeiro SF que o próprio Street Fighter 2 que foi feito por uma equipe inteiramente diferente, não é tanto uma continuação quanto na verdade um patch de update.

O que quer dizer que FATAL FURY 2 é basicamente o mesmo jogo que FATAL FURY: The King of Fighters com alguns gatos pingados de novos personagens - sendo entre eles uma das personagens que se tornou ícone da série por dois motivos bem obvios:

segunda-feira, 26 de julho de 2021

[SEGA CD] ETERNAL CHAMPIONS: Challenge From the Dark Side (Fevereiro de 1995) [#733]

Sabe aquele dia que tudo que podia dar errado dá errado, e então mais umas coisas que nem tinham como dar errado dão também? Essa é a história de Eternal Champions, puta merda que jogo zikado.

domingo, 25 de julho de 2021

[SNES] METAL WARRIORS (Abril de 1995)[#732]

No momento que eu escrevo esse texto, faz exatamente um mês e meio desde a última vez que eu recomendei um jogo como “The Best Of” (o último foi SID MEIER'S COLONIZATION), e quando eu passo tanto tempo sem me encantar por algum jogo eu fico um pouco incomodado com isso. Estarei eu me tornando insensível, muito cranky ou cinico? A ultima coisa que eu realmente quero é ser um daqueles edgelords que acham que vão ser o maior lacrador dos lacradores imitando o AVGN.

Eu sei que não pode não parecer as vezes, mas eu gosto de videogames, eu gosto de gostar de jogos e é por isso que eu me importo, é por isso que eu espero mais deles. Ergo, não é legal ficar tanto tempo sem u “The Best Of”. E é por isso mesmo que é hora de trazer as armas pesadas, vamos apelar se precisarmos apelar.

sexta-feira, 23 de julho de 2021

[ARCADE/SATURN] VIRTUA FIGHTER 2 (Dezembro de 1994) [#731]


Existe uma coisa no cinema que se chama de "filme feito para ganhar o Oscar", Oscar Bait é a expressão em inglês. Esses filmes geralmente são dramas deprimentes, filmes inspiradores de pessoas perseverando em condições socialmente adversas  e de desumanidade do homem para com o homem. Há também um grande foco em doenças mentais ou personagens vitima de discriminação. 

É bem raro um filme de comédia ir bem no Oscar, ficção científica e o terror não se saem muito melhor, e os filmes de animação receberam suas próprias categorias pra não passar em branco pq nunca vão ganhar um Oscar de melhor filme mesmo quando são de fato o melhor filme do ano (Your Name e Spiderman in Spiderverse mandaram um salve). 

quinta-feira, 22 de julho de 2021

[3DO] QUARANTINE (Maio de 1995) [#730]


Se tem uma coisa que eu não costumo fazer por aqui é elogiar capas americanas de jogos porque... bem, elas parecem que foram pensadas nem pelo pessoal do marketing e sim pelos executivos da empresa direto, variando entre o óbvio (tipo só colocar o personagem na capa) e o "eu não tenho certeza de qual mensagem eles estão tentando passar aqui", como é o caso de RIVAL TURF ...