domingo, 26 de dezembro de 2021

[#797][PS1] SPACE GRIFFON VF-9 [Janeiro de 1995]


Okay, vou ser direto e reto com vocês aqui porque aqui o negócio é fogo no polenguinho: Space Griffon VF-9 não é um bom jogo. Simplesmente não é. O sistema de mira é todo duro e troncho, os dialogos são ridiculamente toscos e eu vou ter muita dificuldade para acreditar que a equipe de dublagem desse jogo não trabalhou com uma arma apontada para suas famílias. Não tem como dizer que isso é bom, desculpe mas não é.

Mas agora, prestem atenção que essa é a parte importante, esse é o tipo BOM de jogo de ruim.

UAU, PASSAR O NATAL SOZINHO BEBENDO NO ESCURO REALMENTE NÃO ESTÁ FAZENDO BEM PARA SUA CAPACIDADE DE ANALISE.

Eu contemplo essa possibilidade por mais tempo do que você pode imaginar, Jorge, mas isso realmente faz sentido na minha cabeça. E para explicar o meu ponto eu preciso começar do começo, como de costume.

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

[#796][PC] LOST EDEN [Março de 1995]

A capa americana do jogo tem uma vibe de capa de CD new age para um jogo que é sobre DINOCEROS, não tenho certeza de qual publico eles estão tentando atingir aqui

O cerebro humano funciona de formas misteriosas, isso precisa ser dito. Veja por exemplo esse jogo da Cryo, que até então era um jogo que chamou atenção por ser o próximo lançamento deles após o sucesso de DUNE (não o RTS, a visual novel/point'n click). 

O meu ponto aqui é que não há dúvida de que os gráficos da aventura dos dinossauros de Cryo foi de tirar o fôlego na época. Incrivelmente primitivo hoje, mas na época era como se o monitor do seu computador estivesse fazendo mágica de verdade. Como quando você encontrou o CD de 250 horas de internet do UOL e tinha um clipe da Legião Urbana e quando você via, de alguma forma, seu PC estava mostrando um videoclipe como se fosse uma televisão. Da mesma forma, os gráficos de Lost Eden na época era como se você estivesse jogando o filme de Jurassic Park! Aqui, compartilhe o momento comigo:

segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

[#795][ARCADE] CYBERBOTS: Fullmetal Madness [Abril de 1995]


Okay, isso é estranho. A esse ponto eu, o mestre supremo dos games, deveria ter ao menos uma boa noção de todos os jogos de luta lançados pela Capcom. Quer dizer, como não saber a respeito do genero mais popular de uma das empresas mais populares da época, quem é que não sabe disso?

Mas então, estamos indo para cinco anos desse projeto e eis um jogo de luta da Capcom que eu nunca na minha vida tinha ouvido sequer falar a respeito. O que eu sei a respeito das coisas, huh?

Porém, verdade seja dita, esse jogo não é tãaaaaaaao desconhecido quanto eu poderia esperar porque foi só iniciar o jogo e em alguns segundos caiu a ficha:

domingo, 19 de dezembro de 2021

[#794][ARCADE/NEO GEO] FAR EAST OF EDEN: Kabuki Klash [Junho de 1995]


Quando você pensa em jRPG da era 8 bits, é inevitável pensar no Nintendinho e em Final Fantasy (se você for ocidental) ou Dragon Quest (se você for japonês). Não tem como não associar. Se você quiser ser mais alternativo e pensar no Master System, o nome então é PHANTASY STAR. Só que ocorre que a Sega foi apenas a terceira colocada na disputa doméstica japonesa nos anos 80/90 - perdendo e de feio para o PC Engine.

Então seria apenas razoavel assumir que o PC Engine teria sua própria franquia de jRPGs para fincar seus dois pés no mercado japonês, certo? É óbvio que sim, e essa seria Tengai Makyou (que seria algo como "Far East of Eden" numa tradução). Como qualquer coisa que era exclusiva desse sistema, essa série nunca foi realmente muito falada no ocidente porque o próprio PC Engine nunca foi nada senão uma nota de rodapé nesse lado, porém existe outro motivo: essa série de RPGs é absurdamente japonesa, o tipo de japonesice que não tem como adaptar genericamente para o publico ocidental sem refazer o jogo do zero.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2021

[#793][ARCADE] THE KING OF FIGHTERS '95 [Julho de 1995]

Hoje, dia 17 de dezembro, estão fazendo exatamente 29 graus na minha cidade. Ou seja, não está frio, mas também já vi calores piores. Está mais ou menos... uma tarde modorrenta. Então vamos com uma história de uma terça-feira modorrenta, faz tempo que não temos uma dessas, hã?

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

[#792][SNES/MD] WEAPONLORD [Setembro de 1995]


Estamos falando nesse momento de revistas de 1995, e isso significa uma coisa basicamente no mundo dos videogames: jogos de luta. Segundo as estatisticas do blog são o segundo genero mais prolifico aqui (atrás apenas dos jogos de plataforma, porque né) com o diferencial de que até a edição 14 da Ação Games houveram apenas três jogos de luta analisados (e todos pavorosamente ruins: ULTRAMAN: TOWARDS THE FUTURE PIT FIGHTER: The Ultimate Challenge e, Deus tenha piedade de nossas almas, HEAVY NOVA). Ou seja, os jogos de luta sairam 14 edições atrás dos outros generos e ainda sim tem um segundo lugar tranquilo.


quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

[#791][SNES] WONDER PROJECT J: The Machine-Boy Pino [Setembro de 1994]


Okay, esse daqui é um realmente estranho: Wonder Project J é um jogo nunca lançado fora do Japão que é indissociavelmente dependente de texto. Não é algo que você pode "dar um jeito" sem ler, então realmente cabe perguntar pq caralhas a Super Game Power fez uma matéria sobre esse jogo japonês. Não um preview, isso entenderia, mas uma matéria de duas páginas com notas e mostrando todos os capítulos. Pra que esse trabalho todo por um jogo que absolutamente ninguém no Brasil que não lesse kanji fluentemente (ou seja, uma parcela realmente pequena da população) é algo que só podemos nos perguntar o que diabos deu na cabeça do Chefe.

Mas quer saber? Eu realmente fico feliz que eles o tenham feito - então eis aqui minha pequena demonstração VINTE E SEIS ANOS DEPOIS de que nada nunca é realmente em vão. Exceto talvez a Formula de Bhaskara, ensinar isso não tem utilidade nenhuma.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

[#790][PC] BIOFORGE [Março de 1995]

A capa com uma mão de warforged radioativa é ultramaneira e chamativa de uma forma positiva, mas colocar na contracapa "o novo FILME INTERATIVO" não evoca bons pressentimentos

Antes de começar essa review, eu creio que seria justo primeiro tirar um momento para referenciar o trabalho dos caras da Origin Systems, já que não é uma empresa muito falada porém de grande, enorme contribuição para os videogames. Isso porque eles trabalhavam sempre com uma meta: "como podemos fazer os jogos irem além?".

Um jogo deles que eu já falei aqui foi ULTIMA IV, o primeiro jogo a não ser apenas um RPG de explorar dungeons e matar coisas, mas tentar ir além e implementar um sistema de moralidade e consequencias para suas ações. Claro que para um jogo de  1985 isso foi feito de forma bastante rudimentar, mas apenas o fato que eles tentaram já diz muito sobre eles.

sábado, 11 de dezembro de 2021

[#789][SNES] NINJA GAIDEN TRILOGY [Agosto de 1995]


Vivemos hoje uma era em que é fato bem sabido e documentado que poucas coias vendem mais seguramente do que nostalgia. Se algo fez sucesso no passado, apenas meta uma embalagem novas e venda de novo porque as pessoas vão pagar para reviver "os bons e velhos tempos" - que frequentemente não são nem remotamente nem tão bons ou sagrados como vc lembra. Não, sério, Ghostbusters e Indiana Jones não são tão incriveis quanto vc lembra que são - são legalzinhos e tá bom.

Agora, sabe qual é a primeira memória de alguém tentar algo desse tipo de fazer uma grana em remakes? Da Nintendo. Pois é, a Nintendo que nunca lança um jogo ruim (pelo menos até agora) decidiu "hm, vamos dar uma mão de tinta em jogos antigos e vender de novo pq foda-se!". E quer saber? Porque a Nintendo é a fucking Big N, acabou ficando muito legal. Não, sério, SUPER MARIO ALL-STARS ficou bem legal mesmo: pegaram os jogos do Mario do NES (os três dele) e refizeram os gráficos, trilha sonora e deram uma guaribada na jogabilidade para serem um jogo de SNES de 1993. Algumas edições ainda adicional Super Mario All-Stars, fazendo esse jogo uma escolha sólida para qualquer dono de SNES. Três bons jogos do Mario (as vezes 4) com gráficos, musica e controles dignos de SNES? Fuck Yeah! SUPER MARIO ALL-STARS é um excelente remake.

Mas aí é que as coisas ficaram loucas: em 1995 a Tecmo olhou isso e ficou pensando "hey, nós podemos fazer isso que a Nintendo fez. Quer dizer, pegar três jogos de NES e dar um tapa pra fazer eles parecerem jogos de SNES? Easy breezy, lemon squeeze!".

quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

[#788][SNES] SWAT KATS: The Radical Squadron [Agosto de 1995]


Cara, cara, caaaaaaaaaaraaa... Swat Kats! Nossa, taí um desenho que eu não pensava nele a decadas mas que era um dos meus favoritos quando eu era criança. Quer dizer, o que há para não gostar nele?