sexta-feira, 21 de abril de 2023

[#1091][Jun/96] LAST BRONX

Eu já comentei várias vezes sobre o cenário de jogos de luta nesse período específico de 1997: haviam dois cenários completamente diferentes entre si de joguinhos de pessoas socando-se umas as outras. Nos campos dos jogos 2D a luta era entre a SNK e a Capcom (representadas principalmente, mas nem de perto exclusivamente, pelas séries THE KING OF FIGHTERS e STREET FIGHTER, respectivamente).

Nos arcades de luta 3D, entretanto, a situação era completamente diferente e as duas não davam nem pra saída. Aqui quem mandava era a Namco e sua antiga rival dos fliperamas, a Sega (com as séries TEKKEN e VIRTUA FIGHTER, respectivamente). Esse antigo e equilibrado conflito mudou bastante quando a Namco abalou a boca do balão com seu brilhante e novíssimo jogo de luta 3D baseado em armas, SOUL EDGE

O que foi um puta sucesso e, obviamente, exigia uma resposta da Sega. Essa resposta da Sega nos jogos de luta 3D com armas (estamos entrando em nichos bem especificos aqui, huh?) foi Last Bronx. Porém a Sega sendo a Sega, esse jogo não foi apenas "um jogo de luta para responder a SOUL EDGE", não! Ele foi, acreditem ou não, uma declaração artística a respeito da situação economica do Japão e que foi uma das maiores campanhas de marketing da empresa em todos os tempos!

Então, como de costume, vamos começar aqui do começo e dessa vez eu quero dizer REALMENTE do começo!

quinta-feira, 20 de abril de 2023

[#1090][Ago/97] MEGA MAN X4


Tendo MEGA MAN X como um dos jogos favoritos da minha infancia, e considerando que por qualquer motivo eu não tive realmente muito contato com Mega Man X2 e MEGA MAN X3, obviamente que Mega Homem X4 era um jogo pelo qual eu tinha muita expectativa na época. Mais do que isso, na verdade, era um Mega Man com cutscenes de anime no auge da minha otakice aborrescente e que finalmente, FINALMENTE, o husbando favorito de 10 entre 9 gamers dos anos 90 finalmente era um personagem jogavel.

Sim, esse é o lendário Mega Man onde FINALMENTE você pode jogar com o Zero sem as palhas assadas do Mega Homem X3!

quarta-feira, 19 de abril de 2023

[#1089][Jun/97] MARVEL SUPER HEROES VS STREET FIGHTER


Existem apenas três certezas absolutas na vida: a morte, impostos e que se algo deu certo, saiba que a Capcom vai ordenhar essa franquia até a última gota com o minimo de esforço possível. Ok, talvez isso não seja exatamente correto em 2023, porém para os anos 90 isso é a maior verdade que jamais verdadou.

terça-feira, 18 de abril de 2023

[#1088][Ago/97] TETRISPHERE

E quando Moisés desceu do monte Sinai, os hebreus lhe perguntaram ansiosos o que Deus havia lhe dito lá em cima. Moisés, vendo a aflição do seu povo, então lhes disse solenemente:

"Umas parada ae, mas o que realmente importa é que ele mandou que todo videogame tenha uma versão de Tetris".

True story.

domingo, 16 de abril de 2023

[#1087][Ago/97] GOLDENEYE 007

Papo sério irmão, que porra de boca é essa do 007?

Se muitas desenvolvedoras estavam batendo cabeça com essa coisa dos anos 90 de fazer a passagem dos jogos 2D para os jogos 3D, não pense que os estudios de cinema estavam tendo a vida muito mais fácil que isso, não.

Isso pq poucas coisas são mais dificeis do que adaptar os valores de um filme para uma nova geração, jovens geralmente não querem gostar das mesmas coisas que os seus pais. Para o cinema, isso significa que suas franquias antigas dos anos 70 precisariam de uma roupagem nova... e isso é muito mais fácil falar do que fazer.

Rocky, por exemplo, teve filmes terriveis do nosso carismático boxeador tentando se conectar com uma nova geração, mas Rocky 5 não foi a única vitima dessa desconexão: tivemos filmes como Karate Kid 4 ou Robocop 3. É, vocês fingem que não lembram, mas Robocop 3 passou de uma critica social da sua época para... isso:


E uma das maiores franquias que precisava fazer esse salto geracional era, como você pode imaginar por esse post, 007. E de todas as "releituras anos 90" do cinema, uma das que reconhecidamente deu certo foi justamente essa.

Mais por sorte do que por juízo.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

[#1086][Jun/97] POY POY (ou "Poitters' Point" no Japão)

Uma coisa que eu aprendi em todos esses anos nessa industria vital é a identificar um determinado padrão aqui: os americanos tendem a focar mais em um publico pré-adolescente que está naquela fase em que você quer ser super adultão e por isso escolhe nicks como D4RK4NG311KILLERDUMAU ou algo assim.

Isso se reflete nas escolhas de design dos jogos e usualmente as versões americanas dos jogos tentam ser serionas e trevosas, o que virou um cliché conhecido como "American Kirby":


E pq eu estou falando disso? Bem, pq esse jogo tem dois nomes: Poy Poy e Poitters's Poit. É bastante óbvio qual é qual, não? Quer dizer, após quase 1100 jogos é bastante óbvio como as coisas rolam: o nome fofinho é o japonês, o nome que parece ser sério é o americano.

... só que não!

quarta-feira, 12 de abril de 2023

[#1085][Jul/97] MACHINE HUNTER


Uma informação que não é exatamente fácil de encontrar é quantos jogos no total foram lançados para o PS1 ao longo de toda sua vida. O número oficial da Wikipédia é 3061, embora algumas listagens cheguem até 8100 (provavelmente considerando versões diferentes e peculiaridades de censura regionais). 

Alguns nesses jogos vão figurar nas listas de favoritos, outros nas listas de piores jogos, porém se tem uma certeza que eu tenho sob este céu azul resplandecente é que entre os milhares de jogos lançados para PS1 MACHINE HUNTER não vai figurar em lista nenhuma de absolutamente ninguém dado que esse é o jogo mais esquecível já criado na face da Terra. Sério, eu já tive desafios brutais para jogar jogos nesse blog, mas poucas coisas se comparam a tentar ficar acordado jogando esse daqui pq pouta que o pareo, que jogo chato da porra!

Mas vamos começar do começo...

terça-feira, 11 de abril de 2023

[#1084][Set/97] MORTAL KOMBAT 4 (e seu update "MORTAL KOMBAT GOLD")


Como as coisas estão muito calmas por aqui, chegou a hora de dar uma agitada! Pq é hora de... inspira...

MOOOOOOOOOOOOORRRRTTTAAAAAALLLLLLL KKOOOOOOOOMMMMBBBBAAAATTTT!!!!

E aí amiguinhos, todos prontos para testar seu maiguiti? É bom que estejam, pq esse não é apenas um update de MORTAL KOMBAT 3 como ULTIMATE MORTAL KOMBAT 3 e MORTAL KOMBAT TRILOGY foram. É um Mortal Kombat inteiramente novo, saído 0km do forno com uma proposta completamente do zero...

... e os fãs absolutamente odeiam esse jogo.

segunda-feira, 10 de abril de 2023

[#1083][Mai/97] MDK

Eu já comentei aqui algumas vezes (e estamos indo pra review número 1100, eu comentei muitas coisas já) que quando os jogos passaram de 2D para 3D se abriu um paradigma totalmente novo. A priori pode parecer que é apenas uma questão estética, ok agora você tem blocos feios no lugar de pixels lindamente desenhados... mas não é apenas isso, é bem mais do que isso realmente.

domingo, 9 de abril de 2023

[#1082][Fev/97] ASSAULT SUIT LEYNOS 2

Em maio de 2020, bem no coração pungente da pandemia quando a gente literalmente não sabia se haveria um amanhã e a gente literalmente lavava as compras do supermercado, eu falei de um jogo curioso para o Super Nintendo: CYBERNATOR, que no Japão é chamado de "Assault Suit Valken".

Hoje, quase três anos depois, a vida é bem melhor do que era então, mas tipo muito melhor. Estamos todos vacinados, ninguem mais lava as compras do supermercado e tudo basicamente já voltou ao normal. E sabe o que também é melhor do que foi em maio de 2020? A continuação de CYBERNATOR, o terceiro jogo da série Assault Suit!

ESPERA, MAS SE ESSE JOGO É O ASSAULT SUIT LEYNOS 2, COMO ELE É O TERCEIRO DA SÉRIE?