Eu já comentei várias vezes sobre o cenário de jogos de luta nesse período específico de 1997: haviam dois cenários completamente diferentes entre si de joguinhos de pessoas socando-se umas as outras. Nos campos dos jogos 2D a luta era entre a SNK e a Capcom (representadas principalmente, mas nem de perto exclusivamente, pelas séries THE KING OF FIGHTERS e STREET FIGHTER, respectivamente).
Nos arcades de luta 3D, entretanto, a situação era completamente diferente e as duas não davam nem pra saída. Aqui quem mandava era a Namco e sua antiga rival dos fliperamas, a Sega (com as séries TEKKEN e VIRTUA FIGHTER, respectivamente). Esse antigo e equilibrado conflito mudou bastante quando a Namco abalou a boca do balão com seu brilhante e novíssimo jogo de luta 3D baseado em armas, SOUL EDGE.
O que foi um puta sucesso e, obviamente, exigia uma resposta da Sega. Essa resposta da Sega nos jogos de luta 3D com armas (estamos entrando em nichos bem especificos aqui, huh?) foi Last Bronx. Porém a Sega sendo a Sega, esse jogo não foi apenas "um jogo de luta para responder a SOUL EDGE", não! Ele foi, acreditem ou não, uma declaração artística a respeito da situação economica do Japão e que foi uma das maiores campanhas de marketing da empresa em todos os tempos!
Então, como de costume, vamos começar aqui do começo e dessa vez eu quero dizer REALMENTE do começo!