Hoje, faz quase um mes que eu não posto uma review nesse blog. Desde o dia 28 de abril, quase um mes e meio, foi apenas uma review postada. Pq? Abandonei essa ideia? Agora sou um gamer modernozo que só joga jogos populares nos streamers?
sexta-feira, 14 de junho de 2024
[#1269][Nov/98] ODDWORLD: Abe's Exodus
sábado, 18 de maio de 2024
[#1268][Nov/98] SMALL SOLDIERS
Talvez o nome "Joe Dante" não seja imediatamente familiar a você, mas se você cresceu nos anos 80 certamente os seus filmes o são: Gremlins e GREMLINS 2.
Pois muito que bem, agora que você sabe isso, e sabe que filmes são esses, então já sabe que Dante tem um estilo bastante único: filmes family friendly que não são tãaaaaaaao family friendly assim e flertam bem de perto com o terror - com efeito, eu assisti vários filmes de terror durante a minha infancia e eu sempre levei de boa, eu nunca fui muito de ter medo de monstros dos filmes... exceto por apenas um que realmente me fez ter pesadelos, justamente o primeiro Gremlins.
Capa europeia dos jogos |
Estou falando isso, pq em 1998 alguém na Dreamworks pensou "hãm, essa molecada realmente gostou de TOY STORY, então e se, veja bem, E SE a gente fizesse um TOY STORY mais dark pra uma gurizadinha mais velha?". E ora, eu não acabei de dizer que Joe Dante fazia filmes family friendly que flertavam fortemente com o terror?
Era a combinação perfeita!
... ou será que foi? Bem, então...
domingo, 28 de abril de 2024
[#1267][Dez/97] BEATMANIA
No ano de 2005, uma mania tomou de assalto o mundo dos games: Guitar Hero!
A ideia era muito simples, porém interessante é um jogo de ritmo musical sem nada particularmente inovador no gameplay (aperte os botões certos que aparecem na tela), o que é diferente mesmo é que o controle é uma guitarra de plastico e funciona mais ou menos como um violão: segure os acordes (botões coloridos) e palhete a corda na hora que aparecer na tela.
Não é imensamente complexo, mas adicione a isso uma trilha sonora nervousona com Pantera, Motorhead, Ramones e outras pedradas assim e temos uma moda que tomou conta dos anos 2000.
quarta-feira, 17 de abril de 2024
[#1266][Out/98] SPACE STATION SILICON VALLEY
Quando você pensa sobre isso, é até estranho que toda a biblioteca do Nintendo 64 tenha menos de 25 GB. Incluindo os exclusivos japoneses, são 388 jogos – 7.530 a menos do que os jogos lançados no PlayStation. O que é mais estranho, entretanto, é que em uma lista tão pequena tem tantos jogos que simplesmente passaram despercebidos e desapareceram da nossa consciência coletiva.
Claro, parte da resposta disso é pq o Nintendo tem títulos titanicos que eclipsam muita coisa. SUPER MARIO 64 revolucionou a forma de pensar jogos de plataforma em 3D, THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time continua figurando em todas as listas de melhores jogos de todos os tempos e por uma boa razão, e pode-se argumentar que poucos jogos de tiro em primeira pessoa fizeram jus ao legado de GOLDENEYE 007. Tem mais alguns jogos na lista, mas vc pegou a ideia - e o ponto é que a lista é mais longa do que se poderia imaginar vinda de um catalogo tão minúsculo do qual foi originada.
No entanto, estamos aqui para falar dos jogos que definham no anonimato da pequena lista do N64 e esse certamente é um dos mais estranhos da lista de jogos do N64 que ninguém lembra. O ultimo jogo que eu falei aqui foi justamente BODY HARVEST, e sua complicada história de como a Rockstar North penou na mão da Nintendo para conseguir lançar o jogo que viria a ser o prototipo da série GTA.
Naquele texto, entretanto, eu comentei que o contrato da Rockstar (na época DMA Design) previa três jogos ao todo: o próprio BODY HARVEST, um que foi cancelado... e agora falaremos do terceiro jogo dessa parceria, um que certamente hoje ninguém mais lembra dele. As aventuras da Estação Espacial Vale do Silicone!
quarta-feira, 10 de abril de 2024
[#1265][Out/98] BODY HARVEST
Ao longo dos já vários anos desse blog, nós contamos diversas histórias sobre como a Sega da América e a Sega do Japão tinham uma relação que foi azedando exponencialmente ao longo dos anos ao ponto que eventualmente se tornou praticamente uma guerra civil dentro da Sega.
Isso levou a não apenas várias adaptações de jogos saírem completamente cagadas no ocidente (como é o caso de STREETS OF RAGE 3), projetos da Sega do Japão que foram sabotados pela Sega da América (como é o caso de SONIC 3), e agora já amplamente cobertos casos que foram a criação do 32X (história contada em COSMIC CARNAGE) e o absoluto desastre que foi o lançamento do Sega Saturn no ocidente (contada em CLOCKWORK KNIGHT).
Pois muito que bem, essa é a história da Sega, suas pataquadas internas e isso já foi abordado diversas vezes nesse blog. Agora, a questão que talvez tenha lhe ocorrido é: tá, mas e a Nintendo? E o relacionamento da Nintendo do Japão com a Nintendo da América, sempre foi um mar de rosas?
Bem, sim. Até que não foi mais, e essa é a história que contaremos hoje.
quinta-feira, 4 de abril de 2024
[#1264][Out/98] NINJA: Shadow of Darkness
Analisar um jogo é meio que uma arte: você joga o jogo, tem sentimentos a respeito dele e então transforma isso em argumentos usando pontos tecnicos. Não é suficiente dizer que o jogo te deixa atirar o controle na parede e chorar copiosamente, você precisa explicar porque a jogabilidade te faz se sentir assim, que elementos em particular do jogo vão de encontro a sua vontade de continuar vivendo.
Então, como eu disse, fazer uma analise não é algo que você pode simplesmente bater o olho na capa de um jogo e saber exatamente que tipo de experiencia terá...
... exceto, é claro, que o jogo tenha escrito na capa "dos criadores de". Sério, se alguma coisa tem escrito isso na capa (ou no poster, ou seja o equivalente a isso) é pq os produtores totalmente sabem que não tem nada de especial em mãos e tem que procurar de fora pra dentro uma justificativa para embuxar o consumidor com esse negócio.
Ou seja, esse vai ser um dia daqueles...
segunda-feira, 1 de abril de 2024
[#1263][Out/98] THE FIFTH ELEMENT
O Quinto Elemento não é uma obra de arte filosófica, não é um drama com valores morais complexos, não é um bom filme de ação com manobras incríveis e vilões legais ou nem mesmo sequer uma boa comédia, dado que ele mais sério do que uma comédia comum. Com efeito, muitos de vocês vão ficar bem pouco surpresos ao descobrirem que ele foi escrito por um adolescente - caso a incapacidade da personagem da Milla Jovovich de cobrir sua barriga não tenha dado a deixa.
segunda-feira, 25 de março de 2024
[#1254][Nov/98] THE LEGEND OF ZELDA: Ocarina of Time (especial de 7o aniversário)
Sete anos. 2557 dias. 61362 horas. A exatos 3681720 minutos atrás, eu coloquei na estrada minha ideia de jogar todos os jogos da Ação Games. Na verdade a ideia começou com jogar todos os Final Fantasy desde o primeiro dado que eu sou realmente um grande fã da franquia. Porém nesse processo me caiu a ficha que a tecnologia já havia evoluído o suficiente para ser trivial jogar qualquer jogo, então me ocorreu de pq não fazer algo que eu sonhei minha infancia inteira fazer?
sábado, 23 de março de 2024
[#1262][Set/98] DESTREGA
Okay, vamos começar esse texto deixando uma coisa bem clara para garantir que todos estejamos na mesma página, okay? Então lá vai: Destrega é uma grande tolice. Não existe outra forma possível de descrever esse jogo como qualquer coisa que senão isso, uma grande e enorme tolice.
Agora que esclarecemos nossos parametros, podemos começar do começo.
sexta-feira, 22 de março de 2024
[#1261][Ago/98] TOM CLANCY'S RAINBOW SIX
Eu vou propor a premissa de uma história, e você me diz o que acha dela, okay? Vamos lá: existe um agente de operações especiais que é a elite entre a elite do exército americano - imagine uma coisa nem tipo tipo "FBI Open up" e chuta a porta, estou falando de elite nível "o alvo apenas desaparece no meio da noite e nunca mais se ouve falar dele". Mas então a familia desse agente pica das galaxias é morta por terroristas e ele parte em uma missão de vingançaaaaaaaaa!
Então, o que acha da minha premissa?
O QUE EU ACHO É QUE ESSA É A PREMISSA MAIS CLICHÊ DA HISTÓRIA DOS CLICHES QUE JAMAIS CLICHEZOU
Normalmente, sim, você estaria certo, Jorge. Entretanto a história que contaremos hoje não é sobre uma história clichê e sim sobre o paragon original que deu origem a todos os clichês da história da clichêlandia! Então sem mais delongas, com vocês o originalzão, o raíz, o pioneiro de tudo, senhor Thomas Leo Clancy Jr!