quarta-feira, 23 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 043] ROCKET KNIGHT ADVENTURES (Mega Drive, 1993)[#501]




Hoje, meninos e meninas do meu Brasil baronil, eu vos ensinarei um segredo que todo mundo sabe, mas ninguém diz: o mundo não precisa de mais jogos de plataforma. Todos os jogos sobre andar da direita para a esquerda, pular e ocasionalmente ter um botão de ataque que precisavam ser feitos já foram feitos.

Isso é verdade hoje, em 2020, mas também era verdade em 1993. Tá bom de jogos de plataforma já.

Mas ok, digamos que você quer muito, muito, muito, muito MESMO fazer um jogo de plataforma just because. Se esse é o seu caso e você sente que PRECISA fazer um jogo desse genero (não precisa, mas digamos que você se sinta dessa maneira), eis algumas dicas do tio C sobre como faze-lo sem ser apenas mais um.

terça-feira, 22 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 058] X-KALIBER 2097 (ou Sword Maniac, no Japão)[#499]



 O ano é 2097 e a civilização como a conhecemos não existe mais. Não existem mais empregos, não existe mais comércio, não existe mais entretenimento, tudo que existe são ruas de medo controladas por forças milicianas. Ou seja, esse jogo se passa no Rio de Janeiro em 2020.

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 043] SUPER BACK TO THE FUTURE: Part II (SNES, 1993)[#498]




Sabe uma coisa que é fácil de fazer? Quer dizer, realmente fácil? É fazer um jogo licenciado de um filme de sucesso dos anos 90. Quer dizer, as crianças já estão emocionalmente apegadas aos seus personagens, tudo que você precisa fazer é pegar a premissa básica e jogar algumas referencias aos filmes aqui e acolá. 

Quer dizer, pegue Exterminador do Futuro, por exemplo. Robo indestrutível viaja no tempo para matar uma pessoa e você precisa dete-lo. Ou usa-lo para deter outro robo mais indestrutível e mais foda ainda, na continuação. Porra, o jogo praticamente está pronto, é só você não cagar as mecanicas do jogo,

Apenas não faça o jogo ser injogavel, só isso. E ainda sim, por mais fácil que fosse, nós tivemos:

domingo, 20 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 058] CLAYMATES (SNES, 1994) [#497]



No episódio anterior da nossa argilistica saga, a Visual Concepts achou que tinha quebrado a banca tendo uma ideia que ninguém nunca teve: "Hey caras, sabe como Mortal Kombat ao invés de desenhar os personagens usa fotografias de atores como gráficos? E se a gente fizesse isso... só que com massinha de modelar?".

Bam, nascia assim CLAYFIGHTER, um jogo de luta que é melhor lembrado como "Ah, sim, teve isso uma época, né? Era okay...zinho, eu acho...". 

 Bem, você sabe como diz o ditado: se não der certo na primeira tentativa, tente de novo com metade do orçamento e metade do tempo! Não... espera, acho que não é isso que diz o ditado, se bem que foi o que a Visual Concepts pegou da ideia. O resultado foi que enquanto as pessoas, com algum esforço, lembram de Clayfighter, o mesmo não pode ser dito do seu primo mais novo, Claymates. 

sábado, 19 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 043] TIME SLIP (SNES, 1993) [#496]




Se o jogo de hoje não foi originalmente pensado como "CONTRA III: The Alien Wars, mas com a viagem no tempo", eu como meu chapéu. Não, pensando melhor não. Primeiro porque ninguém usa essa expressão em português, segundo porque o único chapéu que tenho em casa é um boné do Mario empoeirado a mais de cinco anos e isso me mataria se eu o comesse. Claro, eu poderia lava-lo para comer ele, mas suponho que esse não seja o ponto aqui. Em vez disso, vamos apenas dizer que eu ficaria muito surpreso. 

Mas do que eu estava falando mesmo? Ah sim, o jogo de SNES de 1993 da Sales Curve Enterteinmente (atual Square-Enix Europe) e publicado pela Vic Tokay, Time Slip!

sexta-feira, 18 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] STAR TREK THE NEXT GENERATION: Echoes from the Past (Mega Drive) ou Future's Past (SNES)[#495]


Clique aqui para ver a matéria na Super Game Power

Clique aqui para ver a matéria na Ação Games

Não parece para quem olha hoje sem contexto da época, mas Star Trek era uma série muito, muito, muito progressista para sua época. Eu sei que olhando as personagens femininas que só aparecem como elenco de apoio de minissaia sem protagonismo nas histórias, mas para o que dava para fazer na época Gene Rodenberry lutou o que dava para criar um futuro utópico onde a raça humana atingiu tudo que poderia ser.

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 041] YOSHI'S COOKIE (SNES, 1993)[#494]




Depois de sua gloriosa estréia em Super Mario World, Yoshi se tornou um dos personagens mais populares da Nintendo. Tão popular, de fato, que a Nintendo achou que era uma boa oportunidade fazer um puzzlezinho tetris-like para o Nintendinho. nascia assim Yoshi o jogo mais famoso pelo seu inenarravel comercial americano:


Meep, man. Meep. 

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO (ou Super Street Fighter 2 X, no Japão)[#493]



Bem amigos da Rede Globo, chegamos hoje a uma marca histórica na história desse blog! Isso porque vamos falar hoje do fim de uma era, de nada menos que o último dos "updates" de Street Fighter 2!

Sim, isso porque depois do jogo original a Capcom relançou o arcade com pequenos patches (e as vezes novos lutadores) inúmeras vezes, de forma que além do STREET FIGHTER 2 original tivemos STREET FIGHTER 2: SPECIAL CHAMPION EDITIONSTREET FIGHTER 2 TURBO: Hyper Fighting e SUPER STREET FIGHTER 2: The New Challengers, fechando agora com esse SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO.

Essa não é a última versão de Street Fighter 2 ever, entretanto, porque em 2003 a Capcom ainda lançaria HYPER STREET FIGHTER 2: Anniversary Edition, em 2008 foi lançado SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO: HD Remix e em 2017 teriamos ULTRA STREET FIGHTER 2: The Final Challengers... então suponho que esse não seja realmente o fim de uma era, apenas um longo intervalo antes da ordena continuar. Uau, Capcom, quantas vezes vocês conseguirão vender o mesmo pelo preço de um lançamento novo?


terça-feira, 15 de setembro de 2020

[AÇÃO GAMES 040] PRINCE OF PERSIA 2: The Shadow and the Flame (PC em 1993 e SNES em 1996)[#492]

  

O ano é 2020. Fazem três anos que eu comecei nesta jornada de jogos da Ação Games, três anos desde que eu decidi realizar meu sonho de infancia de jogar todos os joguinhos mil que haviam enssa revista. Porém não foi assim que tudo começou. Não, no começo as coisas eram bem diferentes.

Antes  dos ports ruins de jogos bosta de Amiga e cagadas homéricas da Sega, havia outro tipo de desafio. Na época, meus problemas eram outros e atendiam por um nome e um nome apenas: Jordan Mechner, conhecido pelos amigos mais próximos como "o mal encarnado".

Isso porque logo nos primeiros dias Ação Games, Jordan Mechner puniu a raça humana com dois jogos dolorosamente ruins: Karateka e Prince of Persia. Mas ok, três anos se passaram e de lá para cá eu completamente esqueci do meu antigo arquinemesis.

Capa do jogo para PC


Mal sabia eu que, silenciosamente na calada da noite, meu mais antigo inimigo não havia esquecido de mim. Com seu orgulho ferido, Jordan Mechner tramou em silêncio sua vil vingança contra a minha pessoa.

E essa vingança se deu com fúria e dor na forma de Prince of Persia 2: The Shadow and the Flame.

segunda-feira, 14 de setembro de 2020

[SUPER GAME POWER 001] OUT TO LUNCH (SNES, 1994)[#491]


Uma coisa rara de acontecer nos videogames, especialmente nos anos 90, é você jogar como o vilão da história. Não dessa vez: você é o mau como um pica-pau, o tinhoso cuja missão é ferrar com a felicidade de inocentes, você é monstro a ser detido. Essa é a premissa desse jogo, e infelizmente é a única coisa memorável a respeito dele.

Nossa história começa com um escandalo internacional, quando se descobriu que o famoso chef Pierre le Chef usava ingredientes vivos e sentientes para suas receitas! Tomates, batatas e pimentões não apenas pensam, como tem sentimentos... mas Pierre, o vil, não se importa com isso e os cozinha gritando diante de seus brotinhos.