Hoje, dia 17 de dezembro, estão fazendo exatamente 29 graus na minha cidade. Ou seja, não está frio, mas também já vi calores piores. Está mais ou menos... uma tarde modorrenta. Então vamos com uma história de uma terça-feira modorrenta, faz tempo que não temos uma dessas, hã?
sexta-feira, 17 de dezembro de 2021
quinta-feira, 16 de dezembro de 2021
[#792][SNES/MD] WEAPONLORD [Setembro de 1995]
Estamos falando nesse momento de revistas de 1995, e isso significa uma coisa basicamente no mundo dos videogames: jogos de luta. Segundo as estatisticas do blog são o segundo genero mais prolifico aqui (atrás apenas dos jogos de plataforma, porque né) com o diferencial de que até a edição 14 da Ação Games houveram apenas três jogos de luta analisados (e todos pavorosamente ruins: ULTRAMAN: TOWARDS THE FUTURE , PIT FIGHTER: The Ultimate Challenge e, Deus tenha piedade de nossas almas, HEAVY NOVA). Ou seja, os jogos de luta sairam 14 edições atrás dos outros generos e ainda sim tem um segundo lugar tranquilo.
quarta-feira, 15 de dezembro de 2021
[#791][SNES] WONDER PROJECT J: The Machine-Boy Pino [Setembro de 1994]
Okay, esse daqui é um realmente estranho: Wonder Project J é um jogo nunca lançado fora do Japão que é indissociavelmente dependente de texto. Não é algo que você pode "dar um jeito" sem ler, então realmente cabe perguntar pq caralhas a Super Game Power fez uma matéria sobre esse jogo japonês. Não um preview, isso entenderia, mas uma matéria de duas páginas com notas e mostrando todos os capítulos. Pra que esse trabalho todo por um jogo que absolutamente ninguém no Brasil que não lesse kanji fluentemente (ou seja, uma parcela realmente pequena da população) é algo que só podemos nos perguntar o que diabos deu na cabeça do Chefe.
Mas quer saber? Eu realmente fico feliz que eles o tenham feito - então eis aqui minha pequena demonstração VINTE E SEIS ANOS DEPOIS de que nada nunca é realmente em vão. Exceto talvez a Formula de Bhaskara, ensinar isso não tem utilidade nenhuma.
segunda-feira, 13 de dezembro de 2021
[#790][PC] BIOFORGE [Março de 1995]
A capa com uma mão de warforged radioativa é ultramaneira e chamativa de uma forma positiva, mas colocar na contracapa "o novo FILME INTERATIVO" não evoca bons pressentimentos |
sábado, 11 de dezembro de 2021
[#789][SNES] NINJA GAIDEN TRILOGY [Agosto de 1995]
Vivemos hoje uma era em que é fato bem sabido e documentado que poucas coias vendem mais seguramente do que nostalgia. Se algo fez sucesso no passado, apenas meta uma embalagem novas e venda de novo porque as pessoas vão pagar para reviver "os bons e velhos tempos" - que frequentemente não são nem remotamente nem tão bons ou sagrados como vc lembra. Não, sério, Ghostbusters e Indiana Jones não são tão incriveis quanto vc lembra que são - são legalzinhos e tá bom.
Agora, sabe qual é a primeira memória de alguém tentar algo desse tipo de fazer uma grana em remakes? Da Nintendo. Pois é, a Nintendo que nunca lança um jogo ruim (pelo menos até agora) decidiu "hm, vamos dar uma mão de tinta em jogos antigos e vender de novo pq foda-se!". E quer saber? Porque a Nintendo é a fucking Big N, acabou ficando muito legal. Não, sério, SUPER MARIO ALL-STARS ficou bem legal mesmo: pegaram os jogos do Mario do NES (os três dele) e refizeram os gráficos, trilha sonora e deram uma guaribada na jogabilidade para serem um jogo de SNES de 1993. Algumas edições ainda adicional Super Mario All-Stars, fazendo esse jogo uma escolha sólida para qualquer dono de SNES. Três bons jogos do Mario (as vezes 4) com gráficos, musica e controles dignos de SNES? Fuck Yeah! SUPER MARIO ALL-STARS é um excelente remake.
Mas aí é que as coisas ficaram loucas: em 1995 a Tecmo olhou isso e ficou pensando "hey, nós podemos fazer isso que a Nintendo fez. Quer dizer, pegar três jogos de NES e dar um tapa pra fazer eles parecerem jogos de SNES? Easy breezy, lemon squeeze!".
quinta-feira, 9 de dezembro de 2021
[#788][SNES] SWAT KATS: The Radical Squadron [Agosto de 1995]
Cara, cara, caaaaaaaaaaraaa... Swat Kats! Nossa, taí um desenho que eu não pensava nele a decadas mas que era um dos meus favoritos quando eu era criança. Quer dizer, o que há para não gostar nele?
quarta-feira, 8 de dezembro de 2021
[#787][PS1/SAT/3DO] D [ou "D's DINNER" no Japão][Abril de 1995]
Okay, antes de começar eu quero dizer uma coisa, não, eu PRECISO dizer uma: meu mais sincero, honesto e verdadeiro VAI TOMAR NO CU SEU FILHO DA PUTA que decidiu chamar esse jogo de "D". Sério, vocês fazem idéia do quão dificil é pesquisar sobre um jogo chamado "D"? Vocês fazem ideia do quanto de outras coisas aparecem porque você digitou "D"? Não, é claro que não sabem.
Sabem quem eu gosto, de quem eu realmente gosto? Do cara que decidiu que o videogame que tinha o nome de projeto de "Revolution" se chamaria Wii. Sério, olha a diferença de pesquisar uma coisa pra outra... mas divago, de volta a 1995.
terça-feira, 7 de dezembro de 2021
[#786][SEGA CD] DUNGEON EXPLORER [Maio de 1995]
Sabe qual é minha piada favorita do Pernalonga de todos os tempos? Essa:
segunda-feira, 6 de dezembro de 2021
[#785][3DO/ARC] KINGDOM: The Far Reaches [Abril de 1984]
Talvez um dos mais antigos ditados da humanidade seja o mais verdadeiro para a industria dos videogames: "de boas intenções, o inferno está cheio" e dentre esses talvez nenhum exemplo seja maior do que esse Kingdom: The Far Reaches, que foi originalmente lançado nos arcades em 1984 com o nome de "Thayer's Quest".
Isso porque é um fato notorio e sabido que jogos de Full Motion Video - os famigerados FMV - não são jogos tanto quanto são filmes interativos criados para comer suas fichas enlouquecidamente se você não apertar o botão certo na hora certa. Verdade que para sua época, jogos como DRAGON'S LAIR e SPACE ACE chamavam muito atenção pelos seus gráficos de longa metragem de animação... mas é meio que tudo esses "jogos" tinham, na verdade, era inteiramente tudo que eles tinham.