Quando DOOM foi lançado em 1993, foi um daqueles fenômenos que dividem os videojogos, não, a própria humanidade em antes e depois. A visão em primeira pessoa, os ambientes pseudo-3D e o foco na boa e velha ultraviolencia de arrancar intestinos de demonios em Marte ao som de metal pesadão impressionou o mundo inteiro.
Tanto que após o lançamento de DOOM, os muitos jogos de tiro em primeira pessoa que sairam tentando emular a DOOMmania não eram chamados de FPS como hoje e sim de Doom-clones. Embora o termo Doom-clone possa não parecer tão elogioso, o raciocínio básico é definitivamente adequado: em essência, um Doom-clone é um jogo de tiro em primeira pessoa feito utilizando uma mistura de sprites 2D e ambientes 3D, simulando a experiência de andar por um mundo 3D crível. Com muitos tiros. Porém o que realmente faz um Doom-clone ser um Doom-clone é o foco em armas bizarras e fantasticamente violentas misturadas com um level design estilo labirinto com objetivos centrados em encontrar a chave certa para abrir a porta certa.