sexta-feira, 9 de junho de 2023

[#1122][Set/97] NIGHTMARE CREATURES



Então, o jogo de hoje Nightmare Creatures é... meu deus... mais uma tentativa de fazer um beat'm up 3D usando a engine de tanque de TOMB RAIDER. Ao que, obviamente, minha reação foi:

quarta-feira, 7 de junho de 2023

[#1121][Out/97] RAMPAGE WORLD TOUR



Olha, eu vou começar sendo totalmente sincero com vocês: a minha review do RAMPAGE original... não é brilhante - para colocar humildemente. Mas então, era apenas meu segundo ano de blog e mais importante, o jogo não ajuda também.

Embora hoje eu teria escrito de forma melhor, ainda mantenho minha opinião de que RAMPAGE é um arcade que pertence a primeira geração de fliperamas como Space Invaders e Pac-Man. Você tem uma tela, tenta fazer o máximo de pontos possiveis com uma ação simples antes que o arcade coma sua ficha e é isso, não tem realmente muita profundidade aqui. 

segunda-feira, 5 de junho de 2023

[#1120][Set/97] PANDEMONIUM 2

Lançado em outubro de 1996, o primeiro PANDEMONIUM! foi a tentativa da Toys for Bob (que hoje é mais conhecida por ser quem faz os Call of Duty: Modern Warfare para a Eletronic Arts) de tentar entender o que fazer com a tecnologia 3D em jogos de plataforma - calcando o que hoje é conhecido como "plataforma 2.5 D", um jogo feito em 3D mas que funciona como um jogo de plataforma 2D.

Mas a pergunta que realmente importa é... ficou bom? E a resposta é não. Mas também não ficou ruim. Entre todos os jogos de plataforma já feitos, certamente PANDEMONIUM! é um deles.

Apesar da sua falta de ambição, o jogo vnedeu bem o suficiente para sua publisher (a Crystal Dynamics) querer uma continuação. Ao que a Toys for Bob prontamente respondeu:


Quer dizer, tirando o gimmick da camera ser mais doida que o Batman de triciclo, não tem muito o que realmente tirar do jogo que é um jogo de plataforma tão simples quanto simples pode ser. Ao que a publisher então decidiu: "okay, eu faço eu mesma a continuação, o quão dificil pode ser?"

Agora, você pode se perguntar como fazer a continuação de um jogo de plataforma incrivelmente basicão (quer dizer, é literalmente só pular e ir pra direita)... e foi exatamente a mesma coisa que a Crystal Dynamics se perguntou. A resposta a que eles chegaram foi, obviamente, a resposta mais antiga da história da humanidade: dorgas. Muitas dorgas.

... espera, o que?

domingo, 4 de junho de 2023

[#1119][Dez/96] CLOCK TOWER


A primeira vez que eu ouvi falar de Clock Tower, nas curtas palavras da Ação Games, o jogo me impressionou muito e fez com que eu até hoje lembrasse dele com curiosidade. Quer dizer, um point'n click de terror? Uau, isso é completamente diferente de QUALQUER outra coisa que eu já joguei na vida!

Porém, isso sendo dito, aquilo foi a decadas atrás. Hoje, um mestre supremo dos games adulto e calejado pelos golpes que os jogos dão, eu entendo o quão idiota é essa premissa. Quer dizer, é um point'n click, pelo amor de Vixisgrostolv, o quão assustador pode ser jog...

HOLY PUTA QUE PARIU É O TESOURÃO! CORRE MULHER! MEXE ESSAS PERNAS LOUCAS O TESOURÃO VAI TE PEGAR! CORRA POR SUA VIDA! CORREEEEE BERGUEEEEE!

MEU DEUS DO CÉU CORRE BERGUE, O TESOURÃO TÁ VINDO CORRE BERGUE!

Tá, okay, tenho que conceder que esse jogo é SIM interessante...

sexta-feira, 2 de junho de 2023

[#1118][Jan/98] RESIDENT EVIL 2 (ou "Biohazard 2" no Japão)

Pra vc ver como são as coisas da vida, e como a vida tem coisas: meu último texto foi justamente sobre a continuação de um dos jogos que foi um dos pilares fundamentais do sucesso do PS1, TOMB RAIDER 2 Starring Lara CroftE enquanto RESIDENT EVIL é um jogo radicalmente de TOMB RAIDER em todos os espectros possíveis,  seu significado para o Playstation não diferente tanto.

Com efeito, RESIDENT EVIL é um jogo até maior e mais importante para o sucesso do PS1 que o jogo da Laurinha. O que significa, obviamente, que no começo de 1997 o mundo estava salivando pelo tão aguardado Resident Evil 2. Ao que a Capcom estava plenamente ciente, já que ela estava atentando todo mundo com uma versão "Directors Cut" (essencialmente o mesmo jogo mas com armas e roupas extras, além de alguns itens em outros lugares) e o demo da tão aguardada continuação vinha num disco bonus em alguns jogos da Capcom como o próprio RESIDENT EVIL DIRECTOR'S CUT ou Mega Man Legends.

Que merda de capa é essa, Japão?

Mas a questão que realmente importa aqui é: com toda essa expectativa e hype como nunca antes havia acontecido na história dos videogames, teria ele conseguido os mesmos feitos de TOMB RAIDER 2 Starring Lara Croft de dar uma continuação que não parecesse apenas mais fases do mesmo jogo ao mesmo tempo que não perdia sua identidade?

A resposta é sim. E não. Olha, Resident Evil 2 é complicado...

quarta-feira, 31 de maio de 2023

[#1117][Nov/97] TOMB RAIDER 2 Starring Lara Croft


Guess who's back, back again?
Laura's back, tell a friend!
Guess who's back, guess who's back,
guess who's back, guess who's back,
guess who's back, guess who's back,
guess who's back...

Nah nah nah nah nah na na nah!
Nah nah nah nah nah na na nah!

Sim, meninos, meninas e poneis peludos do meu Brasil baronil, cento e dezesseis reviews depois de sua prosopopeica estreia (parece que foi ontem, o tempo voa quando estamos nos divertindo, hã?), nossa querida saqueadora de tumbas (vulgo pior arqueologa do mundo) Laurinha está de volta... como o subtítulo do jogo deixa bem claro.

sábado, 27 de maio de 2023

[#1116][Set/97] POCKET FIGHTER (ou "Super Gem Fighter Mini Mix" no ocidente)

Em 1997, a Capcom estava com o que chamamos tecnicamente no mundo gamer de "fogo na bacurinha". Mentira, apenas eu falo assim e como eu não falo com ninguém, não sei realmente o que o "mundo gamer" fala, ou mesmo sei se isso é sequer uma coisa. O que eu SEI, entretanto, é que em 1997 a Capcom tava on fire, yo!

Isso pq depois de pegar uma ideia aparentemente bobinha - que era vender um puzzle game só que com versões chibi hyperadoraveis dos seus personagens mais famosos de STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR e DARKSTALKERS: The Night Warriors. O que, saiba você, acabou se provando uma ideia realmente boa. Tanto pq esses dois jogos tem os mais carismáticos elencos dos jogos de luta (tanto que os personagens de Darkstalkers rolam por aí em outras franquias até hoje, mesmo os seus próprios jogos terem acabado faz tempo), mas principalmente pq eles colocaram isso em um puzzle REALMENTE bom com ideias REALMENTE interessantes.

Ergo, SUPER PUZZLE FIGHTER 2X (ou "Super Puzzle Fighter 2 Turbo" no ocidente) foi um grande jogo. Mas tá, não é disso que eu quero falar hoje e sim o que veio DEPOIS disso.

sexta-feira, 26 de maio de 2023

[#1115][Set/97] BOMBERMAN 64 (ou "Baku Bomberman" no Japão, pq existe um outro jogo chamado Bomberman 64 japonês lançado em 2001)


Bomberman 64 é o primeiro jogo em 3D do nosso adorável terrorista branco (ou preto se vc for o player 2) que usa bombas pela justiça. Isso é o que eu sabia a respeito do jogo antes de jogar ele, e portanto o que eu esperava é que ele fosse... você sabe, o mesmo BOMBERMAN de sempre só que com bonequinhos 3D. Mais ou menos o que STREET FIGHTER EX PLUS ALPHA fez com STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR: passa pra bonecos 3D, enxagua e mete o mesmo jogo.

Isso era o que eu definitivamente eu esperava, e do alto de todos meus anos e milhares de jogos de experiencia, é claro que exatamente isso ... 


... nem passou perto do que esse jogo é. Em uma das maiores surpresas que eu já tive em seis anos de blog e 1114 jogos, Bomberman 64 não é o mesmo BOMBERMAN só que em 3D. Ao invés disso, ele é essencialmente SUPER MARIO 64 só que com as mecanicas de BOMBERMAN.

Espera, o que?

quinta-feira, 25 de maio de 2023

[#1114][Set/97] SILHOUETTE MIRAGE: Reprogramed Hope

Era uma vez uma desenvolvedora de jogos amada por jogadores retrô, mas completamente desconhecida fora desse nicho. Seu primeiro título foi GUNSTAR HEROES para o Mega Drive em 1993, embora ela também seja conhecida pelo clássico dos GUARDIAN HEROES. Essa empresa foi formada por ex-funcionarios da Konami que queriam poder trabalhar em menos franquias e mais em ideias originais (vide MISCHIEF MAKERS, dificilmente você vai acha mais ideias originais por metro quadrado do que ali). Se você precisa de mais credenciais, saiba que grande parte dessa galera, enquanto ainda trabalhava na Konami, desenvolveu um  joguinho obscuro chamado CONTRA III: THE ALIEN WARS.

Essa desenvolvedora é a...

ESPERA, OUTRO POST FALANDO DA TREASURE, CARA?

Ah, pois é né? Parece que foi ontem que eu falei sobre a Treasure em MISCHIEF MAKERS, mas na verdade já faz quase dois meses. O tempo voa quando estamos nos divertindo, hã? Falando em dois meses, saiba você que Miragem da Silhueta foi lançado apenas três meses após MISCHIEF MAKERS. Como não dá pra fazer um jogo em 3 meses (nem na época do Atari dava, quanto mais em 32 bits), é seguro dizer que esse jogo e MISCHIEF MAKERS estiveram em desenvolvimento ao mesmo tempo.

É o que, minha amiga?

E considerando que a Treasure nunca foi um estúdio grande com centenas de funcionários, isso meio que explica tudo que eu apontei naquele texto de como MISCHIEF MAKERS é repleto de ideias mas essas ideias não são polidas ou exploradas satisfatoriamente. Aqui estou eu, o Xerox Rolmes dos games resolvendo os grandes mistérios jamais antes solucionados!

Agora que entendemos que eu estava certo mais uma vez, e entendemos o por que... vamos falar desse jogo que é exatamente o oposto de MISCHIEF MAKERS: ao invés de pegar bilhões de ideias e aproveitar 1% de cada uma, eles pegaram uma única ideia e tiraram até o tutano dela.

E essa ideia viria a ser um run'n gun cromático. Espera, o que?

quarta-feira, 24 de maio de 2023

[#1113][Set/97] BREATH OF FIRE 3


Eu vou abrir o texto de hoje dizendo algo que deveria ser óbvio vindo de alguém que está na sua review número 1113: eu amo videogames. Bem, duh, ninguém tem um dos maiores blogs amadores do mundo sobre reviews de jogos sem amar muito tudo isso, isso é um ponto pacífico.

Mas pq eu estou abordando esse ponto? Por um motivo que as vezes pode não ficar tão claro assim: eu amo videogames, e eu gosto de gostar de jogos. O que isso significa é que quando eu reclamo de um jogo, quando eu acho ele uma experiencia sofrível e miserável, bem, isso não é algo que realmente me dá prazer ou me faz feliz.

Quando eu critico negativamente um jogo não é pq eu quero ser o próximo AVGN ou pq eu tenho prazer em ser mesquinho, ou ainda pq eu quero pagar de "sou melhor que todos vocês e olhe como eu analiso friamente algo precioso para suas memórias de infancias, mwahahahaha". Eu não sou um crítico somelier de games que quer pagar de fodão achando tudo ruim e miserável exceto por um jogo que vocês provavelmente nunca ouviram falar pq vcs não são cool como eu. Não é isso, eu juro.