quarta-feira, 10 de junho de 2020

[AÇÃO GAMES 051] BEAUTY AND THE BEAST: Belle's Quest (Mega Drive, 1994) [#395]






Caham, mimimi... bem, Maestro, música por favor!


Videogames são
agradáveis de se jogar
Exceto se for quem
Não é amado por ninguém
Nem mesmo seus pais

Basta um olhar
e seu sonho de jogar um jogo bom já era
O coitado tem em um Mega Drive
Com jogos hediondos de som bosta, como este A Bela e a Fera

Um videogame assim...
...sempre é uma surpresa!
Sua ruindade quando vem, nada a detém
Não adianta nem rezar para a Madre Tereza!

Videogames ruins
Só nos fazem sofrer
Com novas sensações
Péssima detecção de colisões
E um ataque com alcance que só te faz morrer

Numa enganação
Se tem a Sega no meio já era
Videogames ruins são
Pulos lentos de montão
Como este A Bela e a Fera

Jogos do Mega Drive são
Penúria e sofreguidão
Tal qual este A Bela e a Fera!

Obrigado, maestro Jorge!




Mas ah, a Bela e a Fera. É discutível se esse filme envelheceu bem, mas definitivamente foi uma gigantesca evolução na renascença da Disney para o filme anterior. Quer dizer, pra começar a Bela é realmente um bom exemplo para as meninas mais do que a Pequena Sereia, o que também não é um parametro muito alto também né. Eu particularmente gosto de como apesar da Bela ser, bem, exceptionalmente bonita esse não é o seu defining trait. Acho que nada define melhor a Bela e a Fera que essa frase do Gaston:


Esse filme pode realmente precisar de um acerto aqui e ali, mas especialmente para 1991 eles estavam onto something, it's really something.

Então, bottomline, eu gosto da Bela e a Fera. É um filme bastante simples (que tem pouco mais de uma hora) mas faz tudo certinho. É agradavel e exatamente o que você espera de um bom filme da Disney. Com efeito, é um filme tão certinho que foi indicado ao Oscar de melhor filme de 1992. Não ganhou, obviamente porque animações não são levadas a sério, mas não dá pra dizer que foi realmente injusto porque perdeu para O Silêncio dos Inocentes. Se é pra perder, pelo menos que seja para um filme que ainda seja lembrado hoje em dia. O que é mais do que pode ser dito de Your Name e Homem Aranha no Aranhaverso que definitivamente foram os melhores filmes em seus anos e não foram indicados just because animations.

Mas onde eu estava realmente? Ah sim, a Bela e a Fera. Eu não sei o que exatamente deu na Disney para querer desovar jogos da Bela e a Fera mais de dois anos depois do filme ter sido lançado, mas é assim que 1994 rolava. Então, como aconteceu com Aladdin, a Bela e a Fera ganhou uma versão para Super Nintendo feita pela Hudson Soft (mais conhecida pela serie Bomberman) e a versão de Mega Drive feita pela Sunsoft. Eu já comentei algumas vezes sobre a Sunsoft aqui antes, outrora um colosso de fazer jogos para os 8 bits quando podia produzir seus próprios cartuchos para o Nintendinho, ela nunca realmente acertou a mão na geração seguinte e acabou sendo engolida pelo trem da história.

Por outro lado, essa história se passa na França na época da revolução. Definitivamente não é a melhor oa hora para ser um nobre em um fucking castelo adornado com ouro...
Mas hey, é um jogo da Disney no Mega Drive e os jogos da Disney na Sega usualmente eram bem feitos... exceto por Fantasia... e pelo Aladdin de Mega Drive... Bem, embora a Sunsoft não faça jogos ruins realmente. Quer dizer, seus jogos de 16 bits podem não ser espetaculares, mas também não são exatamente pavorosos. Então provavelmente vai dar tudo certo... certo?

Como esperado, A Bela e a Fera para Mega Drive feito pela Sunsoft não é pavorosamente ruim, embora seja medíocre. O jogo não faz nada de forma catastrófica, mas faz tudo de forma ruinzinha. Os pulos funcionam mas não muito mais que isso, o ataque funciona mas o alcance é curto, o personagem não responde como um ninja turbinado do futuro, mas dá pra jogar. A detecção de colisão do jogo beira o irritante, mas a este ponto eu realmente já vi pior.



De igual forma, o level design é bastante... desinspirado. Você segue em linha reta sem muita imaginação, mas ao menos não são fases labirinticas. Então é muito no limite do aceitavel pra baixo, mas não em nenhum momento pisa realmente no injogavel. Se parecia que a Sunsoft não tava com muito tesão na hora que fez esse jogo, é porque foi exatamente isso que aconteceu.

Isso não quer dizer que não havia uma boa ideia aqui: todo o ponto de um jogo sobre “A Bela e a Fera” é que você joga com a Bela e a Fera. Nas fases da Fera são fases de ação em que você pula e soca coisas, nas fases da Bela você resolve pequenos puzzles e anda em labirintos. A Bela não ataca realmente, então você tem que desviar dos inimigos e achar seu caminho, ou falar com os NPCs e conseguir os itens que precisa para avançar.




Como todo o resto do jogo, nada aqui tem o menor sinal de brilhantismo, mas também não é hediondo. A variedade de gameplay entre as fases da Bela e da Fera criavam um contraste que faziam o jogo boiar (por muito pouco) acima do injogavel. Not great, but okay enough.

E isso teria sido isso, um jogo medíocre mas não fisicamente ofensivo aos seus sentidos... não fosse a Sega ter entrado na história.

TAVA DEMORANDO A VOCÊ METER A SEGA NO MEIO...

E lá é culpa minha que a Sega tem o dedo Mr. Catra, que fode tudo que toca? Bem, acontece que a publisher do jogo e estava acompanhando o que a Sunsoft estava fazendo com esse jogo. E o que eles viram foi o que o jogo era: um jogo em que algumas fases você jogava com a Fera, algumas jogava com a Bela, mais ou menos meia hora de gameplay pra cada personagem e era isso.

Imediatamente seus instintos seguisticos dispararam loucamene, e a Sega viu aí uma oportunidade de Segar loucamente.



Por que lançar um jogo em que você jogava vinte e poucos minutos com a Bela e vinte e poucos minutos com a Fera quando você podia lançar dois jogos inteiramente separados para cada um? Assim, a Sega teve a ideia JENIAL (com J de jeguice) de dividir o jogo em dois jogos inteiramente separados. Porque, claro, você pega um jogo que mal e mal é jogavel da forma que é, divide ele em dois assim dobrando o preço e cortando a duração pela metade, além eliminar a única graça redentora do jogo que era a parca variedade que ele tinha?

O que possivelmente poderia dar errado, não é?


Rara imagem de uma tomografia da Sega tirada durante os anos 90

 Para provar que esse jogo realmente foi feito dessa forma tacanha e desastrosa pela Sega, e que isso não é apenas loucura da minha cabeça afetada pela falta de luz do sol e contato humano...

ME CHAMARAM?

Não, tava falando de outras loucuras da minha cabeça, enfim, como prova disso eu gostaria de apresentar como prova a última fase do jogo da Bela:


A "última fase" desse jogo o jogo é uma cópia de outra fase de bonus que já tinha tido antes em que a Bela dança com a Fera, só que agora ele com um sprite de forma humana, e você tem que coletar as petalas que caem. Duas observações nesse caso:

a) Quem é que termina um jogo com uma fase de bonus?
b) O jogo enche sua energia ao final da fase, pra que se o jogo termina logo em seguida disso?

Isso sem falar na estrutura do jogo que não faz sentido sozinho, mas claramente funciona como fases intercambiaveis, além do reaproveitamento de assets. Olha, eu já jogo videogame a tempo o suficiente para perceber uma gambiarra dessas só de bater o olho, tá bom?

E essa... espera, ouço outra música se aproximando para encerrar esta review? Jorge, som!


Não me conformo em ver um jogo que podia ser bom
Numa experiencia triste e desanimada
Qualquer um quer jogar um jogo bom
Mesmo que pagando sessenta dólares de bom grado

Mas ninguém nos videogames é tão sacaneado
Quando seu videogame estampa o logo da Sega ao ligar
Ninguém aqui é sempre tão ferrado
E não há quem não jogue isso e não queira apenas chorar!

Nãaaaaaooooo háaaaaa nada de bom
Okay vai os gráficos são bons
Mas o som no Mega Drive nunca é bom
Mas sua vontade de jogar em poucos instantes logo some
Porque socar os inimigos com a Fera não dá não
Seu marcador de vida o jogo logo come
Porque seu ataque não tem uma boa detecção de colisão

Nãaaaaaooooo háaaaaa nada de bom
Jogar com a Bela também não é bom
Ela não abaixa apertando no direcional e ter que usar o botão C pra isso não é bom

O tipo de safadeza da Sega é impressionante
Mas que bostão isso ficou!

Podia ser apenas um jogo okay e talvez apenas até esquecível, apenas uma porcariazinha...
... mas a Sega dividiu o jogo em dois e perto dos trambiques dela o resto é fichinha!

E esseeeee jogo não é bom
Nenhum dos dois é bom
Talvez os dois juntos num só quase seria bom

Pagar apenas uma vez por esse jogo talvez não seria tão horroroso
Mas a Sega decidiu que duas vezes esse jogo queria te vender
O que resultou em dois jogos horrorosos
Tomar dinheiro rápido das crianças a Sega nem tenta mais esconder


Esse jogo não é bom, o combate não é bom
E andar em labirintos com a Bela não é bom
Não vamos nem falar na fase que ela cavalga um cavalo numa disparada
Ser atingido por coisas que estão encobertas na tela não é bom!

Duas duzias de caminhos os labirintos tem nessa porcaria
E as referencias visuais para não se perder não tem de montão
E com as as cinco duzias que vira quando eles repetem essa putaria
Dá vontade de jogar o controle no chãaaaaaaaaao!!!



Eeeeee no jogo da Fera lutar com chefes não é bom
Ter que dar um milhão de hits não é bom
Ninguem aguenta passar 10 minutos atacando um chefe isso não é bom
Ao menos os padrões de ataque dos chefes são uma palhaçada
A dificuldade não é a maior... mas isso não quer dizer que é bom!

[pausa para refletir o que eu estou fazendo com a minha vida, assim como diabos eu vou escrever dois textos diferentes sobre um jogo que é o mesmo]

Um jogo bosta, este aqui.
Dois jogos bostas, estes daqui... hmm...

Jorge, eu estive pensando...
CUIDADO COM ISSO
Eu sei!

A cabeça da Sega a cada ano
Cada dia se torna mais louca
Minha mente ficou funcionando
Quando olhei pra essa gambiarra insana
Como eu preciso escrever sobre essa pilha de esterco
Então eu armei o meu plano!

De enrolação ele é o bom
Quando joga um jogo ruim, que não é bom
Pra escrever sobre dois jogos ruins só mesmo sendo muito bom
Apenas mudando as imagens teremos dois textos
Do nosso herói, que enrolação!!



PREVIEW NA EDIÇÃO 038