terça-feira, 27 de outubro de 2020
[AÇÃO GAMES 048] SONIC THE HEDGEHOG CHAOS (ou Sonic & Tails, no Japão) [Master System, 1993][#536]
ANTERIORMENTE, EM C DE AÇÃO GAMES...
Eu finalmente e definitivamente venci a Sega. E eu não me sinto feliz por isso.
NOW *Supernatural sounds*
segunda-feira, 26 de outubro de 2020
[ARCADE/NEO GEO] FIGHTER'S HISTORY DYNAMITE (ou Karnov's Reveng no ocidente) [#535]
Seguindo com nossa epopeica saga de jogos de luta que receberam uma versão "patch de update", como era comum na primeira metade dos anos noventa, o jogo de luta que dessa vez recebeu uma "versão Super Turbo" foi nada menos que Fighter's History... você lembra de Fighter's History?
NÃO POSSO DIZER QUE LEMBRE. OU QUE QUALQUER UM LEMBRE, NA VERDADE.
FIGHTER'S HISTORY, mais conhecido (na verdade exclusivamente conhecido) por ser o clone de Street Fighter 2 que a Capcom pegou como bode expiatório em sua tentativa de conseguir uma sentença judicial que lhe daria monopolio sobre os jogos de luta - o que felizmente não deu certo e FH foi liberado para continuar kibando todos jogos de luta que o seu coração desejasse.
domingo, 25 de outubro de 2020
[AÇÃO GAMES 048] EQUINOX (ou Solstice II, no Japão) [SNES, 1993][#534]
Nossa história começa em 1990, quando a Software Creations (responsavel por perolas do mais baixo calibre como Spider-Man and the X-Men: Arcade's Revange e Terminator 2 ) fez um puzzle isometrico para Nintendinho chamado Solstice: The Quest for the Staff of Demons. Como este jogo é a continuação, acho prudente saber o que rola aqui.
sábado, 24 de outubro de 2020
[SUPER NINTENDO] SOS (ou Septentrion, no Japão)[#533]
Taí um jogo que marcou muito minha infancia, só que diferente do que você pode imaginar ele marcou justamente por ser um jogo que eu nunca joguei na vida. Quando eu vi na locadora achei o conceito muito interessante: você tem uma hora para sair de um navio afundando, salvando o máximo de pessoas que puder no caminho.
Entretanto enquanto isso de fato soa interessante, a ideia de me afogar com limite de tempo me dava uma ansiedade incrível. Com efeito ele chegou a figurar várias vezes na lista de "jogos para alugar" que eu preparava na sexta feira (com ordem de preferencia, eu sempre tinha preparado pelo menos 4 opções de jogo), mas a verdade é que eu nunca tive coragem de alugar esse jogo quando era criança.
Terei eu errado e perdido uma perola oculta do Super Nintendo, ou isso foi para o melhor? É o que veremos a seguir.
sexta-feira, 23 de outubro de 2020
[AÇÃO GAMES 048] THE INCREDIBLE CRASH DUMMIES (SNES e Mega Drive, 1993)[#532]
Do modo que eu vejo as coisas, existem apenas quatro tipos de videojogos no mundo. Existem os jogos bons e os ruins, claro, tem também os que não são ruins mas são completamente esquecíveis (o que é pior que ser ruim, na minha opinião), e então existem os jogos que fazem você parar, colocar a mão no queixo e se verdadeira se perguntar:
quinta-feira, 22 de outubro de 2020
[3DO] JURASSIC PARK INTERACTIVE (Maio de 1994)[#531]
Jurassic Park Interactive, para o 3DO. Sério, eu podia realmente parar aqui e a review já estaria completa. Quer dizer, quando um jogo de Jurassic Park foi realmente bom? Best case scenario, pode-se dizer que ... não é terrível, como o JURASSIC PARK de Nintendinho... o que definitivamente é mais do que se pode dizer do JURASSIC PARK de Mega Drive, do JURASSIC PARK de Super Nintendo e puta que o pariu, definitivamente do JURASSIC PARK de Sega CD.
Mas meu Kyubei do céu, é uma ilha repleta de DINOCÉROS tentando te comer, o quão dificil pode ser fazer um jogo disso que ninguém consegue acertar a mão? Não, sério, deve ser uma maldição Asteca ou algo do tipo, porque não tem outra explicação uma coisa dessas.
quarta-feira, 21 de outubro de 2020
[AÇÃO GAMES 047] AERO THE ACRO-BAT (SNES e Mega Drive, 1993) [#530]
O ano é 1993. Pouco tempo se passou após depois do da maior, mais tragica, terrivel tragédia na história dos videogames, conhecido como "A Tragédia". Mais conhecido ainda como Sonic: The Hedgehog. Isso significa que todas as empresas estavam convencidas que o segredo do sucesso fácil era ter como protagonista um animal super maneiro repleto de atitude. Mais precisamente, era tudo que eles achavam que era necessário ... como foi provado por "Awesome Possum... Kicks Doctor Machino's Butt", Bubsy, Chester Cheetah, Cool Spot, Plok! e a lista vai e vai...
terça-feira, 20 de outubro de 2020
[GAMERS 002] THE KING OF DRAGONS (Arcade 1991, SNES 1994) [#529]
Em 1991, a Capcom estava numa pira inexplicavel de D&D ao ponto que lançou dois beat‘em ups de fantasia medieval um seguido do outro. Um era chamado de Knights of the Round, que era mais baseado em fantasia medieval raíz com cavaleiros do Rei Arthur, e o outro foi esse Rei dos Dragões que é Advanced Dungeons and Dragons.
Na verdade esse jogo é tão AD&D que eu me surpreendo que não rolou um processinho, poruqe o jogo usa as mesmas classes (sim, "elfo" era classe - a ideia de raça não era algo que existia no RPG daquela época) e monstros do jogo na cara dura.
segunda-feira, 19 de outubro de 2020
[AÇÃO GAMES 046] THE FLINTSTONES: The Surprise at Dinosaur Peak (NES, 1994) [#528]
Essa semana mesmo eu comentei sobre General Chaos e como ele é um jogo raro: nada menos que um RTS para consoles de 16 bits. Pois bem, mal sabia eu que o jogo de hoje é muito, muito mais raro ainda. Quero dizer, literalmente raro: dificilmente você conseguirá comprar esse cartucho por menos do que 2 mil Dolares Trumpenses.
domingo, 18 de outubro de 2020
[AÇÃO GAMES 060] ROCKO'S MODERN LIFE: Spunky's Dangerous Day (SNES, 1994)[#527]
Uma coisa que eu sempre digo aqui (com razão) é que os anos 90 não foram fáceis. Mas (usando o "mas" depois do ponto em homenagem a Ação Games) sabe uma coisa eu não tinha pensado até então? Se não era fácil para o público naquela época, igualmente não era exatamente mais fácil para os executivos da televisão. Eu nunca achei que um dia defenderia os executivos da Nicklodeon, mas se tem algo pelo que eu sou conhecido é sempre colocar a verdade e a justiça das minhas convicções pessoais.
ESSE VAI SER MAIS UM DAQUELES TEXTOS FALANDO MAL DA SEGA, NÉ?