Quando se fala em jogos de luta dos anos 90, inevitavelmente a imagem que se vem a mente - e mais importante, o referencial para balizar se um jogo é bom ou não - é STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR, MORTAL KOMBAT ou, caso você esteja se sentindo o hipster alternativão, The King of Fighters. Porém o melhor jogo de luta que eu vi até aqui, aquele que realmente representa tudo que podemos esperar do genero nessa época não é nenhum desses e sim o muito menos badalado SAMURAI SHODOWN.
Pode não parecer a uma primeira vista, porque um jogo que é sobre um tema especifico (samurais, no caso) poderia parecer meio redundante. O que não é o caso, porque os personagens são muito criativos e diferentes entre si mesmo tendo o mesmo tema (embora, para alegria da Ação Games, não tão criativos a ponto de algum deles ser uma múmia). Os controles são os melhores que se pode esperar em um jogo de luta da época, os personagens são grandes e bonitos na tela, os golpes tem uma sensação de peso satisfatórios que é acentuado pelos efeitos sonoros muito gostosos de se ouvir.
Some golpes criativos, ataques especiais que arrancam sangue e temos um jogo realmente bom aqui. Então... como você faz uma continuação disso? Bem, uma saída seria fazer o que a própria SNK fez em FATAL FURY 2, ou mais popularmente o que a Capcom se tornou meme por fazer: lançar um patch do mesmo jogo com no máximo alguns personagens novos, mas essencialmente o mesmo jogo atualizado.
Não é o caso de Samurai Shodown 2.