quinta-feira, 26 de maio de 2022

[#894][SAT] HYPER 3D TAISEN: Gebockers [Fevereiro de 1996]

Crianças, não usem drogas. Eu sei, parece tentador a viagem lisérgica que termina em sexo promíscuo com góticas e sacríficio de cabras, mas acredite não vale a pena no longo prazo.

EU TENHO QUE DIZER QUE REALMENTE FIQUEI CURIOSO SOBRE QUAIS DROGAS VC ESTÁ USANDO...

quarta-feira, 25 de maio de 2022

[#893][SAT] NINKU: Tsuyokina Yatsura no Daigekitotsu! [Fevereiro de 1996]

Um grupo de ninjas que ignoram completamente as leis da física, se vestem como qualquer coisa menos ninjas, onde cada personagem possui tecnicas especiais do seu clã e o protagonista usa jutsus de clonagem, substituição e seu golpe-assinatura é uma bola de energia na mão. Esse manga se tornou um anime bem popular em sua época, produzido pela Pierrot.

Isso te parece familiar de alguma forma?

terça-feira, 24 de maio de 2022

[#892][ARC/PS1] TEKKEN 2 [Junho de 1995]

Vamos falar hoje sobre jogos de luta 3D e o futuro do genero nos videogames. Bem, "futuro" considerando que estamos nos aproximando da metade de 96 nas reviews, mas você entendeu. Então, diga-me-lá, elegante ser vivente: nesse nicho, qual é realmente o grande título dos jogos de luta até então?

Nos jogos 2D com lindos sprites, Fantas e Coca-Colas desenhados a mão THE KING OF FIGHTERS e ... basicamente qualquer coisa que a Capcom fazer vão muito bem, obrigado. Mas quando colocamos computadores para montar bonequinhos de poligonos com sua própria física simulada... quem é que manda nessa joça, afinal?

segunda-feira, 23 de maio de 2022

[#891][MULTI] KRAZY IVAN [Janeiro de 1996]

Se tem algo que eu aprecio em um jogo, é um conceito divertido e nesse aspecto temos aqui um vencedor: Krazy Ivan é, como o nome pode dar a dica, sobre um russo muito doido que combate uma invasão alienígina because vurska vurska. Imagine tipo Independence Day, só que com um russo completamente pancada da cabeça.

Sério, o quão maluco vc pergunta? Bem, esse tanto de maluco:


Atuações deliciosamente toscas, CG mais tosca ainda, sotaque russo... só o filezinho. Cara, eu totalmente assistiria um filme do Ivan Doidão usando um mecha para meter pipoco em aliens invasores. Del Toro, vamo agilizar esse spin-off de Pacific Rim meu velho!

Então, sim, as cutscenes de Ivan Doidão são carregadas de charme e realmente divertidas... jogar o jogo, entretanto... é, nem tanto assim...

domingo, 22 de maio de 2022

[#890][MULTI] ALIEN TRILOGY [Fevereiro de 1996]


Sim, mais jogo de Alien e se achar ruim vai ter outr...

Ok, ok, ok, espera. Antes de começar tem uma coisa que eu PRECISO dizer antes que isso de qualquer coisa. Antes da intro, antes de qualquer coisa: Alien Trilogy é baseado nos três primeiros filmes de Aliens, obviamente. Ele é estruturado de forma que tem trinta e poucas fases, divididas em três areas temáticas baseadas nos três filmes: a nave dos Space Joqueis do primeiro filme, a colonia infestada por aliens do segundo e a prisão do terceiro. Até aí tudo bem.

O que está enlouquecendo o meu TOC, entretanto, é que as fases são na seguinte ordem: o segundo filme, então o terceiro e só aí o primeiro. Não é um problema realmente e nem é como se o jogo tivesse história realmente dentro dele, só é... fora de ordem.

Isso sendo posto pra fora, podemos começar a falar sobre o jogo...

sábado, 21 de maio de 2022

[#889][PC] ALIENS: A Comic Book Adventure [Outubro de 1995]

Cryo. Em uma embalagem mostrando um Xenomorfo babando em busca de sangue, seu logotipo ainda consegue ser a coisa mais assustadora da capa. Mas tá, não vou dizer que eles nunca fizeram jogos decentes. Por exemplo, tem o ... hã.... hum, acho que LOST EDEN não é tão horrível. Ouvi dizer que algumas pessoas gostaram de Megarace ... por algum motivo. Eles fizeram três deles, então alguém deve ter comprado. E então, é claro, tem TIMECOP... é, não. Por Deus, não.

Bem, parece que estou realmente dizendo que eles nunca fizeram nenhum jogo decente. No entanto, eles fizeram, hmm... Espera! DUNE! Eles fizeram o DUNE original! DUNE foi muito bom, então eles tem um jogo bom no seu acervo... e esse aqui definitivamente não é o segundo. Mas nem perto disso, nem fodendamente perto.

De qualquer forma, Aliens definitivamente não é um jogo que ajudou a reputação da Cryo em tentar fazer point'n clicks bons. Bonitos, com certeza. Mas bom? Vamos apenas dizer que no espaço ninguém pode ouvir você gritar, mas uau, eles totalmente podem ouvir você ser uma merda.

sexta-feira, 20 de maio de 2022

[#888][MULTI] PSYCHIC DETECTIVE [Dezembro de 1995]


Para a review com um número tão bonito, 888, um jogo que é... que é ... hã... bem, ele é um jogo, podemos afirmar isso... eu acho? Bem, podemos afirmar que ele definitivamente é alguma coisa, isso ele é!

quinta-feira, 19 de maio de 2022

[#887][MEGA] PHANTASY STAR 2 [Março de 1989]

Pra vocês verem como as coisas são, essa semana mesmo eu falei sobre como é tricky analisar um jogo não pelo que nós sabemos (e gostamos) hoje, mas pelo que era possível e pelo que se sabia na época. Eu elaborei isso no texto de GUARDIAN HEROES... e não é que apenas três dias depois a vida me atira uma bola curva?

Isso pq Phantasy Star 2 não é apenas um jogo de 1996, na verdade ele é um jogo de 1989 relançado pela Tec Toy em português em 1996 - o que torna essa analise bem tricky. Quer dizer, para os padrões de hoje é óbvio que PS2 é um jogo simplório, grinding e dificil demais não de uma forma boa... só que para 1996 era também. Em 1996 já tinhamos tido jogos como LUNAR: The Silver Star StoryEARTHBOUND ou FINAL FANTASY 6. Mesmo se eu for analisar como um jogo de 1996, Phantasy Star 2 é um jogo bem datado. Só que para um jogo de 1989 ele é bem avançado, incrívelmente avançado na verdade.

Então... como eu analiso essa coisa, exatamente? Bem, eu vou fazer o que eu sempre faço: o melhor que eu puder.

quarta-feira, 18 de maio de 2022

[#886][SNES] SOS: Sink or Swin [Dezembro de 1994]


Cinco anos e meio atrás quando eu iniciei esse projeto, eu era uma pessoa inteiramente diferente de quem eu sou hoje. Um jovem sonhador, repleto de expectativas e pronto para se maravilhar com o mundo dos muitos joguinhos. De lá pra cá, o mundo dos joguinhos não foi tão gentil assim comigo. Eu vi coisas, meus caros, eu vi horrores videogamisticos que quebrariam o espirito de um homem menor em poucos segundos. Eu vi atrocidades que não podem ser tipificadas em nenhum crime de guerra, pois elas são mais horriveis do que qualquer legislador pode possivelmente conceber.

Eu vi o que de pior o ser humano pode fazer com um videogame, e não raramente vezes esses pesadelos me fazem acordar aos gritos do mais puro horror no meio da noite. Eu vi coisas.

segunda-feira, 16 de maio de 2022

[#885][SNES] ROMANCING SAGA 3 [Novembro 1995]


Em 1995, a Squaresoft estava com fogo na bacurinha: em fevereiro de 1995 lançou FRONT MISSION, em março de 95 teve CHRONO TRIGGER, em setembro de 95 TRIALS OF MANA e então em novembro esse Romancing SaGa 3. E só pra vc deixar de ser trouxa, em março de 96 já meteram um SUPER MARIO RPG: Legend of the Seven Stars, apenas pq sim. Todos jogos enormes, e nenhum deles é um jogo ruim! Pelo contrário, alguns desses são o ápice da videogamice RPGistica!

Sim, claro que eu sei que os jogos não foram feitos exatamente pelas mesmas pessoas, mas a Square também não tinha recursos ou pessoal infinito, de modo que realmente muita gente passou mais de ano morando embaixo das suas mesas no escritório e imaginando se era real ou não que eles tinham uma família esperando em casa... supondo que eles tivessem uma casa.