sábado, 21 de maio de 2022

[#889][PC] ALIENS: A Comic Book Adventure [Outubro de 1995]

Cryo. Em uma embalagem mostrando um Xenomorfo babando em busca de sangue, seu logotipo ainda consegue ser a coisa mais assustadora da capa. Mas tá, não vou dizer que eles nunca fizeram jogos decentes. Por exemplo, tem o ... hã.... hum, acho que LOST EDEN não é tão horrível. Ouvi dizer que algumas pessoas gostaram de Megarace ... por algum motivo. Eles fizeram três deles, então alguém deve ter comprado. E então, é claro, tem TIMECOP... é, não. Por Deus, não.

Bem, parece que estou realmente dizendo que eles nunca fizeram nenhum jogo decente. No entanto, eles fizeram, hmm... Espera! DUNE! Eles fizeram o DUNE original! DUNE foi muito bom, então eles tem um jogo bom no seu acervo... e esse aqui definitivamente não é o segundo. Mas nem perto disso, nem fodendamente perto.

De qualquer forma, Aliens definitivamente não é um jogo que ajudou a reputação da Cryo em tentar fazer point'n clicks bons. Bonitos, com certeza. Mas bom? Vamos apenas dizer que no espaço ninguém pode ouvir você gritar, mas uau, eles totalmente podem ouvir você ser uma merda.

Agora, apesar de poder fazer um checklist de todas as coisas que definem o nerdola mais nerdizante que jamais nerdizará, tenho que dizer que quadrinhos nunca foram realmente a minha coisa. Nem mangas, para esse proposito. Não sei bem porque e está muito frio para discorrer sobre isso, o que importa para essa review é que existiram quadrinhos de Alien nos anos 90. E eles são bem diferentes dos filmes.

Esqueça os Aliens dos filmes – Aliens no universo dos quadrinhos são mais tipo os zerg que te sobrepujam pela quantidade do que uma máquina de matar misteriosa e eficiente. Batalhões de fuzileiros navais inteiros existem com o objetivo de eliminar aliens no momento em que o transmissor da próxima colônia cai. 

O que é muito diferente da Ripley tentando convencer as autoridades de que os aliens simplesmente existem. No universo dos quadrinhos, se você disser a alguém que aliens se esconderam em sua nave e mataram sua tripulação, ao invés de incredulidade a resposta basicamente vai ser tipo “Ah foi? Não me diga que foram menos que 10, isso seria ridículo

Na verdade a Dark Horse tem várias histórias isoladas de Alien, inclusive uma mini-série crossover com o Batman e outra com o Juíz Dredd. Se eu fosse a Cryo teria escolhido um desses titulos para o meu jogo, mas suponho que a parte legal de conseguir os direitos para fazer isso seja meio complicadinha

Esse jogo , no caso, é uma continuação da HQ "Aliens: Labyrinth" da Dark Horse. Um pouco que nem o JURASSIC PARK pra Sega CD, você começa depois dos eventos da HQ... mas na real mesmo isso é bem pouco importante, pq essa é uma trama de Alien tão genérica que não faz a menor diferença. Vocês já vão entender do que eu estou falando.

A história aqui é sobre a tripulação do USS Sheridan, que estava no seu criosono de volta de uma missão de terraformação, quando foi acordada para atender um misterioso SOS no planeta B52C. Sendo este o universo de Aliens, suponho que você já saiba o resto dessa história e vou dar uma dica: o sinal de SOS não é alguém avisando que o universo está prestes a ser infestado pelo horror hediondo que é esse jogo. Seria um aviso mais útil, na minha opinião.


Pra começar, a história desse jogo não faz nenhum sentido e eles sequer se esforçam pra que faça: nossos heróis descem no planeta, veem que obviamente deu merda e tá cheio de corpo estraçalhado por aí e simplesmente não dão meia volta e vão embora pq... hã... então, por razão nenhuma, literalmente. 

Eles não são nem uma equipe de fuzileiros navais nem nada, mas terraformadores - um médico, um cientista, um piloto e apenas um soldado. Ninguém iria sequer murmurar se eles apenas fizessem uma nota para telefonar para alguém avisando sobre o que encontraram quando voltassem para a segurança em seu sono criogênico. Eles são caçadores de aliens profissionais, eles são apenas caras normais que desceram pra ajudar, encontraram todo mundo morto e continuaram ali explorando EM UM UNIVERSO QUE ELES SABEM PERFEITAMENTE QUE ALIENS EXISTEM apenas pq sim.

Taqueopareo Cryo, mas pelo menos tenta né minha filha?

Meu amigo, se eu sou uma pessoa comum que foi atender um SOS e encontro todo mundo desaparecido e corpos assim em universo que Aliens são um fato publico, minha nave já tava cantando pneu pra longe mas antes de eu terminar essa frase!

A boa noticia, entretanto, é que você não vai notar esse rombo catastrófico na (ausencia) de roteiro. A noticia ruim é que vc não vai notar isso pq está ocupado demais com os OUTROS problemas desse jogo.

Pra começar, tem a questão do tempo. Tudo que você faz tem um tempo limite com uma nova crise aparecendo à medida que avança. Levar muito tempo para explorar (o que, na minha opinião, é meio que o ponto de um point'n click) resulta em morte. Se você demorar apenas um minuto ou dois a mais do que deveria para pousar a nave, ela será destruída por asteróides. Demore muito explorando uma nova seção e o planeta literalmente explodirá. Você inevitavelmente morrerá ao longo do caminho e terá que usar o conhecimento que adquiriu para fazer tudo de novo, mas mais rápido. Yay, fun...

"A gente tem armas e podia acabar com o sofrimento do cara, mas vamos deixar ele agonizando aí até um chestbuster aparecer por motivo nenhum" - sua party é bem babaca, na verdade

Para adicionar ofensa a injúria, enquanto os personagens sabem que tem limite de tempo para fazer as coisas, eles acham que é melhor gastar esse tempo fazendo tiradinhas uns com os outros, brigando e dando em cima da membro feminina da equipe com frases como "Qual é o seu problema, boca gostosa?"

Não surpreendentemente, sua resposta é fazer essa cara:


Eu já comentei que sua party é bem babaca e vc ativamente torce pelos Aliens?

Adicionalmente, esses 15 minutos por seção de jogo que você tem antes do game over é cheio de coisas que precisam ser feitas e, não tão raramente assim, objetos do tamanho de pixels que precisam ser encontrados.

Não ajuda muito que as coisas que você precisa fazer façam pouco sentido, esse é um DAQUELES point'n click que vc precisa de nada menos do que uma vidente para imaginar o que os desenvolvedores estavam fumando pensado quando desenharam os puzzles desse jogo.

Um dos exemplos de puzzle desse jogo é que você tem que selecionar o médico do time pra usar um serrote nesse cara pra cortar a mão dele pq dali a algumas horas vc vai precisar do handprint para um scanner. Enquanto o médico faz isso ele diz "Espero que você não se importe se pegarmos isso emprestado" enquanto ri, enfiando-a mão no bolso para uso posterior. Come esses caras, aliens.

E se o jogo não consegue fazer nem o básico do básico de um point'n click, imagine então quando a Cryo tenta ir além e implementar mecanicas mais complexas no jogo. Oh boy... vamos lá: a ideia era que Aliens fosse um híbrido de point'n click com jogo de sobrevivencia, onde coisas como moral e fome precisariam ser gerenciadas junto com a resolução dos puzzles. 

Mais ou menos.


Na pratica quase nada disso realmente faz parte do jogo, sendo que o aspecto "sobrevivencia" do jogo se resume a esquecer de alimentar a equipe no início significa que todos ficarão loucos mais tarde. Isso significa usar uma das máquinas de venda automática mais lentas já criadas, com todos os quatro membros da tripulação precisando estar com suas barras de fome cheias.

Sério, vc precisa colocar a comida no inventario separado de cada personagem e então alimentar eles aproximadamente 4 pizzas cada um pq nosso time é composto de Magalis, aparentemente. E com a velocidade que o jogo faz isso, leva cerca de meia hora só gerenciando inventário pra alimentar todo mundo. Yay, fun...

 O atributo "moral" é pior ainda, pq ele esta lá para... hã, então o que ele faz exatamente é... olha, vou ser sincero com vocês: passados 27 anos do lançamento do jogo ninguém ainda descobriu SE ele faz alguma coisa e em fazendo, ninguém sabe o que ele faz. Não que pessoas o suficiente se importem com esse jogo para continuar investigando isso, mas é isso.

E essa é toda informação que o jogo te dá

Quando não estão ocupados desviando asteroides a cada quinze minutos, o jogo se resume a vagar por uma base vazia pegando cartões-chave e acionando interruptores. Nada acontece. Nada. Eu esperava pelo menos algum Alien pulando do escuro, mas nada, nenhuma surpresa acontece. O momento mais cheio de ação é lutar contra dois robôs de manutenção, que lutam tão bem quanto você poderia imaginar.

Pra não dizer que NADA acontece, lá pela metade do jogo você encontra o Exposition Guy, esse cara:


Um único NPC então vomita todo enredo do jogo de uma paulada só, o que é o Oscar da narrativa ruim, e o que está acontecendo aqui é... vamos lá, adivinhe. Eu te desafio a adivinhar o plot desse jogo, duvido que você consegue adivinhar a trama em um jogo de Alien!

Mas se você disse que o que aconteceu aqui é que idiotas estão tentando transformar os aliens em armas biológicas... É CLARO QUE VOCÊ DISSE ISSO PORQUE NESSE UNIVERSO SÓ EXISTE UM ÚNICOAliens: Labyrinth MALDITO PLOT!!!. Mas tem mais, ele explica que para financiar o projeto eles desenvolveram uma droga baseada na gosma dos ovos de Alien e com o dinheiro do tráfico bancar a instalação toda.

Que utilidade isso tem? Nenhuma, mas eu queria que você soubesse que o plot desse jogo envolve alguém ficar doidão de baba de Alien. Pois é.

E aí jovem, tá afim de um xenomorfo diferenciado?

Com a grande revelação chocante revelada, o jogo enrola mais um pouco até a equipe perder sua nave para sua própria estupidez, à qual o elenco reage com tanto entusiasmo quanto um palhaço suicida em um concurso de arremesso de torta, o resto do jogo é literalmente tentar sair da base antes que os Space Jockeys nukeiem o planeta. 


Isso envolve passar por uns combates isometricos terrivelmente desenhados e supondo que você sobreviva, a tripulação encontra outra nave, sobe a bordo e decola, e é isso. Ou seja, eles fazem o que deveriam ter feito no instante que desceram e viram que tava todo mundo morto por Aliens.

Esse jogo é à licença de filme mais vazia e inútil que eu já encontrei. Ele não conta uma nova história neste universo, conta a mesma história com personagens novos... sei lá a troco de que isso...  e desperdiça completamente os alienígenas mais icônicos da ficção científica, tornando-os figurantes em um point'n click monótono.

O verdadeiro horror é que, no futuro, esta será considerada uma decoração chique.

Mesmo que os elementos de survival horror tivessem sido implementados como os atributos de fome e moral indicam que era a ideia, mesmo isso não teria salvado esse naufrágio. É uma história que não precisava ser contada, com absolutamente nenhuma ideia de como construir tensão ou usar os elementos para qualquer coisa que valha a pena. O elenco é odioso na melhor das hipóteses, as suas falas são mal escritas, o gerenciamento de inventário é doloroso e os puzzles necessitam de mais drogas do que é seguro consumir para entender sua lógica.

Porém tudo isso que eu falei, por pior que seja, não é a pior coisa desse jogo. Mas nem de perto. O vencedor do grande prêmio é, acredite ou não, o sistema de troca de disco. Sempre que o jogo começa, ele sempre pede o primeiro CD. Tá, mas qual o problema disso?

Espero que vc goste desse GIF, você vai ver ele mais do que qualquer outra coisa durante o jogo

Bem, se você tem um save no CD2, você tem que começar com o CD1 e trocar imediatamente após carregar o save. Se você está no CD2 e quer sair do jogo, você realmente precisa colocar o CD1 apenas para chegar ao menu principal com o botão “sair” para voltar ao DOS. Caso contrário, você terá que desligar a energia do computador para sair.

Os saves são igualmente irritantes. Você pode salvar em qualquer lugar, mas sempre volta a nave quando recarregar. Seu progresso e itens serão mantidos, mas você precisa equipar os personagens com a interface ultralenta do jogo e voltar para onde parou. 

Eu já disse que estou torcendo pros Aliens? Olha a cara socavel desse sujeito

O que acontece então se você está no CD2 e quer dar load no jogo? Bem, você tem que tirar o CD2 e colocar o CD1 para chegar ao menu principal, carregar o jogo, tirar o CD1 de volta e colocar o CD2 de volta. Repita isso toda vez que você morre ou aqueles timers de 15 minutos terminam.

Sério, é o sistema de carregamento mais hediondamente burro que eu já vi na minha vida, apenas carregar o jogo é sofrimento e dor! Pq dar load tem que ser tão terrível?! Adicione a isso um bug aqui o acolá, ou uma frase sem concordancia nenhuma e você tem a sensação de que este jogo provavelmente tem um desenvolvimento problemático, rushado e subfinanciado. 

Um point'n click de Aliens bom é provavelmente possível, mas definitivamente não é esse.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 025 (Abril de 1996)