sexta-feira, 20 de maio de 2022

[#888][MULTI] PSYCHIC DETECTIVE [Dezembro de 1995]


Para a review com um número tão bonito, 888, um jogo que é... que é ... hã... bem, ele é um jogo, podemos afirmar isso... eu acho? Bem, podemos afirmar que ele definitivamente é alguma coisa, isso ele é!

No papel, PD é um jogo fácil de explicar: ele é uma evolução do que NIGHT TRAP tinha feito dois anos antes. Isso quer dizer que um filme rola, e durante a duração dele você salta de uma camera para outra para ver diferentes cenas e interagir com locais diferentes do cenário. Só que ao invés de uma central de vigilancia monitorando com cameras, aqui você é um psiquico que consegue se projetar para ver e ouvir através dos olhos de outras pessoas.

Com a grande diferença aqui sendo que em NIGHT TRAP o que você tem que fazer é bem simples: ativar armadilhas nos momentos certos para capturar os Melquiores. Bem simples, certo? Em PD o que você tem que fazer para ter o good ending é estar vendo através da pessoa certa na hora certa, mas o que é uma "hora certa" e como descobrir quem? Então... essencialmente você tem que rejogar o jogo umas 15 vezes para descobrir, sendo conservador.

O resultado é que Detetive Psíquico não é um jogo fácil de jogar. Perambular na mente de outras pessoas tem suas desvantagens, porque enquanto você está viajando com outro personagem, seu detetive segue em frente na história e você está perdendo o que ele está fazendo - além, é claro, de que você está perdendo o que quer que seja a outra dúzia de personagens principais esta fazendo. 


E, obviamente, pular continuamente de um personagem para outro é a pior coisa que você pode fazer, porque você não vai aprender o suficiente sobre nada para chegar a lugar nenhum. O problema é agravado pelo fato de que tudo é em tempo real, então personagens e objetos entram e saem da cena rapidamente - se você não se decidir rápido o suficiente se vai entrar na mente de alguém ou pegar algum objeto para ter uma visão de psicometria, você perderá a oportunidade para sempre em poucos segundos.

Como eu disse, o que você pode fazer aqui é jogar várias vezes e tentar identificar e acompanhar os eventos significativos. O que fica repetitivo mesmo que veja cenas diferentes, pq varios trechos são iguais. E de qualquer forma você sempre sentirá que está perdendo metade da ação, o que é claro que está, e uma vez que você começa a rejogar varias vezes os pequenos pedaços de história que você consegue exigem muita paciência para finalmente alguma coisa fazer sentido.

Acredite, pelo menos nas 5 primeiras vezes que você jogar o jogo nada vai fazer sentido nenhum, as frases mal se conectam umas com as outras. Sendo que cada playthrough dura uns 45 minutos... yeah, é uma jornada complicada.

No que diz respeito as questões tecnicas do jogo, esse FMV é um dos melhores do genero - o que não é dizer muito, verdade, mas a atuação é decente. Sim, ela é nota B na melhor das hipóteses e parece que saiu de um filme de terror ruim dos anos 80, mas oferece uma quantidade decente de diversão e humor. Todos os cenários não parecem que foram filmados em chroma-key e os cenários são okay, e a qualidade do vídeo é muito boa para a época e definitivamente acima do que estavamos acostumados.

Com efeito, a Eletronic Arts tirou o escorpião do bolso e toda parte cinematica do jogo foi feito pela Colossal Pictures que tinha experiencia de fazer os efeitos especiais práticos de O Sobrevivente e Top Gun, além de vários videoclipes então eles entendiam alguma coisa de montar um cenário para essa proposta.

Para não dizer que a parte tecnica é perfeita, eu só gostaria de dizer que para um jogo que pede para voce trocar os CDs regularmente... bem, vocês poderiam ter feito os CDs um pouquinho diferentes uns dos outros? Só pra ajudar a identificar qual é qual na hora de trocar? Não? Okay então...


Enfim, como eu digo varias vezes aqui eu tento não pegar muito pesado com jogos que tentam coisas diferentes e, sejamos francos, poucos jogos tentaram algo mais diferente do que Psychic Detective. OA quantidade de trabalho que deve ter dado filmar vários "pontos de vista" e editar tudo para funcionar de forma de uma prática é realmente impressionante. O resultado final pode não ser exatamente bom na definição da palavra, mas definitivamente é muito curioso de se ver.

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 025 (Abril de 1996)