quarta-feira, 17 de agosto de 2022

[#952][Ago/96] TOBAL No 1

Uma sacada interessante aqui é que a contracapa americana é a capa japonesa do jogo, achei bem bacana isso

Como estava o cenário dos jogos de luta 3D no meio de 1996? Bem, nas palavras do grande filosofo de nossos dias:


VIROU PASSEIO, AMIGO! Aparentemente todo mundo e a mãe de todo mundo estava tentando a sorte com a nova modinha da praça, da mesma forma que todo mundo tinha tentado com os jogos de luta 2D após o boom de STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR e é claro que a esse ponto a Square-Enix que era uma das maiores empresas do Japão não ia ficar fora dessa.

Então é claro que eles também tentaram um jogo de luta 3D para chamar de seu. O que nos leva a ser o número 1 de Tobal!

terça-feira, 16 de agosto de 2022

[#951][Fev/96] SID MEIER'S CIVILIZATION 2


SID MEYER'S CIVILIZATION é um dos, senão "Ô", jogo mais ambicioso de todos os tempos. Quer dizer, você literalmente começa com uma tribo na idade da pedra e desenvolve a sua civilização até a conquista espacial. E eu estou falando literalmente: uma das formas de ganhar o jogo é ser a primeira sociedade do mundo a mandar uma missão para Alfa Centauri. "Uma das", existem 6 formas diferente de vencer a partida.

Se tem como um jogo ser mais ambicioso, eu não consigo visualizar como seria isso (embora eu não tenha jogado Everything, pode ser esse o caso). Para um jogo de 1991 então, é absolutamente insano que Sid Meyer não apenas visualizou esse jogo como conseguiu entregar um jogo espetacular, o homem é absolutamente um monstro. Só ver como SIM EARTH falha miseravelmente em um escopo menos ambicioso do que isso.

Sid Meyer in a nutshell

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

[#950][Jun/96] SONIC THE FIGHTERS (ou "SONIC CHAMPIONSHIP" nos EUA)


Review número 950, um número tão bonito de review exige um jogo especial e, boy oh boy, você não realmente fica muito mais especial nesse blog do que contar histórias da Sega segando loucamente. E, sinceramente, você não fica muito mais seguívoro do que essa Segada da Sega. Mas vamos começar do começo...

Em 1996, a Sega estava desenvolvendo um jogo de luta 3D novo para competir com TEKKEN 2 de ter um jogo de luta menos tecnico que VIRTUA FIGHTER e mais ultradinamico do futuro. Esse jogo era Fighting Vipers, e eu falarei ele sobre ele dentro em breve. Até aí tudo bem, le magronese, certo?

domingo, 14 de agosto de 2022

[#949][Fev/96] DUNGEONS & DRAGONS: Shadow Over Mystara


"Masmorras e Dragões: Sombra sobre Mystara" é o terceiro beat'm up da Capcom inspirado em D&D (sendo que é apenas o segundo licenciado, no primeiro KING OF DRAGONS a Capcom não tinha a licença ainda)... o que me leva a uma questão realmente interessante: nós não falamos muito sobre o cenário de RPGs japoneses.

DO QUE TU TÁ FALANDO, CARA, RPGS JAPONESES SÃO UMA DAS COISAS MAIS CONHECIDAS DOS VIDEOGAMES!

Não, não jogos de videogame japoneses do estilo RPG, estou falando de RPG mesmo: uma mesa, fichas, dados, hangear com os dudes, the old stuff. Isso me fez pensar sobre como eram as comunidades de mesa no Japão e que tipo de jogos eles jogam. Kami-sama, eu não fazia ideia do quão fundo essa toca de coelho ia.

sábado, 13 de agosto de 2022

[#948][Jul/96] STAR GLADIATOR: Episode 1 - Final Crusade


Sendo o grande expoente no campo dos jogos de luta 2D (disputando com a SNK), suponho que ninguém realmente fique surpreso em saber que era apenas questão de tempo até ela tentar a sorte no florescente campo dos jogos de luta 3D.

E enquanto a Capcom ainda estudava pra ver qual era a coisa dessa tal de terceira dimensão, as outras empresas enlouqueceram lançando lutadores 3D mais rápido do que você pode dizer  "aiminhanossajogos3Dsãoanovamoda”. Enquanto a Capcom ainda nem sabia direito o que esses tais de jogos 3D comiam, algumas franquias nesse genero já estavam plenamente estabelecidos como BATTLE ARENA TOSHINDENTEKKEN 2 ou VIRTUA FIGHTER. Ou seja, a Capcom não estava apenas atrasada para o baile como a ecologia do genero já estava desenhada e eles precisavam correr atrás do prejuízo (desconfio que essa expressão não faz sentido, mas divago).

E é aqui que entra Star Gladiator, a tentativa da Capcom de começar nessa vida de jogos 3D... o que não é o melhor começo do mundo, pq pouta que o pareo amigo, nomezinho genérico do caramba heim? No lugar da Capcom eu teria escolhido um nome muito mais radical tipo “ORBITAL SOCK’EM” ou “SPACE DEATHNESS” (patentes pendentes). Mas o nome é Star Gladiator mesmo e é o que temos para trabalhar.

sexta-feira, 12 de agosto de 2022

[#947][Jul/96] THE KING OF FIGHTERS 96


Então temos hoje para falar do patch de update do segundo maior acontecimento videogamistico em termos de jogos de luta dos anos 90: o terceiro jogo da série The King of Fighters. Mortal Kombat que me desculpe, mas eu nunca achei MK grande coisa como jogo de luta. Como fenomeno cultural e de popularidade, okay, o sucesso é inegavel, mas como jogo jogo mesmo... os cachorros grandes da época eram Street Fighter e The King of Fighters.

Pessoalmente, eu acho que o representante da SNK nessa luta é melhor que o da Capcom. Sim, eu acho The King of Fighters até esse ponto é melhor que Street Fighter e tem zero de nostalgia envolvida nisso. Pelo contrário, eu cresci jogando Street Fighter e nunca tinha sequer visto pessoalmente um jogo de KOF (em especial pq o jogo nunca saiu pra Super Nintendo, que foi a época que eu mais joguei jogos de luta), mas agora tendo jogado ambos para esse blog não tem como não dizer que eu prefiro o Rei dos Brigadores do que Brigadores Fora da Calçada.

quinta-feira, 11 de agosto de 2022

[#946][Jul/96] VIRTUA FIGHTER KIDS


Você não pode realmente falar de jogos de luta dos anos 90 (ou jogos dessa época em geral, frequentemente) sem falar das "continuações que são patchs de update" e isso que é algo que eu falo frequentemente por aqui. Todo jogo de luta que fazia mais que dois bis e um chocotone de lucro ganhava uma continuação que era o mesmo jogo só que numa versão "1.5".

Só que entre todos os SUPER STREET FIGHTER 2 TURBO e WORLD HEROES JET da vida, tenho que dizer que poucas continuções-update são mais curiosas do que essa: Virtua Fighter Kids é essencialmente Virtua Fighter 2.5... só que com versões chibi dos personagens.

quarta-feira, 10 de agosto de 2022

[#945][Jun/96] X-PERTS


Que a Sega era uma bagunça em 1996 já é um fato amplamente registrado nesse blog, e os grandes erros da Sega são bastante fáceis de apontar. Porém hoje vamos falar sobre um dos erros da Sega mais curiosos: alguém aí lembra de ETERNAL CHAMPIONS

Certamente que não, e nenhum juri do mundo o condenaria por isso. Mas recapitulando brevemente, ETERNAL CHAMPIONS foi a tentativa da Sega de inventar uma franquia de luta para chamar de sua... e que no meio do caminho foi alterado pra ser um cavalo de venda para o golpe chamado Activator. Pouco surpreendentemente, ninguém se importa com ETERNAL CHAMPIONS, certo?

terça-feira, 9 de agosto de 2022

[#944][Mai/96] TREASURE HUNTER G

Durante o seu último ano de vida, o Super Nintendo continuou bastante forte no Japão - como eu contei no post sobre SUPER MARIO 64 - e não é dificil entender o porque dado que o Nintendo 64 lançou com dois fodendos jogos. DOIS. SUPER MARIO 64 e PILOTWINGS 64... e é isso. E enquanto SM64 é uma fodenda obra prima... é o que você tinha para os próximos meses. Boa sorte com isso.

Como eu disse não é muito com o que se trabalhar, então dá pra ver como o Super Nintendo estava forte ainda em 1996. Isso quer dizer que houveram vários jogos jamais lançados no ocidente, e alguns deles realmente notáveis como TACTICS OGRE: Let Us Cling TogetherFRONT MISSION SERIES: Gun Hazard ou BAHAMUT LAGOON. A maioria desses jogos foram lançados em ingles apenas para o PS1 ou mesmo decadas depois para o Nintendo DS (como é o caso de DRAGON QUEST 6: Realms of Revelation) ou até um remake completo para PC como foi o caso de TRIALS OF MANA ou ROMANCING SAGA 3.

segunda-feira, 8 de agosto de 2022

[#943][Jul/96] SATURN BOMBERMAN


Saturn Bomberman tem uma característica marcante e que é ao mesmo tempo sua melhor qualidade e seu maior problema. E isso seria que ele é o melhor jogo de Bomberman já feito até então, esse é o maior poder do jogo até então.

E COMO SER O MELHOR JOGO DE BOMBERMAN PODE SER UMA COISA RUIM?