Sendo o grande expoente no campo dos jogos de luta 2D (disputando com a SNK), suponho que ninguém realmente fique surpreso em saber que era apenas questão de tempo até ela tentar a sorte no florescente campo dos jogos de luta 3D.
E enquanto a Capcom ainda estudava pra ver qual era a coisa dessa tal de terceira dimensão, as outras empresas enlouqueceram lançando lutadores 3D mais rápido do que você pode dizer "aiminhanossajogos3Dsãoanovamoda”. Enquanto a Capcom ainda nem sabia direito o que esses tais de jogos 3D comiam, algumas franquias nesse genero já estavam plenamente estabelecidos como BATTLE ARENA TOSHINDEN, TEKKEN 2 ou VIRTUA FIGHTER. Ou seja, a Capcom não estava apenas atrasada para o baile como a ecologia do genero já estava desenhada e eles precisavam correr atrás do prejuízo (desconfio que essa expressão não faz sentido, mas divago).
E é aqui que entra Star Gladiator, a tentativa da Capcom de começar nessa vida de jogos 3D... o que não é o melhor começo do mundo, pq pouta que o pareo amigo, nomezinho genérico do caramba heim? No lugar da Capcom eu teria escolhido um nome muito mais radical tipo “ORBITAL SOCK’EM” ou “SPACE DEATHNESS” (patentes pendentes). Mas o nome é Star Gladiator mesmo e é o que temos para trabalhar.
O ano é 2348. A viagem interestelar é uma realidade e as relações com alieniginas são algo parte do cotidiano, de forma relativamente pacifica até. Tudo parece estar bem com o universo... até que um cientista louco maligno do mal que odeia o bem chamado Bilstein descobre a técnica secreta para capturar um tipo de energia secreta da mente humana chamada "plasma" - embora não esteja claro se isso é uma coisa nova ou se existe uma razão para eles terem usado uma palavra que já existe.
Seja como for, o Dr. Bilstein monta um exercito para dominar o universo usando o poder do Plasma e em resposta a isso a Federação da Terra monta o projeto "Star Gladiator", selecionando individuos "plasmisticos" para impedir o Bilzão da massa... o que significa que eles vão lutar entre si pq eliminar aos seus soldados em um torneio interno é de alguma forma mais eficiente do que juntar todo mundo para meter a porrada no cara... hã, whatever dude...
De qualquer forma, Star Gladiator é um jogo de luta 3D bastante padrão. Os controles são uma reminiscência de Tekken 2 , embora um pouco mais simples. A maioria dos movimentos são alcançados através de sequencias de botões (em oposição aos comandos mais Street Fighter de Toshinden).
Há nove lutadores à sua disposição e apenas três deles são humanos, os outros sendo, bem... aliens. Para o melhor ou para o pior. Jogue como Gamof Gohgry, a coisa urso/Ewok do Planeta DeRosa. Ou confira Rimgal, o homem-dinossauro com um porrete de caveira. E só para zoeira ser completa, assuma a persona de Saturn Dyer, o artista de rua performer de ioiô com a cabeça afiada com a pele verde pastosa e os novos movimentos break dance (eu não estou inventando isso). O design de personagens é bem.... diferente... tenho que dar isso a Capcom.
Então isso é uma coisa boa, certo? Certo... vc poderia achar que eu iria fazer alguma objeção aqui mas não. O design dos personagens é cool e os os gráficos são surpreendentemente nítidos. Na verdade, eles são os melhores que foram feitos em um jogo 3D até então. Alguns dos lutadores têm até dedos individualmente renderizados e animados! Lembre-se que estamos falando de um jogo de PS1, então isso é realmente algo digno de nota!
Porém o elemento mais importante em qualquer jogo de luta é, obviamente, a luta, e nisso Star Gladiator é apenas comum nesse aspecto. Claro que é interessante que a Capcom faça um jogo "okay" quando não tem experiencia nenhuma em jogos desse tipo, mas tem que ser dito que o jogo é apenas okay mesmo.
Star Gladiator usa um sistema de quatro botões: dois botões de ataque que utilizam a arma, um ataque de chute e uma defesa... essencialmente o jogo é uma versão do homem pobre de Tekken 2, mas sem os agarrões e sem os combos divertidos... e um pouco mais lento.
Pra não dizer que o jogo não faz nada NADA de próprio, Star Gladiator apresenta o sistema "Plasma Combo". Cada lutador tem suas próprias sequências de combo e quando um lutador junta cinco golpes, ele pode iniciar um "Plasma Final", que desencadeia um ataque poderoso no final do combo. É uma forma diferente de dar o ataque especial e um tanto mais simples do que o sistema usado no KILLER INSTINCT GOLD (não que isso seja muito dificil), isso tem que ser dito.
Ainda sim não é nada de outro mundo, é apenas competente... adicionte a isso um sistema de Ring Out e temos um jogo que definitivamente não é ruim, mas que é apenas mais um mesmo numa época que os jogos de luta 3D eram relativamente jovens ainda.
Dessa forma não é realmente surpresa que Star Gladiator dificilmente foi o grande sucesso que a Capcom esperava. Com efeito, a Capcom meio que viu que essa coisa de jogo de luta 3D não valia o trabalho e continuaram fazendo o que eles sabiam fazer. Para não dizer que a Capcom nunca tentou nada NADA mais no estilo, esse jogo teve uma sequência chamada "Plasma Sword: Nightmare of Bilstein"... nome massa... que saiu para arcades e só foi portada para Dreamcast.
Mas meio que ficou nisso, fora nisso a Capcom agradeceu a experiencia mas...
Edição 107 (Setembro de 1996)