sábado, 13 de agosto de 2022

[#948][Jul/96] STAR GLADIATOR: Episode 1 - Final Crusade


Sendo o grande expoente no campo dos jogos de luta 2D (disputando com a SNK), suponho que ninguém realmente fique surpreso em saber que era apenas questão de tempo até ela tentar a sorte no florescente campo dos jogos de luta 3D.

E enquanto a Capcom ainda estudava pra ver qual era a coisa dessa tal de terceira dimensão, as outras empresas enlouqueceram lançando lutadores 3D mais rápido do que você pode dizer  "aiminhanossajogos3Dsãoanovamoda”. Enquanto a Capcom ainda nem sabia direito o que esses tais de jogos 3D comiam, algumas franquias nesse genero já estavam plenamente estabelecidos como BATTLE ARENA TOSHINDENTEKKEN 2 ou VIRTUA FIGHTER. Ou seja, a Capcom não estava apenas atrasada para o baile como a ecologia do genero já estava desenhada e eles precisavam correr atrás do prejuízo (desconfio que essa expressão não faz sentido, mas divago).

E é aqui que entra Star Gladiator, a tentativa da Capcom de começar nessa vida de jogos 3D... o que não é o melhor começo do mundo, pq pouta que o pareo amigo, nomezinho genérico do caramba heim? No lugar da Capcom eu teria escolhido um nome muito mais radical tipo “ORBITAL SOCK’EM” ou “SPACE DEATHNESS” (patentes pendentes). Mas o nome é Star Gladiator mesmo e é o que temos para trabalhar.

O ano é 2348. A viagem interestelar é uma realidade e as relações com alieniginas são algo parte do cotidiano, de forma relativamente pacifica até. Tudo parece estar bem com o universo... até que um cientista louco maligno do mal que odeia o bem chamado Bilstein descobre a técnica secreta para capturar um tipo de energia secreta da mente humana chamada "plasma" - embora não esteja claro se isso é uma coisa nova ou se existe uma razão para eles terem usado uma palavra que já existe.

Seja como for, o Dr. Bilstein monta um exercito para dominar o universo usando o poder do Plasma e em resposta a isso a Federação da Terra monta o projeto "Star Gladiator", selecionando individuos "plasmisticos" para impedir o Bilzão da massa... o que significa que eles vão lutar entre si pq eliminar aos seus soldados em um torneio interno é de alguma forma mais eficiente do que juntar todo mundo para meter a porrada no cara... hã, whatever dude...

De qualquer forma, Star Gladiator é um jogo de luta 3D bastante padrão. Os controles são uma reminiscência de Tekken 2 , embora um pouco mais simples. A maioria dos movimentos são alcançados através de sequencias de botões (em oposição aos comandos mais Street Fighter de Toshinden).

Há nove lutadores à sua disposição e apenas três deles são humanos, os outros sendo, bem... aliens. Para o melhor ou para o pior. Jogue como Gamof Gohgry, a coisa urso/Ewok do Planeta DeRosa. Ou confira Rimgal, o homem-dinossauro com um porrete de caveira. E só para zoeira ser completa, assuma a persona de Saturn Dyer, o artista de rua performer de ioiô com a cabeça afiada com a pele verde pastosa e os novos movimentos break dance (eu não estou inventando isso). O design de personagens é bem.... diferente... tenho que dar isso a Capcom.


Então isso é uma coisa boa, certo? Certo... vc poderia achar que eu iria fazer alguma objeção aqui mas não. O design dos personagens é cool e os os gráficos são surpreendentemente nítidos. Na verdade, eles são os melhores que foram feitos em um jogo 3D até então. Alguns dos lutadores têm até dedos individualmente renderizados e animados! Lembre-se que estamos falando de um  jogo de PS1, então isso é realmente algo digno de nota!

Porém o elemento mais importante em qualquer jogo de luta é, obviamente, a luta, e nisso Star Gladiator  é apenas comum nesse aspecto. Claro que é interessante que a Capcom faça um jogo "okay" quando não tem experiencia nenhuma em jogos desse tipo, mas tem que ser dito que o jogo é apenas okay mesmo. 


Star Gladiator usa um sistema de quatro botões: dois botões de ataque que utilizam a arma, um ataque de chute e uma defesa... essencialmente o jogo é uma versão do homem pobre de Tekken 2, mas sem os agarrões e sem os combos divertidos... e um pouco mais lento.

Pra não dizer que o jogo não faz nada NADA de próprio, Star Gladiator apresenta o sistema "Plasma Combo". Cada lutador tem suas próprias sequências de combo e quando um lutador junta cinco golpes, ele pode iniciar um "Plasma Final", que desencadeia um ataque poderoso no final do combo.  É uma forma diferente de dar o ataque especial e um tanto mais simples do que o sistema usado no KILLER INSTINCT GOLD (não que isso seja muito dificil), isso tem que ser dito.


Ainda sim não é nada de outro mundo, é apenas competente... adicionte a isso um sistema de Ring Out e temos um jogo que definitivamente não é ruim, mas que é apenas mais um mesmo numa época que os jogos de luta 3D eram relativamente jovens ainda.

Dessa forma não é realmente surpresa que Star Gladiator dificilmente foi o grande sucesso que a Capcom esperava. Com efeito, a Capcom meio que viu que essa coisa de jogo de luta 3D não valia o trabalho e continuaram fazendo o que eles sabiam fazer. Para não dizer que a Capcom nunca tentou nada NADA mais no estilo, esse jogo teve uma sequência chamada "Plasma Sword: Nightmare of Bilstein"... nome massa... que saiu para arcades e só foi portada para Dreamcast.

Mas meio que ficou nisso, fora nisso a Capcom agradeceu a experiencia mas...


MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 107 (Setembro de 1996)


Edição 110 (Dezembro de 1996)


Edição 112 (Fevereiro de 1996)

MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 026 (Maio de 1996)


Edição 030 (Setembro de 1996)


Edição 031 (Outubro de 1996)


Edição 032 (Novembro de 1996)


MATÉRIA NA GAMERS
Edição 010 (Agosto de 1996)

Edição 014 (Janeiro de 1997)