quarta-feira, 14 de setembro de 2022
[#973][Set/96] 9: The Last Resort
terça-feira, 13 de setembro de 2022
segunda-feira, 12 de setembro de 2022
[#972][Mar/96] KIRBY SUPER STAR
Nossa história de hoje começa com um dos nomes mais proeminentes e relevantes da industria dos videogames: Masahiro Sakurai.
O FAMOSO... QUEM?
domingo, 11 de setembro de 2022
[#971][Set/96] VIRTUA FIGHTER 3
sábado, 10 de setembro de 2022
[#970][Dez/95] FAR EAST OF EDEN: Tengai Makyou Zero
Uma coisa que eu me pergunto de vez é como seriam os jogos de Super Nintendo hoje se houvesse sido continuado o desenvolvimento de jogos para o console. Você sabe, a tecnologia de hoje mas usando o mesmo hardware de 1990, que tipo de jogos teriamos?
Bem, a resposta mais realista que eu consigo imaginar é que simplesmente seria instalado um computador no próprio cartucho - tipo um raspberry pi - e ele faria o pesado do processamento por si só. Sim, as vezes eu penso isso, eu sou divertido em festas.
sexta-feira, 9 de setembro de 2022
[#969][Set/96] KIZUNA ENCOUNTER: Super Tag Battle
E seguindo nossa sanha de jogos que ninguém absolutamente lembrava mas que mesmo assim ganharam uma continuação, o que aparentemente é uma coisa agora por alguma razão, anteriormente eu falei de DARK SAVIOUR a continuação inesperada de LANDSTALKER para Saturn e hoje eu vou falar de nada menos do que a continuação de SAVAGE REIGN.
E sim, eu sei que você não lembra nem remotamente que pachorras é um SAVAGE REIGN ou pq ele ganhou uma continuação, mas a verdade é que... bem, nem eu sei realmente. Quer dizer, o melhor que eu pude especular na época é SAVAGE REIGN foi criado exclusivamente para preencher o espaço dos anos 2000 nos jogos da SNK pq eles tinham ART OF FIGHTING ambientado nos anos 80 e FATAL FURY: The King of Fighters nos anos 90.
quinta-feira, 8 de setembro de 2022
[#968][Ago/96] DARK SAVIOUR
segunda-feira, 5 de setembro de 2022
[#967][Set/96] THREE DIRTY DWARVES
Este blog não é apenas diversão, é também muita informação e por isso mesmo hoje nós vamos desmistificar um conceito equivocado que muitas pessoas tem a respeito dos videogames: Three Dirty Dwarves não é, eu repito, NÃO É a continuação ou o sucessor espiritual de THE LOST VIKINGS. Sim, eu sei que é uma ideia muito comum, mas apenas não está correta.
O QUE? ABSOLUTAMENTE NINGUÉM ALÉM DE VC PENSAVA ISSO!
Hã... bem, pode ser, mas isso é meio que tudo que eu lembrava desse jogo, que eu achava que era algum tipo de spin-off de THE LOST VIKINGS. Acontece que não é, não tem nada haver nem é minimamente relacionado. Isso sendo esclarecido para todo mundo que tinha essa ideia errada...
OU SEJA, APENAS VC
... isso sendo esclarecido para mim, vamos ver que tipo de jogo os três anões sujos são.
domingo, 4 de setembro de 2022
[#966][Out/96] POWERSLAVE (ou "Exhumed" na Europa)
1996 foi um ano complicado para se lançar um FPS. Isso porque, pra começar, QUAKE chegou chutando o pau da barraca e reformulou a forma como se pensava o próprio genero. A formula de não apenas o jogo ser inteiramente 3D, mas usar o teclado para andar e o mouse para mirar passou a ser o novo padrão a ser seguido.
Claro, tem que ser considerado que a ID Software tinha acabado de inventar o estilo e ia levar um tempo para outras empresas aprenderem a emula-lo, porém não muda o fato que poucas coisas podiam competir pela atenção dos jogadores com QUAKE. Uma delas era tentar a sorte com o bom e velho estilo de faux-3D de DOOM, porém nesse nicho também era muito dificil competir com a atitude incrivelmente noventista de DUKE NUKEM 3D.
Então sanduichados entre QUAKE e DUKE NUKEM 3D, não se sinta particularmente culpado se você não conhecer vários outros lançamentos do genero FPS nessa época. O que inclui nunca ter ouvido falar nesse Escravo Poderoso, já que mesmo na época ninguém estava prestando muita atenção. Mas isso sendo dito, que espécie de jogo esse é então?
sábado, 3 de setembro de 2022
[#965][Ago/96] OVERBLOOD
Em 1996, quando RESIDENT EVIL saiu para o PS1 e se tornou uma dos maiores sucessos pangalacticos globaliticos, tão grande que dura a até os dias de hoje, muitas pessoas perderam a bacurinha. Não apenas os jogadores da época, maravilhados pela experiencia de terror de sobrevivencia com pitadas de ação, puzzle e filme B, mas também os desenvolvedores de jogos que pensaram "hã, essa formula é o segredo do sucesso para fazeres muitos dinheires!".
Então, obviamente, muitas desenvolvedoras começaram uma corrida do ouro para fazer um RESIDENT EVIL para chamar de seu. O problema, no entanto, é que se fosse fácil fazer um RESIDENT EVIL, então qualquer um teria feito um RESIDENT EVIL, dã. O que tivemos no lugar foi uma leva de tentativas de clones de RESIDENT EVIL que são francamente HEDIONDOS. Como por exemplo, eu já falei aqui de FADE TO BLACK, que é uma tentativa de emular RESIDENT EVIL... só que uma tentativa muito, muito, muito ruim. Oh Deus, como é ruim. Na verdade teria que melhorar muito para ser "apenas" ruim... bem, voce pegou a ideia.
De qualquer forma, entra no jogo de emplacar o seu RE a Riverhill Soft, uma empresa japonesa conhecida por... bem, nada realmente. Fazer ports de jogos para o PC Engine e FM Towns (como o port de PRINCE OF PERSIA ou FACEBALL 2000). Os seus jogos próprios mesmo não eram nada realmente para se escrever para casa a respeito, como HYPER 3D TAISEN: Gebockers. Vish, temos um ambiente propicio a grandes coisas aqui ou o que?