segunda-feira, 6 de março de 2023
[#1063][Mar/97] THE CITY OF LOST CHILDREN
domingo, 5 de março de 2023
[#1062][Dez/96] WILD ARMS
Agora, esse é um jogo muito importante para mim. Sabe, em 1997 o Super Nintendo estava praticamente acabado e era hora de querer o videogame da próxima geração. Enfase no "querer", porque independente do que eu quisesse ou não, minha família não tinha a minima condição financeira - mas hey, uma criança tem que sonhar, não?
Tendo crescido com um famiclone e posteriormente um Super Nintendo, era dado que o Nintendo 64 seria a continuação óbvia. Porém não tinha como não notar que a cada mês o Playstation ganhava mais e mais páginas na Ação Games enquanto o videogame da Nintendo não apresentava muita coisa realmente (salvo BLAST CORPS, que como eu citei naquele texto foi o único jogo que REALMENTE me impressionou), gerando uma dúvida legitima se esse tal de Playstation não seria uma melhor opção.
E essa dúvida se transformou em certeza quando eu vi na locadora do bairro ESSA abertura:
sábado, 4 de março de 2023
[#1061][Mar/97] OUTLAWS
sexta-feira, 3 de março de 2023
[#1060][Jan/97] MAGIC THE GATHERING: Battlemage
quinta-feira, 2 de março de 2023
[#1059][Ago/97] THE LOST WORLD: Jurassic Park
Eu posso ser acusado de loucura por muitos motivos...
... COMO TER UM BLOG (NINGUEM MAIS LE BLOGS) COM MAIS DE MIL REVIEWS QUE NINGUEM LÊ, POR EXEMPLO...
... é, tem isso. Mas eu dizia que podem me chamar de louco por várias razões, mas não porque eu digo coisas como fazer um dos maiores, mais aclamados, e mais consagrados filmes de todos os tempos é uma coisa ruim. Eu sei que não é, eu não sou louco a esse nível!
SINTO QUE AÍ VEM UM "MAS"
quarta-feira, 1 de março de 2023
[#1058][Abr/97] THE GREAT BATTLE 6
E chegou a tão esperada hora, a hora mais aguardada por crianças e crianços de todo o Japão: a hora que a Bandai e seu braço nos videogames, a Banpresto, se juntam para dar o que todos queremos, aquela ordenhada safada na franquias de onde eles conseguiam arrancar qualquer centavo. Estou falando, é claro, do que no Japão é chamado de "Compati Hero", onde eles juntam três das franquias mais populares da Bandai na época sem nenhum outro motivo que senão grana fácil.
terça-feira, 28 de fevereiro de 2023
[#1057][Abr/97] TOBAL 2
Esse não é um take particularmente original sobre o assunto, e certamente já foi repetido o suficiente por diversas pessoas - inclusive eu na época, mas TOBAL No 1 é essencialmente lembrado como o jogo que você comprava o demo de FINAL FANTASY 7 e vinha de brinde um jogo de luta... um não particularmente incrível, mas então todo mundo só se importava mesmo com o "CD Bonus" que vinha com a demo de FF7.
TOBAL No 1 nem é um jogo particularmente ruim, apenas é incrivelmente medíocre em tudo que ele faz ao ponto que nenhum juri do mundo te condenaria por esquecer que ele existe no intervalo de tempo entre parar de jogar e chegar até o console pra desligar ele.
Mas hey! Sabe o que TOBAL No 1 precisa? Quer dizer, REALMENTE precisa?
ALGO DIGNO DE ATENÇÃO EM QUALQUER CAMPO POSSÍVEL?
BOLOQUES, eu te digo! O que ele precisa é uma continuação lançada apenas 8 meses depois! Pq é claro que é isso que vai fazer essa franquia decolar!
... VOU DAR UM CHUTE LOUCO AQUI, MAS ARRISCO DIZER QUE ESSE FOI O ÚLTIMO JOGO DA SÉRIE, NÉ?
É, foi. Pouco surpreendente, huh?
segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023
[#1056][Abr/97] ALUNDRA
Alundra é um daqueles jogos dos quais eu reconheço o nome por grande parte da minha vida, mas nunca soube exatamente sobre O QUE ele era. Quer dizer, eu sabia que era um Action RPG... e meio que é isso. Agora, tendo jogado algumas dezenas de horas dele, posso afirmar que a descrição mais precisa que eu posso fazer desse jogo é um meio termo entre The Legend of Zelda: Breath of the Wild e um livro do Stephen King.
UAU, ALGUÉM ESQUECEU DE TOMAR OS SEUS REMÉDIOS HOJE, HEIM...
Pelo contrário, Jorge! Eu tomei uma grande dose de Alundra! Pq, vc sabe, o nome do jogo parece nome de remédio para alergia ou algo assim... e é essa é a piada...
...
Hã, seja como for, meu ponto é que se essa não é a descrição mais única que eu já vi nesse blog em mais de 1055 jogos, então eu não sei mais o que seria! Então, vamos começar do começo...
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023
[#1055][Dez/96] PARAPPA THE RAPPER
Hoje é dia de mais um daqueles jogos especiais: aqueles que eu lembro de ter chamado minha atenção quando eu vi na Ação Games, mas eu nunca realmente tinha jogado até agora. Nesse caso, em particular, é mais ainda pq enquanto hoje jogos de ritmo são bem conhecidos e estabelecidos, na época era algo completamente inédito e eu sequer podia conceber como seria um jogo de ritmo musical.
Honestamente, me senti incrivelmente velho agora pensando que eu vivi em um mundo que não existia Guitar Hero ou máquinas de Just Dance (ou algum equivalente disso) em todos os shoppings do mundo...
Como de costume, a capa japonesa do jogo é bem mais |
Mas será que Parappa, o rappeador - um dos primeiros jogos de ritmo musical de todos os tempos, e certamente o primeiro desse blog - é bom ou suas mãos viram espaguetti da mamãe?
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2023
[#1054][Mar/97] BLOOD
Quando DOOM foi lançado em 1993, foi um daqueles fenômenos que dividem os videojogos, não, a própria humanidade em antes e depois. A visão em primeira pessoa, os ambientes pseudo-3D e o foco na boa e velha ultraviolencia de arrancar intestinos de demonios em Marte ao som de metal pesadão impressionou o mundo inteiro.
Tanto que após o lançamento de DOOM, os muitos jogos de tiro em primeira pessoa que sairam tentando emular a DOOMmania não eram chamados de FPS como hoje e sim de Doom-clones. Embora o termo Doom-clone possa não parecer tão elogioso, o raciocínio básico é definitivamente adequado: em essência, um Doom-clone é um jogo de tiro em primeira pessoa feito utilizando uma mistura de sprites 2D e ambientes 3D, simulando a experiência de andar por um mundo 3D crível. Com muitos tiros. Porém o que realmente faz um Doom-clone ser um Doom-clone é o foco em armas bizarras e fantasticamente violentas misturadas com um level design estilo labirinto com objetivos centrados em encontrar a chave certa para abrir a porta certa.