Por volta de 1999 com o catastrófico fracasso do 3DO, a 3DO Company já havia seguido o caminho das produtoras de videogames que tomaram uma dura dose de realidade que videogames não são para abilolados que fazem as coisas na moda louca because pareceu uma boa ideia na hora. Hmm, me pergunto que outras empresas biruleibe das ideias aprenderão esta dura lição...
domingo, 13 de outubro de 2024
[#1317][Mar/1999] ARMY MEN 3D
sábado, 12 de outubro de 2024
[#1316][Mar/1999] PEPSIMAN
4 de março de 1999. Aqui estamos nós, meninos e meninas, 4 de março de 1999. Ou se preferir, a review número 1316 desse blog. Guarde o momento como preferir, o que realmente importa é que nós chegamos aqui. Caras, nós realmente chegamos aqui!
VOCÊ ESTÁ REALMENTE ANIMADO COM ESSE JOGO APARENTEMENTE ALEATÓRIO... ISSO NUNCA É UMA COISA BOA. NORMALMENTE ISSO SIGNIFICA QUE O JOGO É SOBRE FURRY, MAS EU REALMENTE DUVIDO QUE ESSE SEJA O CASO AQUI... ENTÃO VAMOS LÁ, QUAL É REALMENTE O GOLPE?
Não tem golpe nenhum, Jorge, eu apenas estou genuinamente feliz pq chegamos a um momento nesse blog que eu esperei desde o primeiro dia. E que dia é esse, você pergunta? Ora, nada menos que o dia de falar do homem, do mito, da LENDIA... PEPSI MAAAAAAAAAAAN!!!
sexta-feira, 11 de outubro de 2024
[#1315][Mar/1999] GEX 3: Deep Cover Gecko
Hey, olha só o jogo do Gex! O Gecko! The Gexter! Nosso G-Boy, amirite?!
VOU DAR UM PALPITE LOUCO E DIZER QUE VOCÊ NÃO TEM A MAIS REMOTA LEMBRANÇA DE QUEM É O GEX É...
Tá, não. Quer dizer, eu sei por cima que ele começou a carreira como uma tentativa desesperada de ser um mascote com ATITUDE SEU COROA do 3DO... puta merda, que missão ingrata, 3DO é de foder com a vida de qualquer um... mas enfim, e que depois disso ele teve um jogo quase bom que copiava o que podia de SUPER MARIO 64 em GEX: Enter the Gecko.
Eu tive que realmente ler as minhas reviews de GEX e de GEX: Enter the Gecko para lembrar que essa franquia é marcada por jogos QUASE bons. GEX é QUASE um excelente jogo de plataforma, mas... GEX: Enter the Gecko é QUASE um excelente plataforma 3D, mas...
Então a pergunta que não quer calar na fatídica e última aparição do nosso Gexonator nos videojogos é: e aí, agora vai? Será esse o jogo do Gexonício que ficará marcado em nossas memórias para sempre?
POSSO TE GARANTIR QUE NÃO SERÁ. EXISTE UM MOTIVO PELO QUAL NINGUÉM LEMBRA DE GEX HOJE EM DIA, TE GARANTO.
Bem, é aí que nós discordamos, Jorge. Existem dois grandes motivos sim pelos quais esse jogo entra na galeria de frente da história dos videogames!
quinta-feira, 10 de outubro de 2024
[#1314][Mar/1999] UM JAMMER LAMMY
Em 1996, Masaya Masura apresentou ao mundo uma ideia deveras criativa: uma forma de fazer música, mas sem a complexidade da mesma. Toda a sensação que vc está tocando algum instrumento, porém com instruções simples na tela e apenas 6 botões ao invés da profundidade de acordes e timbres que exigem anos de prática por horas para ser dominada. Ou seja, um brinquedo para o usuário achar que estava fazendo música, mas sem a real complexidade do processo.
Esse jogo foi conhecido como PARAPPA THE RAPPER e obviamente que foi um sucesso do tamanho da Cornuália, sendo um dos 60 jogos mais vendidos da história do Playstation (o que é bastante coisa em um console que teve mais de 7 mil jogos lançados, lembre-se). Isso mostrou que havia um claro nicho de pessoas querendo brincar de fazer música, e logo todo um genero nasceu da noite para o dia capitalizando em cima disso. Jogos como BEATMANIA e BUST A GROOVE se tornaram comuns na industria.
Porém entre todos os jogos desse genero, certamente um dos mais aguardados era justamente a sequencia do jogo que deu origem a essa moda toda, a sequencia do nosso rappeiro PARAPPA. E hoje esse dia, a DESIMPROVISADORA CORDEIRINHA!!! ... que foi, essas palavras não tem uma tradução direta em portugues, eu faço o melhor que eu posso, tá?
quarta-feira, 9 de outubro de 2024
[#1313][Out/98] LEGEND OF LEGAIA
Quando a Sony começou a levar a série seu projeto de ter seu próprio VIEJGUYM, eles imediatamente sabiam duas coisas: primeiro que eles iam entrar pra ganhar, segundo que isso só ia acontecer se eles tivessem um plano muito bom. O que, como todos sabemos hoje, eles tinham.
Resumindo bastante a história que eu já contei na A HISTÓRIA DO PLAYSTATION e na HISTÓRIA DO NINTENDO 64, o plano da Sony consistia em cooptar as developers fornecendo um sistema fácil de trabalhar (e fácil quer dizer rápido, o que quer dizer dinheiro), margens de lucro imensamente mais interessantes que as da Nintendo e praticamente nenhuma ingerencia no processo criativo. Ou seja, era o sonho do pãozinho molhado no hidromel pros devs.
O problema, entretanto, era que a Sony sabia que não podia parar por aí. Quer dizer, claro, é muito bacana ter jogos CARALHOSSAURICOS no seu sistema como FINAL FANTASY 7, TEKKEN 3 ou RESIDENT EVIL 2. O problema, entretanto, é que esses jogos não são seus e vc não tem controle sobre eles nem sobre onde eles são lançados (tanto que RESIDENT EVIL 2 saiu para Nintendo 64), e é melhor ter controle do que não ter. Depender apenas de si mesmo sempre é preferível.
Tendo isso em mente, a parte 2 do plano da Sony consistia em criar ou adquirir second partys que criassem jogos exclusivos para o Playstation e alguns desses estúdios deram frutos, outros não. Por exemplo, a Polyphony Digital criada por eles acabou criando o jogo mais vendido da história do PS1, GRAN TURISMO.
Como não dá pra acertar sempre, outras dessas desenvolvedoras não tem resultados tão brilhantes assim e entregaram jogos... eh, okay-ish, pra dizer o minimo. Como por exemplo é o caso da Contrail, que é mais lembrada pelo sem absolutamente nada de especial (a não ser a abertura) WILD ARMS
Bem, depois do mediocre (no sentido literal da palavra, mediano em tudo) WILD ARMS, a próxima produção da Contrail... também não rendeu lá tantos frutos assim quanto a Sony esperava. Isso porque a Lenda das Gaias Legais é essencialmente o sucessor espiritural de WILD ARMS: melhor em todos os aspectos (exceto na trilha sonora) e enquanto isso é uma coisa obviamente boa... meio que só vai até aí tambem. E ser um pouco melhor que medíocre te faz no máximo bom. O que esse jogo é, Legend of Legaia é um bom jRPG... com várias ressalvas. Vamos a isso então.
quinta-feira, 3 de outubro de 2024
[#1312][Jul/1999] LEGEND OF MANA
Em 1999, a Squaresoft estava em uma posição particularmente única no mundo dos vidjigueims: embora não fosse a maior produtora de RPGs da sua terra natal (e a este ponto eu não acho que milagre algum faria Final Fantasy - o carro chefe da Squaresoft - passar a popularidade do fenomeno cultural que era DRAGON QUEST), no ocidente o nome da Squaresoft era um selo de qualidade para todos nerds cabeçudos querendo waifus e historinhas, não necessariamente nessa ordem.
Mesmo quando não acertava totalmente, a Squaresoft ainda acertava bastante - caso em ponto, FINAL FANTASY 8 pode ter várias... questões... que eu abordei naquele texto, mas ainda sim foi o quarto jogo mais vendido de toda história do Playstation, com mais de 8 milhões e meias de cópias. Então, sim, no ocidente a Squaresoft era sinonimo de sucesso.
E sucesso no maior mercado do planeta significava uma coisa e uma coisa apenas para a Square:
quarta-feira, 2 de outubro de 2024
[#1311][Set/1999] FRONT MISSION 3 (ou "Front Mission: Third" no Japão)
terça-feira, 1 de outubro de 2024
[#1310][Ago/95] MAGIC KNIGHT RAYEARTH
Assim, eu não sou o maior fã do mundo do Jovem Nerd. Não é nem que eu não gosto, eu apenas nunca tive muito interesse e isso é isso, deixa os caras no canto deles e vida que segue. Só que existe uma coisa que foi dita em um Nerdcast que eu não sei se foram eles que inventaram mas eu nunca havia ouvido antes: a regra dos quinze anos. A definição é a seguinte:
“Se você viu um filme antes dos 15 anos de idade e gostou dele, não reveja. É possível que você ache ele uma merda porque você não tinha capacidade de perceber antes.”
Pra mim isso não é realmente uma novidade, eu trabalho diariamente com coisas que eu conheci antes (ou por volta dos) meus quinze anos. É literalmente o que eu faço aqui, e algumas coisas são melhores do que eu lembrava (como o Squall em FINAL FANTASY 8), algumas coisas são piores do que eu lembrava (como eu adorava DOUBLE DRAGON 3 é um dos grandes mistérios da vida, pq pelas santas almas que me regem...). O jogo que jogamos aqui é esse.
sábado, 28 de setembro de 2024
[#1309][Nov/98] SiN
Dentro do genero dos FPS, existe um subgenero muito especifico que eu chamo de "jogo da CD Expert". Eu me refiro a jogos como SHOGO: Mobile Armor Division, que são jogos que ninguém jamais cogitaria comprar tipo ever, e ainda sim foram gravados na mente do jogador por ver ele um bazilhão de vezes na banca de revistas como brinde de revistas como a CD Expert.
Outro jogo que compõe essa categoria é esse garotão aqui de hoje. Talvez você não saiba o que é Sin, talvez vc sequer tenha ouvido falar desse FPS, mas uma coisa com certeza eu te garanto e é que você absolutamente já viu essa filha da mãe de encarando na banca de revistas dos anos 90:
sexta-feira, 27 de setembro de 2024
[#1308][Jan/1999] FATAL FURY: Wild Ambition
Como eu mencionei aqui quando contei A HISTÓRIA DO HYPER NEO GEO 64, aquela ideia da SNK de fazer um sucessor para o Neo Geo velho de guerra deu tão errado, mas tão errado que ao todo apenas SETE jogos foram produzidos para essa bagaça. Verdade que um deles é um jogo incrívelmente bom (SAMURAI SHODOWN 64: Warriors Rage), o que ao menos faz desse um sistema ainda melhor que o 3DO... mas então o que não é melhor que o 3DO?
Seja como for, hoje falaremos do último jogo produzido para esse fracasso... bem, tecnicamente o penultimo, mas quem caralhas realmente se importa com "Buriki One: World Grapple Tournament '99 in Tokyo"... e o único a ser portado para os consoles domésticos da época. Hoje falaremos de Furia Fatal Models: Ambição Selvagem!