quarta-feira, 13 de março de 2024

[#1252][Out/98] MEDIEVIL

Eu já comentei isso aqui antes, mas suponho que não seja um take realmente original sobre o assunto, que o dominio do Playstation na quinta geração de videogames era tão amplo quanto foi surpreendente: em 1994 ninguém, nem mesmo a própria Sony em seus sonhos mais molhados, sonhava que em 1998 o Playstation tivesse tomado a ponta do mundo dos videogames de tal forma.

 O dominio da Sony era tão amplo e tão maciço (ainda que pálido diante do que viria a acontecer no futuro com o Playstation 2) que seu esquema só tinha uma única grande fraqueza realmente: a Sony não era, na época, uma produtora de jogos. Isso quer dizer que ela dependia da Eidos soltar um TOMB RAIDER 2 Starring Lara Croft, da Capcom mandar ver no RESIDENT EVIL 2 ou a Squaresoft no FINAL FANTASY 7. Porém esse era o problema: eles dependiam inteiramente dos outros, e essa era a única brecha na armadura perfeita que a Sony construiu para si.


Eles não tinham, por exemplo, um Miyamoto para chamar de seu e lançar petardos exclusivos para o Playstation - eles dependiam que outros de fora sobre o qual eles não tinham nenhum controle na produção o fizessem, e então adquirissem os direitos batendo em todo mundo com sacos de dinheiro. Se tinha algo que a estratégia de mercado da Sony podia melhorar, era nisso (e não tinham muito mais onde pudesse melhorar realmente porque todo o resto estava saindo estelarmente bem).

Assim, ciente disso, a Sony começou a trabalhar para fechar o ultimo gap no seu império trazendo para perto de si (e posteriormente incorporando) empresas que seriam suas second partys e lhe forneceriam jogos indefinidamente. Trinta anos depois, todo mundo sabe quem são os quatro cavaleiros do apocalipse que carregam a Sony e o Playstation até os dias de hoje: a Santa Monica Studio (que viremos a falar no futuro, embora saiba que eles fariam apenas God of War), a Naughty Dog (que entrou para o radar da Sony com CRASH BANDICOOT), a Insominac Games (hoje conhecida por Marvel Spiderman, mas que mudou o patamar do PS1 com SPYRO THE DRAGON) e hoje é dia de falar da ultima dos quatro grandes generais da Sony.

Hoje é dia de falar da empresa mundialmente conhecida pela franquia Horizon: Zero Dawn, a Guerrila Games, e como ela teve seus começos humildes perante a Sony com um hack'n slash curioso lançado em 1998.

terça-feira, 12 de março de 2024

[#1251][Set/98] BUCK BUMBLE

Normalmente eu não jogo jogos de shmup, navezinhas ou simuladores similares nesse tipo por um motivo bastante simples: eu não acho esses jogos divertidos. Não é que nem que eu estou dizendo que eles são ruins ou algo do tipo, apenas eu realmente não tiro diversão nenhuma de jogos desse tipo.

Isso sendo dito, o jogo de hoje é um caso especial que eu PRECISO que falar a respeito e por um motivo bastante simples. Que motivo é esse, você pergunta? Bem, esse:

domingo, 10 de março de 2024

[#1250][Set/98] WILD 9


A primeira vez que eu ouvi falar de Wild 9, foi quando esse jogo saiu como preview na Super Game Power em janeiro de 1997, com a previsão que o jogo estava pronto e antes da metade daquele ano (ou seja, nos próximos meses). Passado um ano, nada do jogo. Mais de um ano e meio depois, ainda nada do jogo. Wild 9 veio a ser lançado apenas um ano e nove meses depois do preview de quando ele supostamente já deveria estar pronto.

Agora, em todos esses anos nessa indústria vital, isso obviamente grita que tem uma história complicada de desenvolvimento por trás, adiamentos e todo velho ruguru das coisas não saindo como deveriam ser com muito drama no meio - bastante o que aconteceu na história de AZEL: PANZER DRAGOON RPG (ou "Panzer Dragoon Saga" no ocidente), certo? 

sexta-feira, 8 de março de 2024

[#1249][Dez/97] PUZZLE BOBBLE 4 (ou "Bust a Move 4" no ocidente)


Cês tão de sacanagem comigo. Não, sério, vocês tem que estar de sacanagem comigo, não tem outra explicação. Com efeito, o motivo que eu consigo imaginar pelo qual esse jogo foi feito é "hmm, vamos sacanear aquele loser daquele blog lá", tenho certeza que esse foi todo o pitch meeting desse jogo.

Pq sério, Puzzle Bobble 4? QUATRO? Quer dizer, não é que eu não goste de Puzzle Bobble (eu não vou chamar com o nome americano de BUST A MOVE pq A-é idiota, B-vai confundir com o jogo de dança), mas QUATRO jogos disso? Pq Deus, apenas... pq?

Esse é um daqueles jogos que vc olha uma tela dele e já viu tudo que tinha para ver - e enquanto ele é okay ao que se propõe, nada justifica quatro versões disso:

quinta-feira, 7 de março de 2024

[#1248][Jul/98] STAR OCEAN: The Second Story

Uma das coisas que eu acho mais interessantes a respeito desse projeto é ser capaz de ver evolução dos jogos no seu contexto da época, o que me faz entender como e pq muitas coisas foram feitas do modo que foram feitas - uma visão que vc não teria de outra forma. E mais ainda, devo dizer, quando minha interpretação do contexto da época é confirmada pela continuação desse jogo que prova que eu realmente estava certo.

ESSE É MAIS UM DAQUELES DIAS QUE VC VAI OSTENTAR O QUANTO VC ESTAVA CERTO, NÃO É?

O que posso dizer, Jorge? Eu sou um homem que não passa frio, pois estou sempre coberto de razão. E Oceano de Estrelas: A Segunda História prova isso. Entretanto, para entender o que é Star Ocean 2, é primeiro entender o que é o primeiro STAR OCEAN e a situação da sua produtora Tri-Ace.

terça-feira, 5 de março de 2024

[#1247][Jun/98] THE X-FILES GAME


Eu... tenho uma confissão a fazer para vocês. Não é uma simples, e não é uma esperada, mas definitivamente é uma coisa que eu preciso dizer: eu não sou um nerd perfeito.

SABE, EU NÃO ACHO QUE EXISTA EM QUALQUER UM DOS INFINITOS MULTIVERSOS POSSÍVEIS, UMA ÚNICA CRIATURA - MESMO CONTADAS AS UNICELULARES - QUE POR UM ÚNICO MOMENTO QUE FOSSE CONSIDEROU A POSSIBILIDADE DE VOCÊ SER PERFEITO.

Em primeiro lugar: ouch, demasiadamente elaborado, Jorge, ainda que verdadeiro. Em segundo lugar, eu disse sobre ser um nerd perfeito. Isso quer dizer que minha formação nerd não tem a checklist de todas as coisas pivotais da nerdice que um autentico nerd deveria conhecer.


Por exemplo, até iniciar o projeto desse blog, eu nunca realmente tinha jogado SUPER MARIO 64. Indesculpável, eu sei. Ou então algo mais recente, até começar 2024 agora eu nunca tinha parado pra sentar e assistir todos os episódios do desenho da Liga da Justiça (apenas tinha visto por cima uma coisa ou outra que passava no SBT de meio-dia). São coisas que eu já deveria ter assistido ou jogado, mas por uma dessas coisas da vida - e como a vida tem coisas - eu nunca o fiz.

Assim sendo, como dá pra imaginar pelo jogo de hoje, eu gostaria de falar sobre como foi a experiencia de ter assistido Arquivo X pela primeira vez depois de todos estes anos nessa indústria vital.

sexta-feira, 1 de março de 2024

[#1246][Jul/98] POLICE QUEST: SWAT 2


Okay, a de hoje é uma bem curiosa: a Sierra On-Line ficou famosa nos anos 90 por não apenas seus jogos point'n click, como seus jogos point'n click FELADAPOUTAMENTE dificeis. Sério, dificil do tipo "não clicou no píxel 415A numa tela que vc só passa uma vez", dali a 4 horas o jogo trava pq vc não tem como avançar. Pq foda-se vc, apenas por isso. E várias outras traquinagens do tipo.

Como dá pra ver, eu já joguei alguns point'n click da Sierra nesse blog e não sou particularmente fã da forma com que eles fazem as coisas. Estou falando de jogos como LEISURE SUIT LARRY 5: PASSIONATE PATTI DOES A LITTLE UNDERCOVER WORK ou SPACE QUEST 6: Roger Wilco in the Spinal Frontier, eles são okay, apenas não é o meu copo de chá favorito para jogos do genero - o que não tem como não comparar com o estilo mais light e engraçadalho da sua maior competidora pelo trono dos Point'n Click dos anos 90, a Lucas Arts e seus THE SECRET OF MONKEY ISLAND e MANIAC MANSION: Day of Tentacle.


Mas toda essa discussão, agora no final de 1998, estava bem irrelevante já que Point'n Clicks estavam abraçados com os Beat'm Ups de generos que já deram o que tinham pra dar e caminhavam a passos largos para ir jogar no Vasco. Para a Lucas Arts isso era ruim, mas não era o fim do mundo já que seu desenvolvimento de jogos era apenas um braço das multibilionárias empresas do George Lucas, e eles se focaram em fazer FPS, jogos de nave e outros jogos baseados nas franquias da empresa (como Star Wars: Dark Forces e Star Wars Rebel Assault 2).

Para a Sierra, entretanto, as coisas estavam um pouco mais complicadas. Como a fonte de renda dos Point'n Click secava a cada dia, eles chegaram no final de 1998 na seguinte situação:


Como a definição de insanidade é repetir as mesmas coisas e esperar resultados diferentes, a Sierra tentou algo de facto diferente: pegou uma das suas franquias de point'n click e tentou algo mais popular com ela. E é sobre isso que veremos hoje.

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2024

[#1245][Set/98] INCIDENTE EM VARGINHA

A matéria da Ação Games sobre esse jogo tem apenas um paragrafo, menos de 100 palavras, mas desencadeou uma das histórias mais insanas que eu já pesquisei em todos esses anos nessa indústria vital. Se existe um motivo pelo qual eu continuo fazendo isso mesmo após todos esses anos, mesmo após milhares de jogos e mesmo após ter jogado KING ARTHUR AND THE KNIGHTS OF JUSTICE, definitivamente é por momentos como esse.

Então, sem mais delongas, hoje orgulhosamente apresentamos a bizórrica, atrócida e morfonomenal história do ET de Varginha. Sim, eu estou falando muito sério que o texto de hoje será sobre isso.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

[#1244][Abr/97] REDNECK RAMPAGE

Hoje, jogos de tiro em primeira pessoa são chamados de... bem, jogos de tiro em primeira pessoa (first person shooter, FPS para os intimos), duh. Porém nos anos 90 nós não usavamos esse temo, nós chamavamos esses jogos de tiro de "clones de DOOM". Sim, o jogo mais citado desse blog volta a aparecer, mas o que eu posso fazer se esse jogo é influente assim?

Seja como for, o nome "clone de DOOM" não é atoa, já que antes das engines 3D que começaram a surgir com QUAKE e definitivamente popularizadas por UNREAL, os jogos de tiro eram literalmente clones de DOOM pq por volta de 1997 a grande maioria dos FPS usavam a Build Engine (uma engine que não é exatamente o código de DOOM, mas uma evolução baseada nas suas ideias e popularizada por DUKE NUKEM 3Dapenas trocando os mapas, sprites e texturas para fazer a sua própria coisa.


Disso nasceram diversos jogos, alguns realmente memoráveis que puxavam os limites da (então) já velhinha engine de DOOM para fazer coisas parangaricotirimirruaramente loucas ou apenas divertidas, como DUKE NUKEM 3D e especialmente BLOOD (que pra mim é o melhor jogo feito com a Build Engine, como eu expliquei naquele texto). Agora é claro que nem todos esses jogos são revolucionários, interessantes, divertidos... ou que vagamente mantem sua vontade de continuar vivendo.

Isso pq enquanto houveram vários jogos que se enquadram na categoria "esse definitivamente é um dos jogos já feitos", poucos podem ser mais "jogos já feitos" do que a Despirocação dos Caipiras. E é sobre isso que veremos hoje.

sábado, 24 de fevereiro de 2024

[#1243][Jul/98] RAKUGA KIDS

Quando eu comecei esse projeto, eu não apenas não sabia muito a respeito do Nintendo 64 como, honestamente, só tinha pegado em um controle de N64 na mão uma vez na vida. Hoje jogamos o jogo numero 56 de Nintendo 64, e com ele empatamos o número de jogos jogados em toda vida útil do 3DO - sendo que o N64 ainda está pela metade da sua existência. E embora o 3DO seja uma coisa flopada que não sirva de lá muita comparação, dá pra dizer que eu aprendi uma coisa ou duas sobre o console da Nintendo.

VOCÊ VAI FALAR DOS JOGOS DE LUTA DO NINTENDO 64, NÉ?

Eu vou falar dos jogos de luta do Nintendo 64, Jorge. Pq puta que me pariu la catchanga, taí uma coisa que eu definitivamente não esperava era que houvessem tantos e em os havendo, eu temia que eles fossem terriveis. Infelizmente, os muitos muitos muitos mesmo jogos de luta do N64 se enquadram numa categoria pior do que horríveis: eles são "meh".