terça-feira, 13 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046 e 048] DISNEY'S ALADDIN (SNES e Mega Drive, 1993)[#521 e #522]




Em 1993 viviamos uma guerra de trincheiras muito bem delimitadas. Super Nintendo x Mega Drive, você tinha que estar de um lado ou do outro, não havia terceira opção. Bem, quer dizer, tecnicamente você podia ter um Neo Geo mas nesse caso não valeria a pena discutir com você porque qualquer coisa você entraria no seu helicoptero que o levaria ao seu jatinho particular que te levaria para casa - apenas esse tipo de pessoa teria um Neo Geo em 93, afinal.

Para todos os demais pobres mortais pobres, restava tomar um lado. Viviamos dias de guerras de gangue como em um clipe do Michael Jackson, só que ao invés de combater com coreografias sexys discutiamos se o Mario ou Sonic era melhor.

segunda-feira, 12 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 058] SUPER ALFRED CHICKEN (Super Nintendo, 1994)[#520]



O jogo de hoje é um jogo bem estranho. Não ruim, não incompreensível, apenas... estranho. Quer dizer, eu entendo que um jogo como o SUPER GALO ALFREDO exista, é um joguinho de plataforma ok com um galo que se chama Alfredo. Eu entendo isso.

O que eu não entendo (e sequer sabia) é que existe UMA FRANQUIA INTEIRA de jogos do Galo Alfredo! Tipo... pq? Pra que?

domingo, 11 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] SUPER WIDGET (SNES, 1993) [#519]



Eu pensei bastante sobre se eu escreveria sobre esse jogo, afinal eu já falei o que eu gostaria de falar sobre WIDGET quando falei do jogo de Nintendinho. Alguns meses depois disso a Atlus lançou a versão para Super Nintendo, pouco surpreendentemente chamado de "Super Widget". Porém tem uma coisa sim que eu gostaria de falar sobre esse jogo da casa da Mona-chan.

Enfim, o jogo de Nintendinho é um jogo padrão de plataforma, enquanto o jogo para Super Nintendo... também é um jogo padrão de plataforma, porque é assim que os anos 90 rolavam.

sábado, 10 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 058] NORMY'S BEACH BABE-O-RAMA (Mega Drive, 1994)[#518]



Em um mundo justo, a High-Score Productions seria considerada uma das grandes desenvolvedoras de jogos retro, um estúdio reverenciado a par de Treasure (GUNSTAR HEROES). Mas você vê, vivemos em uma sociedade (virtual) onde a comunidade de jogos retro em geral parece ter um viés anti-esportes inflamado e ressentido, provavelmente fruto do seu publico alvo ter anos e anos de ser socados dentro de lockers por Chadões quarterbacks. Assim sendo, um desenvolvedor focado em jogos de esporte como a HSP provavelmente nunca obterá o respeito e reconhecimento que eles merecem.

Basicamente todos os jogos que a Ação Games celebra como "melhores jogos de esporte ever" são deles, como NHL Hockey '94 e Madden NFL '94. Enfim, quando a Eletronic Arts queria um jogo de esporte sólido para dominar aquele ano, era a HSP que eles procuravam. 

sexta-feira, 9 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 041] SHINING FORCE: The Legacy of the Great Intention (Mega Drive, 1993)[#517]




Hoje, crianças, não é um dia normal, um dia como os outros que você coloca a roupa para lavar e se pergunta como gastou tantas horas da sua vida com uma série ruim como Friends. Não, não é um dia desses. Com efeito, este é um dia bastante raro, um dia quase único. Mais precisamente, o dia em que a Nintendo pisou no tomate enormemente e a Sega brilhou. Brilhou como uma Força Brilhante.

Não é todo dia que temos dias desses.

quinta-feira, 8 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] DEEP DUCK TROUBLE STARRING DONALD DUCK (Master System, 1993)[#516]



Bem no final do seu ciclo de vida, o Master System teve alguns jogos de plataforma excelentes - por mais que eu duvidasse disso. O console teve jogos como ASTERIXLAND OF ILLUSION STARRING MICKEY MOUSE e SONIC THE HEDGEHOG CHAOS, que mostraram que mesmo com um hardware desatualizado (e que já era inferior mesmo na sua época), ainda era capaz de títulos que valiam o dinheiro. 

LUCKY DIME CAPER STARRING DONALD DUCK não é exatamente "excelente", mas é uma entrada sólida como os jogos de personagens da Disney normalmente são nos consoles da Sega. Quer dizer, exceto por GOOFY'S HYSTERICAL HISTORY TOUR ... e por FANTASIA... e por BEAUTY AND THE BEAST: ROAR OF THE BEAST e BEAUTY AND THE BEAST: BELLE'S QUEST ... porra Sega, vocês fodem com um dos poucos elogias que eu tinha pra vc, né? A Sega é foda mesmo... mas enfim, o meu ponto aqui é que Donald ganhou uma sequencia de LUCKY DIME CAPER STARRING DONALD DUCK  no Master System, que é esse Deep Duck Trouble, lançado em 1993. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 046] ROCKY RODENT (ou NITROPUNKS: MIGHTHEADS no Japão) [SNES, 1993][#515]



Bem vindos amigos da Ação Games, hoje apresentaremos mais um extasiante capitulo de "Vamos emplacar um mascote animal nos anos 90 custe o que custar because Sega!", nossa popular série também conhecida como VEUMANA90COQCBS!

Após inúmeras tentativas de diversas empresas, algumas brilhantes (como Rocket Knight Adventures) e outras fisicamente dolorosas (como Awesome Possum ... Kicks Doctor Machino's Butt, porque os anos 90 estavam em uma fase de gambás... eu acho?), a concorrente de hoje é a IREM, mais conhecida por não ser conhecida de ninguém.

Não que ela seja ruim, definitivamente a IREM tem alguns títulos decentes sob seu nome como Paaman: Enban Wo Torikaese (Super Dynamo) e Dinocity. Porém ela nunca foi além de apenas "decente", e certamente seus desenvolvedores acharam que o que faltava é um jogo de plataforma com um mascote cheio de atitude because deu certo com a Sega.

terça-feira, 6 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] BARNEY'S HIDE AND SEEK GAME (Mega Drive, 1994)[#514]


Quando uma série, filme ou o diabo que o seja quer parodiar programas infantis como produções bobonas feitas de qualquer jeito com coisas coloridas porque crianças pré-escolares não tem inteligencia, em 99,97% das vezes eles fazem uma paródia de "Barney e Seus Amigos" ao ponto que eu conhecia sobre essa série decadas antes dela estrear no Brasil. 

Paródia do "Dinossauro Blarney", em Família Dinossauros

Então, o dinossauro roxo é realmente uma tentativa genérica e inofensiva de tirar dinheiro de crianças com o menor esforço possível? 

segunda-feira, 5 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 045] MARIO & WARIO (SNES, 1993) [#513]




Todo mundo sabe que Van Goch foi um dos maiores pintores de todos os tempos, porém menos gente sabe que ele nunca foi reconhecido em vida pelo seu trabalho - com efeito, ele vendeu apenas um quadro durante sua vida. De igual forma, H. P. Lovecraft também jamais gozou do sinonimo de paragon da literatura que ele é hoje (muito talvez porque ele era um babaca de marca maior, mas isso é outra discussão). Meu ponto aqui é que alguns homens nascem para ser postumos, como dizia Frederico.

Eu digo isso porque algum dia em 2130 quando as gerações futuras estiverem estudando estrutura e história dos videogames, minha genialidade será reconhecida. Não posso fazer nada se eu sou uma mente muito a frente do meu tempo - e minha falta de reconhecimento não tem nada haver com eu sugerir um tempo incerto ("porque algum dia") logo em seguida de dar uma data exata ("em 2130"). Claro que não.

domingo, 4 de outubro de 2020

[AÇÃO GAMES 059] GOOFY'S HYSTERICAL HISTORICAL TOUR (Mega Drive, 1994) [#512]




Eu vou ser bem sincero com vocês: hoje não tem sido um dia bom. Eu estou com dor de barriga, meu time está marchando vigorosamente rumo a segunda divisão e eu terminei de Persona 4 e Avatar: A Lenda de Aang no mesmo mês - é muita saudade para um coração só. Então eu devo admitir que meu humor atual influencie na minha tradicional e conhecida imparcialidade cética.

Mas vamos lá, vamos ser profissionais apesar de tudo. Ética e integridade no gamejournalism, isto é o que me define. Então nossa história começa...