segunda-feira, 21 de abril de 2025

[#1455][Nov/1999] CHUCHU ROCKET

Uma curiosidade é que, em japonês, "Chu" é a onomatopeia que eles usam pra som de rato (daí o nome PikaCHU), mas também é a mesma que eles usam para o som de beijo. A pergunta que eu faço é o que exatamente aconteceu no Japão para rato e beijo serem o mesmo som...

Sabe uma coisa que eu nunca entendi? Aquela piada recorrente que a Lua é feita de que queijo. Você provavelmente já viu essa piada em algum desenho animado ou alguma coisa assim, não é exatamente obscuro. Mas então... da onde veio isso? Houve algum momento em que as pessoas realmente acreditavam nisso?

Então, essa é a parte realmente interessante sobre isso: a referência mais antiga conhecida vem de um texto inglês do século XIII, onde um personagem vê o reflexo da lua na água e o confunde com um queijo redondo. A intenção, nessa história, era uma maneira de ilustrar a credulidade — como dizer: "Aquele cara é tão burro que acha que a lua é queijo". Então, sim, mesmo naquela época as pessoas zombavam umas das outras com piadas cósmicas sobre laticínios. 


Que porra de propaganda foi essa, Sega?!?

Isso se tornou uma piada recorrente na época, então não, as pessoas não realmente acreditavam seriamente nisso, sempre foi para chamar alguém de burro - nenhuma civilização antiga registrou seriamente o "potencial de exportação de queijo lunar" em seus textos. Aposto que você não sabia disso, e saber é metade da batalha.

HÃ, TÁ... ISSO É INTERESSANTE E TUDO MAIS, MAS... O QUE ISSO TEM HAVER COM O JOGO DE HOJE?

Fico feliz que tenha perguntado isso, Jorge!

HUH-OH... EU VOU ME ARREPENDER DISSO, NÃO VOU?

[Entra uma música dramática. Um zumbido baixo. A tela escurece e se transforma em uma roda de queijo girando, flutuando entre as estrelas.]

NARRADOR (voz grave):

Em um universo onde a lógica se rendeu... aos laticínios...
Uma espécie ousou sonhar.

🎻 [Violinos se elevam]

NARRADOR:

Eles vieram de um mundo humilde.
Pequenos. Peludos. Barulhentos.
Mas seu apetite... era infinito.

🥁 [Rufar de tambor. Zoom em um ChuChu segurando uma chave inglesa, olhando para plantas cobertas de manchas de queijo.]

NARRADOR:

Eles olharam para o céu... e viram o destino.
Um farol dourado de esperança...
Uma bola celestial de glória fermentada...
A Lua.
Feita. De. Queijo.

💥 [Corte para o lançamento dramático de um foguete feito inteiramente de utensílios de cozinha.]

NARRADOR:

Mas o paraíso tem seus predadores…

🛸 [Entram os KapuKapus. Enormes. Famintos. Burros. Furiosos.]

NARRADOR:

Eles são os KapuKapu.
Nascidos do vazio cósmico.
Alimentados pelo ódio.
E indigestão.

🐭💨 [ChuChus se espalham em pânico pelos corredores enquanto gatos despencam do céu.]

NARRADOR:

Agora, não é só uma corrida pelo queijo…
É uma batalha pela sobrevivência.

🎬 [Corte para cenas frenéticas do jogo: flechas posicionadas, portais abertos, gritos dos ChuChus enquanto voam para o espaço ou são comidos vivos.]

NARRADOR (ecoando):

Um foguete.
Quatro setas.
Milhares de ratos.
Margem zero para erro.

🌕 [Silhueta de um ChuChu em pé na lua, mordiscando queijo, com lágrimas nos olhos.]

NARRADOR (sussurra):

Neste verão...
"ChuChu Rocket: Lunar Crunch"
Você pode correr.
Você pode construir.
Mas você não pode parar...
...o chuchu.

🔥🐱 [KapuKapu explode através de uma parede de queijo, rugindo.]

UAU... SUAS TOLICES ESTÃO FICANDO CINEMATOGRÁFICAS...

O que posso dizer, a arte apenas vem naturalmente a mim. Seja como for, hoje falaremos de ChuChu Rocket, um curioso puzzle game feito pelo Sonic Team (e dirigido pelo Sonic Man em pessoa, Yuji Naka) onde sua tarefa é guiar os adoráveis ​​ChuChus (ratinhos espaciais) até os foguetes, mantendo-os longe dos vorazes KapuKapus (gatos espaciais).

Parece fácil? Fofo? Ha. Ha.


A coisa aqui é que você não controla os ratos ou gatos diretamente, em vez disso, você coloca peças de seta na tela para redirecionar o caminho deles. Os ChuChus, funcionam mais ou menos como Lemmings, sempre avançando até atingirem uma parede ou uma seta de direção.

Cada jogador tem que colocar a maior quantidade possível de ChuChus no foguete da sua cor, e obviamente impedir que os coeguinhas façam o mesmo com a cor deles.


Enquanto isso, os KapuKapus ficam andando pela tela e comem os ChuChus que encontrarem - de modo que você quer que essas monstruosidades vão para qualquer outro lugar, de preferência para o foguete de outra pessoa - pq se um KapuKapu entrar em um foguete, aquele jogador perde todos ChuChus capturados.

ENTÃO O JOGO É UMA TELA ONDE OS RATOS FICAM ANDANDO E QUATRO JOGADORES FICAM COLOCANDO SETAS POR TODA PARTE?

Essencialmente isso.

ISSO NÃO É UMA BAGUNÇA INCOMPREENSÍVEL?

Mais ou menos, porém isso é por design: para adicionar caos a poutaria, aleatoriamente o jogo coloca eventos aleatórios como acelerar o spawn de ratos, lançar novos gatos ou embaralhar os foguetes - de modo que a rota que você construiu agora está dando ChuChus para os adversários.


Então uma típica partida de ChuChu Rocket segue um modelo de seus partes: 

🎭 1. A ILUSÃO DA COOPERAÇÃO

No começo, você e seus amigos podem dizer coisas como:

"Não vamos avacalhar o caminho um dos outros."
"Só estou tentando resolver o meu, não se preocupe!"
"Estamos todos aqui só para nos divertir, certo?"

Mentiras.

É assim que os jogos mentais começam. Todos fingem ser civilizados, mas secretamente, estão vigiando o seu foguete como abutres famintos.

🔀 2. SNIPPER DE SETAS

Você está posicionando uma série perfeita de setas. Uma bela estrada de rato direto para o seu foguete. Então—

BAM!

Alguém sobrescreve sua seta uma casa antes do foguete, mandando seus ChuChus para um buraco.

Isso se chama SNIPPING DE SETAS, e é tanto uma arte quanto uma declaração de guerra. Se fizer isso cedo demais, eles vão retaliar. Tarde demais, e será inútil. O segredo é o timing — ataque quando eles não estiverem olhando e depois aja como se fosse inocente:

"Espera aí... eu fiz isso? Nossa, desculpa. Foi um acidente total."

(Não foi.)

🧠 3. ESTRATÉGIA DE ISCA E CAOS

Um verdadeiro mestre não apenas reage — ele manipula o tabuleiro como um Maquiavel movido a queijo. Coloque flechas que pareçam úteis, mas redirecionem os ratos pouco antes do alvo. Engane os gatos para que entrem em outros foguetes, colocando flechas no lugar errado acidentalmente.

Crie um loop que mantenha os ChuChus correndo em círculos — depois espere que alguém conserte e roube o caminho deles.

Isso é o que chamamos de "lavagem de queijo". Você está guiando ratos através do esforço de outra pessoa e roubando o pagamento.

🐱 4. E EU ME TORNO KAPUKAPU, DEVORADOR DE MUNDOS

É aqui que a diplomacia morre. Se você sabe como mirar um KapuKapu no foguete de alguém, você ascendeu. Este é o insulto supremo: você não pegou apenas os ratos deles.

Você enviou uma fera da morte para devorar a contagem de almas deles, então você olha nos olhos deles e diz: "Ops."

E então você sorri.

🕰️ 5. OS ÚLTIMOS DEZ SEGUNDOS

Tudo antes disso eram preliminares. Nos momentos finais, todas as apostas são canceladas: as flechas mudam mais rápido do que você pode piscar. Todos tentam jogar gatos uns nos outros. ChuChus estão voando para o vazio. As pessoas estão gritando. A confiança é quebrada. Relacionamentos são questionados.

É como a Quebra da Bolsa de Valores de 1929, mas com ratos gritando e muito mais queijo.

💀 6. DEPOIS DA PARTIDA

Silêncio.

Então, talvez:

"Você realmente mandou esse gato para mim de propósito, não é?"
"Capaz, é só um jogo."
"Não estou bravo. Só acho interessante você fazer isso."

Parabéns, você agora viveu a Full ChuChu Experiencie™, onde a estratégia encontra a sociopatia, e cada rato é um peão no seu endgame.


Então, com tudo dito e feito, ChuChu Rocket é um jogo incrível?

Não. Ele é um puzzle bem básico que brilha mais pela bagunça com seus amigos do que por qualquer genialidade própria — e sim, a bagunça é divertida, mas sejamos honestos: até um PowerPoint com efeitos sonoros seroa divertido nessas condições.

O jogo cumpre bem sua proposta de ser um party game caótico, rápido e ridículo, mas... é aí que ele para. Ele não tenta ser mais do que isso — e talvez, nesse compromisso com o caos simplista, esteja a sua verdadeira honestidade.


Se você tiver amigos e nenhuma expectativa, é diversão garantida.

Se estiver sozinho, bem, o modo online perde muito da diversão da bagunça, mas a novidade de jogar online no começo dos anos 2000 é algum tipo de compensação - com efeito, o Sonic Team aprendeu muito programando o online desse jogo que viria a ser usado em PHANTASY STAR ONLINE

Pode não ser nenhuma pérola perdida nem nada, mas eu confesso que entrei nesse jogo esperando RAT ATTACK! 2: Puzzle Bugaloo, e acabei me divertindo mais do que eu esperava.

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
EDIÇÃO 155 (Setembro de 2000)



MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
EDIÇÃO 076 (Julho de 2000)


MATÉRIA NA GAMERS
EDIÇÃO 046 (Dezembro de 1999)