segunda-feira, 13 de julho de 2020

[AÇÃO GAMES 025] ADVENTURE ISLAND 3 (Nintendinho, 1992) [#432]

 

Adventure Island é um dos jogos mais importantes que eu nunca joguei na minha vida. Isso porque quando eu era criança, as coisas eram muito diferentes de como são hoje. Hoje as lojas de jogos online me dão caminhões de jogos de graça (e não raramente jogos bons!) apenas pelo privilégio de eu ter o aplicativo delas instalado no meu computador. Se contar só o que eu ganhei de graça da Epic Store e da Xbox Game Pass, eu tenho jogos para alguns anos pela frente sem pagar um real sequer. 

Isso para não falar de emulador, um computador completamente chumbrega roda pelo menos toda biblioteca de jogos da história da humanidadade até o PS1 com bem pouco esforço. Nunca foi tão barato e tão fácil ser um gamer.




Em 1991, nem tanto. Em primeiro lugar, jogos eram absurdamente caros. Os jogos custavam mais ou menos os 60 dolares que custam hoje os lançamentos, mas com a inflação da época na pratica era muito mais. Sua melhor escolha era alugar jogos fim de semana nas locadoras, mas durante a semana você tinha apenas os jogos que eram seus mesmo para contar.

E é aí que entra Adventure Island. Era comum os videogames terem imagens de jogos nas caixas, o que fazia sentido em uma época sem internet e as revistas de videogames eram... pouco informativas, para dizer o mínimo (né, Ação Games?). Eventualmente você já jogou até decorar o um ou dois jogos que você por acaso viria a ter, e passava mais tempo imaginando como seriam aqueles outros joguinhos que você via na caixa do seu videogame. Adventure Island era um dos jogos que vinha com uma imagem na caixa do meu lendário Bit System, e eu passei algumas horas da minha vida imaginando como seria aquele joguinho de um gordinho sem camisa dando uns rolês em um mundo com muitas frutas.


Você está lá, de boa na lagoa com seu amorzinho quando um alien selvagem aparece e sequestra ela. Aí você pula no seu parça dinossauro que estava passando por ali e começa a perseguição. Como isso não virou filme ainda, eu não sou capaz de explicar

Achei que era um bom momento para compartilhar essa história com vocês agora que minhas aventuras com Sir Higgins finalmente chegaram ao fim - Adventure Island 3 é o último jogo da série para o Nintendinho. A este ponto, qualquer um pode te dizer que Adventure Island não é exatamente o pináculo da videogamicidade, embora não sejam jogos ruins. Para a época que foi lançado, definitivamente era um jogo bom no que se propunha a fazer com power ups que modificavam o gameplay (como o skate, ou os dragões de montaria). 

Mas, por mais que uma parte de mim doa ao me despedir de Adventure Island, acho que me doeria mais se ele não fosse embora. Sua aventura final, Adventure Island 3, nada mais é do que uma versão Adventure Island 2 marginalmente melhorada. É um jogo ok, mas não muito mais que isso.



Para seu crédito, AI 3 é um pouco melhor que o segundo. Os níveis não parecem tão simples. Talvez eles estejam usando uma paleta com mais cores, enganando-me a acreditar que os estágios não são cópias carbono uns dos outros. O que quer que eles fizeram, funcionou. Os amigos dinossauros de Higgins parecem ajudar um pouco mais desta vez e tem poderes mais variados. Agora temos dinossauros que dão investidas, como no jogo anterior, mas também dinossauros que disparam, são imunes a lava ou até mesmo voam.



Ao contrário do segundo jogo, no entanto, este jogo se torna dificil ridiculamente rápido. Mesmo que você jogue com calma e use suas melhores habilidades plataformisticas, as plataformas móveis complicadas o matarão, ou inimigos ocultos surgirão do nada. É frustrante, mas pelo menos a barra de tempo não parece descer tão rápido quanto nos outros dois jogos (a menos que você tropece em uma pedra - sei lá pq encostar em uma pedra come mais tempo do que ser atingido por um dinossauro, deve ter varíola nelas!).



O mapa geral é tratado da mesma forma que o segundo jogo, e enquanto você não pode escolher as fases, você pode ir por rotas diferentes dependendo de como você completa um estágio. Eu não acredito que tenha isso no segundo jogo, e se teve, passou completamente desapercebido por mim.
E, bem, pelo menos os designs dos chefes são bastante maneiros:



Bem, e isso concluir a série Adventure Island. Não é uma série espetacular de forma alguma, mas de uma forma muito particular. E eu não sei como encerrar esse texto, senão que se vocês ainda tem o seu pai ou sua mãe ou a pessoa querida que te deu o seu primeiro video game, dê um grande abraço nele ou nela e diga lembra quando você me deu aquele meu primeiro vídeo game? Nossa, que dia maravilhoso! Muito Obrigado!”