sábado, 18 de julho de 2020

[AÇÃO GAMES 055] BARBIE SUPER MODEL (SNES e Mega Drive, 1994)[#437]




Videogames mais do que meros brinquedos, são obras vivas que tocam profundamente a própria essencia do ser humano. Jogos te fazem refletir, pensar em novas coisas, em novos lugares mentais. Alguns jogos, como esse, te fazem repensar todas as suas escolhas de vida.

Imagens verídicas minhas instantes após jogar esse jogo
Mas que pergunta, que questão existencial potencialmente poderia ter me feito refletir tão profunda e seriamente sobre a minha vida? Ora, nada senão o statement de abertura de Barbie Super Model:


Super Model ou Junior Model? O que, por algum motivo, escolher o segundo me faz esperar que agentes do FBI cheguem chutando a porta porque soa bastante errado...  Mas bem, suponho que isso inexoravelmente nos leva as  perguntas existenciais que realmente importa aqui: como minha vida chegou nesse ponto? Onde foi que eu errei TANTO para estar aqui, jogando esse jogo? O que eu estou fazendo com a minha vida.

Ao menos a resposta dessa última eu sei: jogando Barbie Super Model, é isso que eu estou fazendo. O que é que a minha vida se tornou?

Thanks but no, thanks
Veja, não é inesperado que exista um jogo da Barbie. Quer dizer, é uma das franquias mais lucrativas dos anos 90 então seria muito estranho não haver um jogo ou mais disso. Coisas assim acontecem o tempo todo, eu estou acostumado a lidar com elas.

Uma franquia famosa X vira um jogo de plataforma genérico, tão sem graça e desinteressante que eu passo metade do texto falando sobre a franquia em si porque não tem muito o que falar sobre o jogo, esse é o meu modus operandi (sim, eu até desenvolvi um de tão comum que isso é). O problema não é esse. O problema também não é que eu tenha algo em particular contra a Barbie. Não tenho nada contra ela, nem a favor realmente. O problema mesmo é que eu não vou fazer o que eu sempre faço hoje porque esse não é um daqueles "jogos de plataforma genéricos esquecíveis", não. Oh, não é.



Eu apenas queria muito, muito que fosse um jogo genérico de plataforma esquecível. Queria que fosse, mas não é.

Então... o que é BSM?

Bem, é um monte de minigames colados juntos para criar uma aventura. E por "um monte", eu quero dizer TRÊS. E por "aventura", eu quero dizer "reforçar esterótipos de genero e "ensinar" garotinhas como uma "mulher de verdade" se vestiria se ela estivesse em 1984". Esse é um jogo de muitas aspas.


Então nosso jogo começa com Barbie em um restaurante... autografando o menu? Assinando os maiores cheques do mundo? Enfim, seja como for ela está pensando em dirigir o seu carrão cor-de-rosa e é exatamente isso que faremos.

Isso quer dizer que a primeira fase do jogo é um sonho da Barbie de estar dirigindo atrasada? Ou isso vai acontecer e o jogo mostra ela como uma mulher de negócios diligente que almoça pensando no seu próximo compromisso?


Eu... eu não sei dizer o que é isso, exatamente. Até onde eu posso dizer, Barbie está numa cidade onde todos os motoristas são idosos, fazendo essa a fase de corrida mais lenta da história dos videogames. Sério, aqueles minigames roxos de carrinho da Tec Toy são mais rápidos que isso

Esse é um jogo de carrinhos MUITO melhor
Esse é um dos três minigames desse jogo, e de longe o melhor dos três. Por mais hediondo que seja, ao menos esse parece com um jogo. Apertem os cintos, porque esse foi o PONTO ALTO do jogo. Daqui pra frente segura na mão de Deus porque o trem não tem mais freio!

Ao chegar no seu local de destino, Barbarela agora tem uma sessão de treino de ser modelo. Porém Barbie não pode ser uma modelo barangona, não senhor! Por isso lhe é apresentada uma capa de revista e seu objetivo é vestir Barbie igual a capa.


Seu desafio aqui é memorizar a imagem, porque de resto é só apertar o direcional até sair a roupa certa e então colocar as cores correspondentes. Esse foi o segundo minigame do jogo. Todo ele.


Mas se você acha que o dia de uma supermodelo é só isso, está enganado! Aha! Agora vem o ponto alto do jogo: o desfile! Mas claro, Barbie é uma profissional e primeiro tem que praticar. O que significa repetir os comandos que aparecem na tela, isso é o que esse terceiro minigame é.


Bem, mas eu sei que você meu caro e estimado Barbiemaníaco está pensando. Sei EXATAMENTE o que você está pensando: eu quero desafio! Eu, como Barbolatra, exijo ter meus neuronios desafiados porque é isso que eu associo com a Barbie!

Ora, nada tema meu amigo caçador de emoções! A Hi Tech Expressions tem sua back coberta! Porque, ahá, depois desse mentalmente exaustivo teste é hora de colocar sua pericia a prova apertando a mesma sequencia de 4 botões sem as instruções na tela! Você é capaz de memorizar 4 botões? A Hi Tech Expressions acha que isso é desafio suficiente para o seu público alvo!


E... é isso.

Seus cinco segundos de glória para ter sucesso ou desgraça. Gisele Bunchen Simulator, the Game. Esses são os três minigames desse jogo, as vezes com alguma variação de skin deles mas é isso o jogo. Eu digo, é isso TODO o jogo. Seus sessenta dólares de jogo.

Em algumas fases Barbie anda de bicicleta ou patins ao invés do carro, mas é a mesma coisa. Ou você tem que reproduzir a maquiagem dela ao invés da roupa, mas é a mesma coisa. O jogo tem quatro fases compostas dessas sequencia de "direção", maquiagem/vestuário/desfile, mas ele pode ser terminado em dez minutos.

O minigame da maquiagem é uma variante do da capa de revista, mas mesma merda
Isso é tudo MESMO.

Mas, quero dizer ... pelo menos ele é bem feito, certo? Então, não. É exatamente o oposto disso. Este jogo tem algumas das piores artes e sprites que você já viu no Super NES. A apresentação, o som ... a coisa toda é apenas uma bagunça estranha, feia ... bem desconfortável de se olhar, na verdade. O que é bem irônico para um jogo sobre ser bonita. 

A animação da Barbie é tão rígida e limitada que é difícil dizer que este jogo está rodando em um console de 16 bits e não no Master System, se você não soubesse disso. Os backgrounds são patéticos e interminavelmente se repetem. Os programadores fizeram apenas o minimo suficiente para concluir esse caça-níquel e é isso; tudo nesse jogo é patético. O som do jogo também é extremamente patético, não há nada além de simples notas soltas e bipes minúsculos. Eu chamaria a música do jogo de existente e olhe lá.

As outras fases são a mesma coisa só que com outra skin. Aqui ela anda na neve ao invés de andar de carro, mas mesma merda


Olha, com alguns jogos ... você sabe, há pelo menos algo que vale a pena. Algo que você pode recomendar a alguém por um motivo ou outro. Mas com essa coisa ... não há uma única pessoa neste planeta inteiro que eu possa olhar e dizer: "Sabe, você realmente deveria conferir Barbie: Super Model". Não tem nada que se salve nesse jogo.

Barbie Super Model é um dos, se não o mais descarado, cash-in de videogame para uma franquia na moda que eu já vi ou joguei (bem, talvez atrás apenas de THE GREAT WALDO SEARCH).Esse jogo é tão trambiqueiro, tão safado, é um crime contra a humanidade tão grande que a Ação Games não toca uma única vez que esse é "um jogo para meninas", algo que seria o expediente nos anos 90, e apenas descasca o jogo pelo horror que ele é. É um jogo tão ruim, mas tão ruim que venceu a misoginia dos anos 90, unindo gamers de todos os sexos e credos em uma cruzada contra o horror que esse jogo é.

Então... yay?

MATÉRIA NA AÇÃO GAMES
Edição 055


MATÉRIA NA SUPER GAME POWER
Edição 002