segunda-feira, 6 de julho de 2020

[AÇÃO GAMES 055] MASTERS OF COMBAT (Master System, 1993) [#425]



Eis então um jogo que eu tive quase trinta anos de curiosidade em conferir, e por dois motivos bem distintos. O primeiro é que esse jogo da Sega é unanimemente apontado como o melhor jogo de luta de um console 8 bits e isso não é realmente algo muito dificil, já que jogos de luta não são realmente fáceis de se fazer porque os jogos de luta nesses consoles são bem ruins. 


Os personagens em um jogo de luta são muito grandes e tem muitos comandos para um console simples administrar. Em um jogo de plataforma, por exemplo, um personagem tem que fazer dois comandos: correr e pular, em alguns jogos atacar. Em um jogo de luta são pelo menos 10 por personagens, sem contar comandos complexos a serem reconhecidos no console como o hadouken, por exemplo.

E esse logo aí que a fonte parece com a de Samurai Shodown da SNK? Eu vi o que você fez aqui, Sega!

Então, é, não é realmente surpresa que jogos de luta nunca deram realmente certo nos 8 bits. Mesmo os consoles de 16 bits suavam em bicas para portar arcades de luta, essa barreira só começou a ser superada na geração seguinte... e ainda sim o próprio Playstation não conseguia fazer tudo que um arcade fazia (o Sega Saturn era melhor nisso, mas precisava de um cartucho de expansão de memória para funcionar).

A outra coisa que me chamou atenção nesse jogo eram os comandos dele quando eu vi na Ação Games, porque nenhum outro jogo nunca mais teve comandos como esse:

"Barrigada violenta no inimigo", imagino se existe um comando para a "barrigada gentil no inimigo"
Eu nunca realmente entendi porque eles escolheram comandos tão bizarros usando tanto as diagonais, porque parece uma coisa muito impratica olhando assim. Bem, isso acontecia porque eu tive pais que efetivamente me amavam e dessa forma nunca tive um Master System, mas quando você cresce com a bizonhice da Sega isso faz mais sentido porque olha só o controle dessa coisa:


Mano Geromel do Céu, olha esse direcional! A Sega conseguiu a façanha de fazer um controle ruim da porra desses que as diagonais são melhores de usar que os lados comuns. Vocês podem achar que eu pego pesado com o Master System e com as trapalhadas da Sega, mas puta merda, olha um controle desses! 

De qualquer forma, como não dava pra consertar esse acidente de trem de controle a segunda melhor coisa que dava para fazer era adaptar o jogo a essa aberração e é por isso que esse jogo usa tantas diagonais assim. Todas as coisas consideradas, é, é o melhor que dava pra fazer.

Isso sendo dito, vamos ver esse joguetim de nome mais genérico possível.


Eu acho que "pousou" é uma palavra muito generosa para usar nesse contexto. "Caiu dos céus com fúria e trovão, queimando e fora de controle" é mais a vibe que estou recebendo desta obra de arte.
Assim, um OVNI "aterrissa" perto da cidade de Megalo, mas quando as pessoas vão investigar, nenhum vestígio é encontrado. Felizmente, o prefeito da cidade tem um plano para distrair a população desses eventos e manter a ordem cívica.


O fato de esse plano levar um ano para entrar em vigor mostra que a Sega realmente entendeu a burocracia emaranhada no processo governamental, fazendo desse o jogo mais realista jamais produzido até hoje. E é por isso que toda cidade deve ter um Mike Haggar no comando. Ele nunca teria esperado um ano, entraria no local da queda com um plano em mente. Certamente, seu plano seria "tirar a camisa e dar suplex em quem o olhar atravessado", mas o público eleitor adora políticos que tomam ações ousadas e decisivas.

Esse é o cenário para esse jogo de luta, então. Um OVNI pode ou não ter aterrissado nas proximidades, e um ano depois o prefeito declara um evento de esporte público. Tenho certeza de que esses dois eventos não têm relação alguma.


Será que ele não tem olhos? Provavelmente não, essa é uma condição médica infeliz, mas não é  o que eu chamaria de "dreadful". Seja qual for o segredo dele, tenho certeza de que o descobriremos à medida que avançarmos dando socos no colorido elenco de personagens que Masters of Combat tem a oferecer.


Aqui estão esses personagens. Existem apenas quatro para escolher, o que não é muito, mas por outro lado é bom que não temos apenas clones genéricos do Ryu aqui. Seus nomes são, da esquerda para a direita, Hayate, Gonzales, Highvoltman e Wingberger. Nenhum deles tem olhos também. Especialmente Gonzales, que parece que um padeiro fez seus buracos nos olhos pressionando os polegares em um pedaço de massa fresca em forma de cabeça.


Vamos dar uma olhada em Hayate primeiro. Ele é certamente um ninja e, presumivelmente, um ninja ciborgue, porque praticamente todo o resto deste jogo tem uma sensação de cyberpunk. Ele pode jogar shurikens de energia, e isso é cyberpunk o suficiente para mim. 

Dos quatro personagens, Hayate é o menos interessante e o mais fácil de interpretar, consolidando seu papel como o Ryu do jogo. Ele parece ter mais movimentos especiais do que todos os outros personagens, para começar. Em suma, Hayate parece ser o pacote completo (e ele também é rápido), por isso, se você estiver jogando Masters of Combat pela primeira vez, ele é uma boa escolha. O fato do personagem mais equilibrado ser o primeiro na lista de seleção denota que foi colocado algum cuidado na apresentação desse jogo.

Bom pra vc, Sega.


Em seguida temos Gonzales, um rebelde, um homem que segue seu próprio caminho na vida, um homem que viu que teria que chutar homens-robô e pensou: "Isso ainda não é motivo para eu calçar sapatos". 

Gonzales é obviamente o personagem lento e forte, pois você só usar apenas calças roxas e protetores de pulso se você realmente der conta do recado. Como você pode esperar da sua aparencia, Gonzales é o wrestler desse jogo. 

A grande peculiaridade de Gonzales é que a maioria de seus movimentos especiais tem um atraso no início - por exemplo, quando você usa seu soco rápido, ele bate no peito antes de atacar -, para usá-lo efetivamente, você precisa ter um bom conhecimento de timing. Um personagem mais técnico que Hayate, adicionando variedade ao gameplay do jogo.


O lutador número três, e provavelmente o meu favorito, é Highvoltman. É certo que isso se deve em parte ao seu excelente nome, um nome que gera muita especulação sobre como ele o escolheu. Só posso supor que ele tenha escolhido o nome "Voltman" a princípio para complementar seus poderes elétricos, mas depois percebeu que "volt" por si só não transmitia o poder furioso de seus ataques eletrificados e precisava de um pouco mais de força. 

Ou isso, ou ele ganhou seus poderes após um terrível acidente no qual ele mijou bêbado em um cabo de alta tensão a caminho de casa do bar. Highvoltman também dominou um dos melhores golpes de todos os tempos em jogos de luta que eu já vi, na forma do seu chute saltando. 


Você pode vê-lo realizando-o na imagem acima. Eu sei que parece que ele foi atingido no ar e está caindo para trás, mas não, esse é o golpe dele. Quando você executa o flip kick, Highvoltman pula no ar com graça ballética, parecendo como alguém que realmente pretende dar um flip kick ... mas, no meio do caminho, ele para de girar, se contorce na posição mostrada acima e cai no chão, aterrissando de costas de uma maneira que parece ter 50% de chance de terminar em quadriplegia. 

A primeira vez que vi, presumi que tinha feito algo errado, mas não, é assim que é o ataque dele realmente. Que pitoresco. Obviamente, eu usei quase exclusivamente esse ataque depois que descobri isso.


Finalmente, temos Wingberger, um homem mecânico com uma máscara de soldador e o nome de vilão nazista. Como você pode ver acima, o principal negócio de Wingberger é que ele tem membros extensíveis no estilo Dhalsim ... embora eles não sejam tão eficazes quanto aqueles pertencentes ao lutador de ioga favorito de todos. Um dia eu ainda entenderei o fato que iog virou um estilo de luta, mas esse dia não será hoje. 

Talvez para contrabalançar as vantagens de ter membros telescópicos, Wingberger tem menos movimentos especiais do que os outros personagens. Ele tem alguns ataques de mergulho, mas o melhor de tudo é que ele possui um mega-canhão tão poderoso que derruba Wingberger quando ele o dispara. Isso o torna especialmente embaraçoso quando você dispara seu canhão e o outro jogador o bloqueia facilmente antes de correr até você enquanto você se joga no chão como um bacalhau recém-encalhado.


Wingerberger também é conhecido por sua baíxissima auto-estima. Quié isso cara, tenho certeza que existem piores que você.

Agora que eu já falei sobre os personagens, me permitam falar sobre os botões desse jogo, porque eles são... peculiares. O controle do Master System tem dois botões, e um obviamente ataca. O outro, entretanto, tem funções variadas: se você segurar ele e apertar para trás, seu personagem defende. Se você segurar o 2 e apertar para frente ele corre e se segurar o botão e apertar para cima ele pula.

É por isso que tantos golpes nesse jogo usam as diagonais, você não pula apertando pra cima no controle como em qualquer jogo de luta. É um tanto confuso no começo porque é o único jogo que faz isso, mas não é realmente pior do que o Mortal Kombat faz de usar os botões de ombro pra defender. Meh, já vi piores.


Tendo finalmente conseguido vencer os outros quatro lutadores com uma combinação de flipkicks e pura sorte, o torneio foi concluído. Mas espere! O prefeito decidiu que ele também vai entrar no rolo! 

Eu acho que ele se empolgou. Normalmente, eu diria que o repentino desejo do pugilismo do prefeito provém da mesma fonte que o cachaceiro que daria um pau no campeão mundial dos pesos pesados apesar dele ser um diabético com excesso de peso, porém não vamos esquecer que o prefeito tem um segredo terrível.


A outra coisa que surpreendeu os cidadãos foi que o prefeito pegou fogo. Ele parece muito feliz com isso também. Mais feliz do que quando ele não estava pegando fogo, até. Definitivamente, isso não é um bom sinal.


Surpresa surpresa, acontece que o prefeito estava possuído por um alien! Presumivelmente, foi o mesmo alienígena que pousou há um ano atrás, mas não temos evidências concretas disso. Podem ser aliens totalmente não relacionados.

De qualquer forma, o alienígena organizou o torneio de luta para localizar o corpo humano mais forte para ele habitar. Esse plano tem uma falha grande, ao meu ver: a pessoa mais forte, mais resistente e a melhor lutadora agora está bem na sua frente enquanto você revela seu plano de roubar seu corpo. 

Isso nos levanta algumas questões: ou você está diante do humano mais forte e acabou de fazer ele o seu inimigo, ou você é mais forte do que ele, então pra que você quer o corpo dele afinal? Qualquer que seja o seu plano você não tem nada a ganhar e apenas a perder.


Até onde chefes de jogos de luta vão, o Alien oferece um nível de desafio aceitável, algo relativamente raro em um jogo. O Alien é um inimigo mais perigoso que os outros lutadores, porque é mais rápido e mais poderoso, mas nunca chega ao nível "chefe da SNK" de roubalheira. Você pode derrotar o Alien, com prática suficiente. 

Você provavelmente será derrotado nas primeiras vezes, o que poderia ter sido um problema, porque o MoC apenas dá ao jogador uma quantidade limitada de continues - mas como são apenas quatro adversários, não demora muito para voltar ao chefe final.

Novamente, já vi piores.


No final, o Alien é derrotado e o bem vence o mal, espanta o temporal e Highvoltman olha para a cidade que ele salvou - um final que é o mesmo para todos os personagens, infelizmente.

No fim, Masters of Combat não é tão impressionante quando comparado a jogos de luta modernos, ou mesmo jogos de luta do mesmo período que rodavam em hardware mais poderoso, mas Masters of Combat é um jogo que realmente não faz feio se considerarmos que está rodando praticamente em um brickgame.

Além do baixo número de personagens e dos movimentos especiais que as vezes não saem, realmente não existem muitos pontos negativos. A apresentação é boa, com excelentes gráficos para o sistema e uma trilha sonora que não é tão impressionante, mas ainda nunca cai muito abaixo de "decente". A ação é rápida e suave, os controles foram pensados para se adaptarem bem ao Master system e tem um personagem chamado Highvoltman.

It's okay.

Edição 055



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