terça-feira, 29 de junho de 2021

[SATURN] CLOCKWORK KNIGHT (Dezembro de 1994) [#716]

Senhores, senhorias, Jorge. Boa noite.

UÉ, VOCÊ ESTÁ ESTRANHAMENTE FORMAL HOJE.

É que sabe, Jorge, esse não é um texto comum de um dia comum. Hoje, no texto número 711 desse blog, chegou finalmente o dia de contar a história do fim. Essa é a tão aguardada história do Sega Saturn, a história de como a Sega morreu.

ACHEI QUE VOCÊ ESTARIA FELIZ COM ISSO, QUE VOCÊ ODIASSE A SEGA E TAL.

Eu não odiava na época, nunca odiei e mesmo hoje algumas das minhas franquias favoritas (Persona, Yakuza) dependem necessariamente da Sega para existir. Nós discordamos da forma que elas são conduzidas as vezes (antes que eu me esqueça, vai tomar no cu Sega por não poder datear o Kanji em Persona 4), mas isso é um desentendimento que ocorre naturalmente em qualquer relação. Não, isso não é ódio.

segunda-feira, 28 de junho de 2021

[ARCADE/PS1/SAT] STREET FIGHTER: The Movie (Abril de 1995) [#715]


O vôo para a Tailândia foi longo. Stephen de Souza gostaria que fosse mais longo. Na década anterior, de 1982 a 1992, de Souza havia se firmado como um prodígio do roteiro. A maioria dos roteiristas não consegue UM sucesso de bilheteria: ele tinha uma dúzia, incluindo Commando, The Running Man, 48 Hours, e Die Hard 1 e 2. Yippee Ki Yay, motherfucker.

Como um verdadeiro criador de sucessos, o roteirista acumulou contatos e capital criativo suficiente para fazer o que tantos roteiristas de sucesso aspiravam antes dele e tantos outros aspirariam depois: se tornar um diretor. Mas em Hollywood, nada vem sem um preço. E se há uma lição nessa história, é essa.


Meses antes do vôo, o quarentão de nariz arrebitado e óculos grossos assinou seu primeiro contrato de diretor. Esse vôo deveria ter sido um momento de descanso, um último respiro após o árduo trabalho de pré-produção e o inicio das filmagens, um ultimo cochilo antes do avião pousar em Bangkok e começar a produção de um filme de U$ 30 milhões - o SEU filme de U$ 30 milhões. Devia ser um momento mágico com o qual ele sempre sonhou, apenas... bem, algo o estava incomodando.

De Souza ainda não tinha escalado a protagonista feminina.

domingo, 27 de junho de 2021

[MEGA DRIVE] BEYOND OASIS, ou "The Story of Thor" no Japão/Europa (Dezembro de 1994) [#714]

Sega CD. 32X. Sega CD 32X. Game Gear. Activator. Sega Channel. Mega Drive 2. Mega Drive 3. SONIC & KNUCKLES com encaixe para retrocompatibilidade. Blast Processing. Bits. Nomad. Netuno. CDX. 

O que separou a Nintendo da SEGA em meados dos anos 90? Bem, além do fato de Mega Dive se parecer com um monstro de Frankenstein, era porque a Nintendo tinha foco e visão. O SNES apenas tratava dos negócios, não precisava de truques ou add-ons. Sente a bunda a na porcaria da cadeira e não saia daí enquanto não fizer um jogo bom, é isso que a Nintendo fazia e é isso que fazia as crianças quererem videogames.

sexta-feira, 25 de junho de 2021

[SNES/MEGA] SPIDER-MAN (Fevereiro de 1995) [#713]

Como eu tinha comentado justamente no texto anterior, por meados de 1995 a situação da Marvel não era nada bonita ao ponto que você chamasse alguém de "meu bem" na Marvel aparecia um cobrador pra levar embora.


Isso aconteceu porque, tal qual o mercado dos videogames tinha implodido nos anos 80, nos anos 90 mais ou menos o mesmo aconteceu com os quadrinhos e por vários motivos. Mas eu vou falar de apenas dois pq sim.

quarta-feira, 23 de junho de 2021

[MEGA] X-MEN 2: Clone Wars (Abril de 1995) [#712]



Como você já deve estar ciente a essa altura, em 1995 as coisas não estavam nada boas na Marvel e eles estavam vendendo o almoço para pagar a janta, os desenhistas tinham que trabalhar sob o jugo inclemente das pilhas de boletos e todas essas coisas. Por isso mesmo a Marvel estava licenciando suas marcas para quem aparecesse com dois tostines e um pão com manteiga que pode ou não ter caído no chão virado para baixo e isso explica a grande avalanche de jogos dos X-Men recentemente (como X-MEN CHILDREN OF THE ATOM e X-MEN: Mutant Apocalypse, e também mais um jogo do Homem-Aranha que eu vou falar em breve).

terça-feira, 22 de junho de 2021

[SNES] PAC IN TIME (Janeiro de 1995) [#711]



É hoje, gente! É hoje o dia da alegria, e a tristeza, nem pode pensar em chegar! Diga lá espelho meu! Diga espelho meu se há na avenida alguém mais feliz que eu!!! 

Olá meninos e meninas do meu Brasil baronil, estamos hoje de muitissimo bom humor porque afinal é dia de falar de um jogo que eu esperei bastante tempo para falar sobre ele e até mesmo temi que não tivesse a oportunidade de faze-lo!

segunda-feira, 21 de junho de 2021

[SNES/MEGA] TRUE LIES (Fevereiro de 1995) [#710]

Eis um fato curioso para vocês quando eu era criança eu tinha um caderno de dicas para anotar os passwords, estratégias e dicas para os jogos, acho que todo mundo daquela época tinha algo assim. Só que eu sendo eu, eu fazia disso um ritual todo próprio fazendo um caderno com introdução, indice e tal - mesmo que ninguém fosse ler, eu gostava de fazer essas coisas organizadinhas.

PERCEBO QUE VOCÊ NÃO MUDOU NADA, ENTÃO

Quanto mais as coisas mudam, mais elas continuam iguais é o que dizem. Mas então, uma coisa que eu lembro é que eu fazia um breve sumário dos jogos inspirado em como a Ação Games fazia logo embaixo do box das notas, porque na época era o que eu conhecia na area. O problema é que True Lies é um jogo que eu não sabia absolutamente nada, na verdade eu nem sei pq coloquei esse jogo no meu caderno senão porque eu tinha muito tempo sobrando sei lá. Então o que eu escrevi sobre esse jogo foi algo como “tal como o nome diz, verdades mentirosas”. Até hoje eu não faço ideia do que eu quis dizer com isso, eu só não queria deixar o espaço em branco.

E agora esse pedaço da minha história está imortalizado para sempre na internet, pra vc ver como as coisas são. E por falar em como as coisas são, vamos dar uma olhada nesse que é um dos filmes de ação mais incomuns que eu poderia esperar. Mas vamos começar do começo...

domingo, 20 de junho de 2021

[SNES] ADDAMS FAMILY VALUES (Fevereiro de 1995) [#709]

A coisa que eu mais gosto na ficção é o quanto ela permite você abstrair da sua vida, dos seus problemas por uma hora ou duas. Quem nunca teve um dia absolutamente merda na sua vida e então sentou para ter alguns minutos lendo um bom livro ou assistindo sua série favorita?

Como você pode imaginar por esse blog, a minha coisa são videogames e videogames são coisas excelentes para isso porque eles absorvem sua mente de uma forma como poucas mídias conseguem - não é atoa que videogames conseguem ter dezenas de horas de duração sem que ninguém enlouqueça no processo, é algo comum até. E verdade seja dita, isso é algo que eu realmente preciso agora. Eu tive uma semana muito dificil, muitas coisas realmente grandes estão acontecendo que estão afetando o meu humor e eu realmente posso usar agora apenas sentar, relaxar e apreciar um bom e velho VIDJAGAIME. 

Sim, definitivamente é algo que me faria bem agora e esse é um jogo o qual eu não sei absolutamente nada, de modo que é uma oportunidade de conhecer algo novo e incrível. Sabe, eu gosto muito do slogan do Xbox Game Pass "Conheça o seu próximo jogo favorito", porque é esse tipo de atitude positiva que eu busco ter sempre. Pra mim quando um novo jogo começa é como sentar no cinema e ver as luzes se apagarem: mente aberta, me conte uma experiência, estou pronto e otimista para...

sábado, 19 de junho de 2021

quarta-feira, 16 de junho de 2021

[SNES] THE ITCHY & SCRATCHY GAME (Março de 1995) [#708]


Eis aqui um jogo ao qual eu nunca dei a mais remota atenção quando era criança, embora tenha visto ele na locadora mais do que algumas vezes e isso por alguns motivos:

terça-feira, 15 de junho de 2021

[SNES] 3 NINJAS KICK BACK (Junho de 1994) [#707]

Eis aqui um fato interessante para vocês, e um sobre o qual eu tenho pensado muito recentemente: até hoje doze pessoas já pisaram na Lua. A Lua cara, aquele pedrão voadora que você olha no céu, sabe? Então doze pessoas já subiram num foguetinho e piiiiiiiiiiiiiu vuuuuush foram até lá. E voltaram. Isso não é a coisa mais incrível que alguém pode fazer? Você olhar pra Lua e saber que alguém dando rolê por lá?

Pois é, doze pessoas. E eu... eu não sou uma dessas doze pessoas. Ao invés disso eu estou aqui, falando sobre a franquia "3 Ninjas". Eu sinto que falhei na vida, sabe?

segunda-feira, 14 de junho de 2021

[SNES] THE FLINTSTONES (Fevereiro de 1995) [#706]

Quando se fala em adaptação cinematográfica de alguma coisa no anos 90, a primeira reação natural é ter um frio na espinha. A segunda é ter mais ainda, porque não existe força nesse universo que faça isso dar certo, no melhor cenário possível dá "ah, okay, não deu tão errado como eu achei que daria" como é o caso do primeiro filme do Mortal Kombat.

Mas quando se fala de adaptação de cartoons para a tela grande... meua migo...

A primeira regra desse blog é que nós nunca falamos sobre o filme do He-Man. A segunda regra desse blog é que nós sempre obedecemos a primeira regra.

domingo, 13 de junho de 2021

[PC] SIMON THE SORCERER (Setembro de 1993) [#705]



Era uma vez, em uma terra distante e mistica chamada Inglaterra, uma pequena empresa de jogos chamada Horrorsoft. Ano após ano, Horrorsoft trabalhou duro em pequenos jogos de adventure que ficaram relativamente conhecidos no Reino Unido mas não muito além disso. Na verdade nada além disso, é o tipo de coisa que os locais cresceram com ele mas os estrangeiros provavelmente nunca ouviram falar - tipo a Turma da Monica. 

Estou falando de jogos do calibre de Elvira 1 e 2, Waxworks e Personal Nightmare. Como eu disse, não se sinta mal se você nunca ouviu falar deles. Os invernos vieram e passaram, e a pequena Horrorsoft em seu feudo local, sem medo dos poderosos juggernauts americanos do genero como os point'n click da LucasArts ou da Sierra On-Line. Mas um dia a pequena Horrorsoft se tornou ambiciosa, cansou do conforto oferecido pelo pequeno mercado local e passou a ansiar por algo novo para seu povo, um jogo com coragem, engenhosidade e resiliencia suficientes para sair por aí e conquistar o mundo. 

Alguns jogos já nascem clássicos, já diria a Ação Games

sábado, 12 de junho de 2021

[PC] SOLAR WINDS: THE ESCAPE (Dezembro de 1993) [#704]

 

No nosso jogo de número 700 (indo audaciosamente rumo ao milão, onde nenhum gamemaníaco jamais esteve), tiraremos um momento para falar sobre a revista Gamers.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

[PC] SID MEIER'S COLONIZATION (Dezembro de 1994) [#703]


Alguns diretores de jogos tem assinaturas narrativas tão são suas, tão intrinsecas ao seu trabalho que você pode dizer que é um jogo dele mesmo sem ter lido na capa do jogo. Sejam os filmes interativos do David Cage, a necessidade quase patólogica de ter um sistema interligado complexo que não afeta realmente tanto assim ou nada no gameplay do Peter Molyneux ou o "essa história fazia sentido quando eu comecei a explicar ela mas agora que eu to falando em voz alta puta merda alguém tomou chá de fita aqui heim" animezisticamente brega do Hideo Kojima.

Nesse sentido, identificar um jogo do canadense Sid Meier é bastante fácil.

quarta-feira, 9 de junho de 2021

[ARCADE] CADILLACS AND DINOSAURS (Maio de 1993) [#702]


E então no sétimo dia, Deus descansou. Ele contemplou toda sua criação e viu que era bom (especialmente a diabetes, ele tem moh orgulho de ter inventado essa). E aí quando ele tava quase cochilando, as palpebras pesadas e aquele estado de torpor gostoso jogado na sua sala celestial, ele lembrou que precisa adicionar uma coisa rapidão para sua criação estar realmente completa: "Não haverás um jogo foda de DINÓCEROS". E aí sim, satisfeito ele foi puxar um ronco.

Porque sério, é a única explicação que eu consigo imaginar pra o quão dificil, impossível e misantrópico é fazer a porcaria de um jogo bom sobre DINÓCEROS. Caralho maluco, são lagartos de cinco metros de altura que comem pessoas, o quão dificil pode ser fazer um jogo disso? Ou melhor ainda, galinhas carnívoras de 5 metros de altura se você pegar o take moderno sobre DINÓCEROS, o que torna melhor ainda!

terça-feira, 8 de junho de 2021

[SEGA CD] KIDS ON SITE (Novembro de 1994) [#701]


Como Voltaire disse certa feita, "Se Tom Zito não existisse, ele precisaria ser inventado".

Bem, não foi exatamente isso que ele disse, mas como ele falou de alguém bem menos importante que o mago dos FMV eu tomei a liberdade de melhorar a frase dele. De qualquer forma, o ponto é que Tom Zito era o homem por trás da Digital Pictures, a empresa cuja missão na Terra era fazer com os jogos em filme interativo (full motion video, daí o nome FMV) fossem a próxima grande coisa dos videogames.

Suponho que você saiba como isso termina, tho.

domingo, 6 de junho de 2021

[MEGA DRIVE] LEMMINGS 2: THE TRIBES (Outubro de 1993) [#700]


Seus punhos estavam ensanguentados, mas ele continuava socando ritmicamente contra a rocha. Ele não tinha escolha, estava literalmente no inferno e a única forma de escapar dessa maldição era quebrar vários metros de rocha pura usando nada senão apenas suas as mãos nuas. Pior ainda, o destino dos amigos, de sua família atrás dele também dependia de sua provação torturante. 

Finalmente, suas mãos nuas atravessaram a rocha, o ar fresco fluiu para o túnel apertado que ele havia cavado meticulosamente, mas seu alívio durou pouco. Do outro lado da rocha havia, de fato, a saída, a passagem a terra prometida. Para seu horror, entretanto, entre o Eden contado por incontáveis gerações de mamães Lemmings aos seus filhotes Lemminguinhos e o túnel de fuga recém-cavado no qual ele depositara todas as suas esperanças não havia uma inclinação gradual rumo a liberdade. Em vez disso, à sua frente havia uma queda uma dúzia de vezes maior que sua própria altura. 

sábado, 5 de junho de 2021

[MULTI] PRIMAL RAGE (Agosto de 1994) [#699]


Durante esse projeto (estamos no jogo 694 com esse, saiba você) eu joguei muitos jogos que eu não conhecia, revisitei alguns que eu amava e confirmei que outros são nitroglicerina de ódio puro. Alguns jogos eu gostava até que bastante, e apenas rejogando eu descobri que na verdade são bostas fedegosas inerciais, como DOUBLE DRAGON 3 do Nintendinho ou PRINCE OF PERSIA, por exemplo. Porém algo menos recorrente assim é jogos que eu achava que eram ruins se revelarem... bem, ao menos não tão ruins assim.

Até porque não existem muitos jogos que eu realmente não gostava quando era criança, eu nunca fui muito critico com joguinhos nessa fase e só depois de velho que eu fiquei chato. Mas o jogo de hoje é um desses raros casos que eu não gostava mesmo na época, e rejogando ele decadas depois descobri que... bem, não é tão ruim assim, na verdade. Eu não usaria uma palavra como "bom" para descreve-lo, mas não é a pior coisa possível também.

sexta-feira, 4 de junho de 2021

[MD] MEGA MAN: THE WILY WARS [ou ROCKMAN MEGA WORLD no Japão] (Outubro de 1994) [#698]

Alguns anos depois essa também foi a arte da capa da versão europeia do jogo

Ok gente, eu tenho confessar uma coisa que vai soar como uma revelação chocante para todos vocês, mas sinto que a este ponto que precisamos estar completamente claros a respeito disso: a Sega me diverte. Não da forma que você possa estar imaginando, entretanto. As pataquadas da Sega me divertem, seu fracasso me entretem, suas lágrimas me dão forças e sua dor é meu viver.

QUE REVELAÇÃO SURPREENDENTE...


quinta-feira, 3 de junho de 2021

[SNES] NOSFERATU (Outubro de 1994) [#697]

Em uma virada surpreendente de eventos, dessa vez a arte da capa japonesa é a mesma da capa americana, veja só você...

Nosferatu, taí uma palavra interessante. A palavra "nosferatu" é como os romenos (não confundir com os romanos) chamam vampiros, mas por qualquer motivo que seja em seu clássico de 1897 Bram Stoker, Drácula, se referiu a nosferatu como um nome próprio e dado a popularidade do livro esse sentido da palavra pegou. No original romeno não existe um cara chamado Nosferatu, mas agora é assim que se usa essa palavra.

terça-feira, 1 de junho de 2021

[PS1] BATTLE ARENA TOSHINDEN (Janeiro de 1995) [#696]

O sistema muda, a geração muda, mas as capas feias americanas estão lá, firmes e fortes

Hoje, meninos e menians do meu Brasil baronil, é um dia muito especial nesse blog. Um dia que eu esperei muito, na verdade, porque esse dia representa a realização de um sonho. Não de hoje, em que eu posso ter qualquer videogame que eu quiser graças a mim mesmo obrigado, mas um sonho de vinte e cinco verões atrás.