quinta-feira, 3 de outubro de 2024

[#1312][Jul/1999] LEGEND OF MANA

Em 1999, a Squaresoft estava em uma posição particularmente única no mundo dos vidjigueims: embora não fosse a maior produtora de RPGs da sua terra natal (e a este ponto eu não acho que milagre algum faria Final Fantasy - o carro chefe da Squaresoft - passar a popularidade do fenomeno cultural que era DRAGON QUEST), no ocidente o nome da Squaresoft era um selo de qualidade para todos nerds cabeçudos querendo waifus e historinhas, não necessariamente nessa ordem. 

Mesmo quando não acertava totalmente, a Squaresoft ainda acertava bastante - caso em ponto, FINAL FANTASY 8 pode ter várias... questões... que eu abordei naquele texto, mas ainda sim foi o quarto jogo mais vendido de toda história do Playstation, com mais de 8 milhões e meias de cópias. Então, sim, no ocidente a Squaresoft era sinonimo de sucesso.

E sucesso no maior mercado do planeta significava uma coisa e uma coisa apenas para a Square:


Mas pq eu estou explicando o contexto? Bem, primeiro pq eu sou um nerd velho que não tem amigos para falar sobre todas as coisas inuteis que eu sei, mas segundo e principalmente pq entender que a Square estava acendendo charuto com nota de 100 é muito importante para entender o jogo de hoje.

Isso pq como a empresa estava fazendo mais dinheiro do que sabia o que fazer com ele, eles podiam se dar ao luxo de permitir projetos mais conceituais, mais artisticamente ambiciosos e menos seguros comercialmente. Em outras palavras, eles podiam se permitir bancar jogos esquisitos. E acredite em mim quando eu te digo que dificilmente vc vai encontrar um jogo mais esquisito do que A Legenda da Irmã!

quarta-feira, 2 de outubro de 2024

terça-feira, 1 de outubro de 2024

[#1310][Ago/95] MAGIC KNIGHT RAYEARTH

Assim, eu não sou o maior fã do mundo do Jovem Nerd. Não é nem que eu não gosto, eu apenas nunca tive muito interesse e isso é isso, deixa os caras no canto deles e vida que segue. Só que existe uma coisa que foi dita em um Nerdcast que eu não sei se foram eles que inventaram mas eu nunca havia ouvido antes: a regra dos quinze anos. A definição é a seguinte:

“Se você viu um filme antes dos 15 anos de idade e gostou dele, não reveja. É possível que você ache ele uma merda porque você não tinha capacidade de perceber antes.”

Pra mim isso não é realmente uma novidade, eu trabalho diariamente com coisas que eu conheci antes (ou por volta dos) meus quinze anos. É literalmente o que eu faço aqui, e algumas coisas são melhores do que eu lembrava (como o Squall em FINAL FANTASY 8), algumas coisas são piores do que eu lembrava (como eu adorava DOUBLE DRAGON 3 é um dos grandes mistérios da vida, pq pelas santas almas que me regem...). O jogo que jogamos aqui é esse.