Mas dito isso, vamos começar do começo pq há muito o que ser dito sobre o jogo mais bem avaliado da história do Dreamcast! Pq aqui nós vamos ao encontro da mais waifu!
segunda-feira, 12 de fevereiro de 2024
domingo, 11 de fevereiro de 2024
[#1236][Out/98] DUKE NUKEM 3D
Existem alguns casos em que a história do desenvolvimento dos jogos é mais interessante do que o jogo em si (alias ontem mesmo eu citei WAY OF THE WARRIOR, que é um grande exemplo perfeito disso), porém eu acredito que nenhum jogo exemplifica isso melhor do que o jogo de hoje, Duke Nukem 3D!
ESCUTA, TU TÁ TOMANDO TEUS REMÉDIOS DIREITO? PQ SÉRIO, TU JÁ FALOU DE DUKE NUKEM 3D A QUASE DOIS ANOS ATRÁS
Oh não, voz na minha cabeça oriunda da falta de luz do sol e interação humana, dessa vez não é alucinação minha. Dessa vez. O jogo que eu vou falar hoje não é o FPS de PC que foi portado para PS1/Saturn/N64. Não, o jogo que eu quero falar hoje é Duke Nukum... DE MEGA DRIVE. Segura aí que o bagulho vai ser louco!
sábado, 10 de fevereiro de 2024
[#1235][Set/98] FUTURE COP: LAPD
Quando eu comecei esse projeto, uma coisa que me atraia era ver os começos humildes não apenas de grandes franquias como de grandes estúdios de hoje (como por exemplo a Naughty Dog que começou no 3DO com WAY OF THE WARRIOR, só Jesus na causa). O que eu não esperava, entretanto, era me surpreender com as origens de alguns generos.
Por exemplo, eu achava que os RTS tinham começado com alguma das grandes franquias como COMMAND & CONQUER: Tiberian Dawn ou WARCRAFT: Orcs and Humans. A ultima coisa que eu esperava era que, de todas as coisas, o primeiro RTS foi DUNE 2: The Battle for Arrakis. Eu jamais imaginei que não apenas Duna começou o RTS e ainda mais a sequencia quando o primeiro jogo era uma visual novel, então foi DU NEIDA MESMO.
Poucas coisas tem menos a ver com o jogo do que a capa japonesa, mas que ficou bonitaça, ficou |
Eu estou falando isso pq o jogo de hoje é um desses casos, aqui temos o começo de um genero e meio que veio DU NEIDA também.
UÉ, MAS ESSE JOGO NÃO É APENAS UM TOP DOWN SHOOTER?
Então, sim, mas não apenas isso e é aqui que as coisas ficarão loucas. Mas vamos começar do começo...
quinta-feira, 8 de fevereiro de 2024
[#1234][Jul/98] HEART OF DARKNESS
Na metade dos anos 90, o prazo normal para a produção de um grande jogo era por volta de dois anos, um se fosse uma continuação e a engine do jogo anterior fosse reaproveitada. Hoje, é claro, isso é ridiculo e ninguém espera um blockbuster ser lançado com menos de quatro anos de desenvolvimento (no minimo), mas naquela época era assim que rolava.
Isso é importante ter em mente pq o jogo de hoje não passou um ano em desenvolvimento, nem dois, sequer quatro. Heart of Darkness é um jogo que passou fodendos SEIS ANOS rolando nos bastidores antes de ver a luz do dia e isso não é uma coisa que acontecia frequentemente naquela época. Ou nunca. Quer dizer, tá, STREET FIGHTER 3: The New Generation saiu de facto seis anos depois de STREET FIGHTER II: THE WORLD WARRIOR, mas não é como se a Capcom tivesse passado seis anos trabalhando nesse jogo, eles começaram a produção de SF3 apenas cerca de dois anos antes do lançamento.
Agora o mesmo jogo sendo trabalhado por SEIS ANOS na metade dos anos 90, Heart of Darkness é um caso completamente único, e que por isso mesmo bastante esperado. Quer dizer, se um jogo que leva dois anos pra ser desenvolvido é bom, então um jogo que leva seis anos tem que ser três vezes bom, certo?
Então, não é bem assim que as coisas funcionam...
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2024
[#1233][Out/97] DARK EARTH
Até 1997, a Kalisto Enterteinment não era sequer uma nota de rodapé na história dos videogames pq eles tinham que fazer muito para chegar a ser apenas isso. Quer dizer, os caras puniram o mundo com PAC IN TIME, o esquecimento é uma punição pouca.
Porém então em 1997 eles se redimiram perante a raça humana com a invenção de NIGHTMARE CREATURES. Não que NIGHTMARE CREATURES seja lá um baaaaaaita jogo, mas a parte importante é que acertaram em cheio ao criar o genero hack'n slash como eu expliquei naquele texto. O resultado disso é que com mais de um milhão e meio de jogos vendidos havia um enorme mercado potencial sedento por jogos desse tipo - ao que ultimamente nos levou a perolas como Nier: Automata e Metal Gear Rising, então obrigado Kalisto!
Bom, o jogo realmente não perde tempo em começar, assim como nosso herói que não perde tempo que já começa o jogo amassando a passoquinha |
Mas então, depois de arrebentar a boca do balão achando um filão a ser explorado com esse novo genero, é óbvio que o próximo jogo da Kalisto foi... uma mistura de survival horror com beat'm up? Hã, seria mais seguro apenas investir no que tava dando certo, mas eles tavam se sentindo quente na maionese, eu acho?
Enfim, seja como for é que a Kalisto decidiu arriscar e é assim que adentraremos Terra Preta.
terça-feira, 6 de fevereiro de 2024
[#1232][Abr/90] PHANTASY STAR 3: Generations of Doom
Phantasy Star é uma série de RPGs bastante única e por isso eu quero começar dizendo que ela se enquadra na especifica categoria "eu deveria realmente amar essa série, mas a Sega tem uma dificuldade colossal em entregar um jogo redondinho e polido". E uma categoria bastante especifica, eu sei.
O que eu quero dizer com isso é que - contando esse jogo agora - tendo completado a quadrilogia de jogos para o Mega Drive, e olhando o que eu escrevi no papel sobre o conceito da série (vide as reviews de PHANTASY STAR do Master System e no Mega Drive PHANTASY STAR 2 e PHANTASY STAR 4: The end of Millenium), eu deveria amar PS... só que não amo.
Porra, eu gosto imensamente mais de sci-fi do que fantasia medieval, então uma saga de quatro jogos que se passam em um mesmo sistema solar no intervalo de 1000 anos a cada jogo? Que idéia mais pica, irmão! Imagina que foda, vc vai e salva o mundo e tal, e no próximo jogo que se passa dali a mil anos os seus feitos do jogo anterior são contados como lendas de heróis lendários! Porra, arrepiei!
Que ideia grande pica, irmão! |
domingo, 4 de fevereiro de 2024
[#1231][Jul/98] B.L.U.E.: The Legend of Water
Em 1992, um dos maiores crimes de ódio da história dos vidjagueimz ocorreu: algum arruaceiro, pestilento, gato polar da Sega estava jogando SONIC THE HEDGEHOG, o que já prova que a pessoa não estava bem intencionada, quando entre o baseado 478 e o 525 pensou "hey, sabe aquela fase da água de SONIC THE HEDGEHOG que todo mundo detesta e terá sindrome do panico só de ouvir a música dela mesmo muitas decadas depois? Então, E SE, veja bem, E SE a gente fizesse um jogo inteiro só dessa fase da agua?"
Essa, é claro, se provou uma das ideias mais CRIMINOSAS da história dos vidigueims, porém foi exatamente o que aconteceu e assim nasceu a abominação contra a humanidade conhecida como ECCO THE DOLPHIN. Sim, algum DEGENERADO decidiu fazer um jogo inteiro que não é nada senão uma infinita fase da água. Alias jogo não, uma franquia inteira pq o universo me odeia dessa forma.
Mas tá, pq eu to falando isso? Bem, em primeiro lugar pq esse foi um dos momentos mais sombrios da minha carreira gamer e eu ainda acordo gritando no meio da noite em pavor devido aos horrores que eu sofri e que humano nenhum deveria de ter passado por isso, mas também porque em 1998 alguém teve uma ideia muito, muito parecida.
Veja, o que acontece é que algum cidadão pouco cristão da CAProduction (mais conhecidos pelo pouco conhecido HAGANE de Super Nintendo) estava jogando TOMB RAIDER 2 Starring Lara Croft e pensou "hãn, interessante essa fase embaixo d'água, e se eu fizesse um jogo inteiramente sobre isso?"
Ao que, obviamente, minha reação foi:
sábado, 3 de fevereiro de 2024
[#1230][Jul/98] ULTRAMAN TIGA & ULTRAMAN DYNA: Aratanaru Futatsu no Hikari
Eu... eu tenho uma confissão a fazer, e uma da qual eu não particularmente me orgulho: eu nunca exatamente peguei qual é a graça de Ultraman. Sim, eu sou um grande fã de assistir japoneses adultos em roupas de borracha batendo de mentirinha em outros japoneses adultos com roupas de borracha, mas então se teve algo que nunca chamou minha atenção foi a franquia Ultraman. Eu gosto de Super Sentai, gosto mais ainda de Kamen Rider e amo Godzilla, mas então... Ultraman é algo que eu nunca entendi pq existe ou qual o apelo exatamente - pra ser honesto eu nem acho sequer o visual do alien cinzão gigante particularmente bonito.
Sim, eu sei que Ultraman é uma franquia de séries anuais que existe a decadas, tal como todos os outros outros tokusatsu citados, mas eu nunca tinha parado pra assistir realmente até então. Mas então veio o jogo de hoje, um jogo levemente baseado no filme "Ultraman Dyna e Ultraman Tiga: Guerreiros do Planeta Luz" e eu pensei "diabos, pq não?".
Eu assisti alguma coisa de Ultraman na vida. Ao que uma hora e pouco após (não é um filme longo, é quase mais um episódio de TV extendido), minha reação foi:
quarta-feira, 31 de janeiro de 2024
[#1229][Ago/98] BATMAN & ROBIN
Uma das grandes vantagens do projeto desse blog é que, no fim do dia, a gente acaba acompanhando e entendendo não apenas os videogames mas toda a cultura pop através do prisma do seu contexto da época. Por exemplo, todo mundo sabe que Batman e Robin do Joel Schumacer de 1997 é não apenas um dos piores filmes de super-heróis de todos os tempos, é um dos piores filmes de todos os tempos PONTO.
Muito menos gente pensa a respeito de BATMAN FOREVER, o filme que o precedeu, e elas majoritariamente apenas assumem que é tão ruim quanto. Bem, agora eis o meu take sobre o assunto - uma vez que, como eu disse, fui banhado pela luz de acompanhar o contexto da época: Joel Schumacer é um dos maiores gênios da história do cinema, não tem meio termo a respeito disso.
Com isso eu quero dizer que BATMAN FOREVER é bom? Pelos antigos deuses e pelos novos, não. Nada poderia ser mais longe disso. Aquele filme é ruim, tipo muito ruim, MAS... não é tão ruim quanto deveria ter sido e é aqui que entra a genialidade do Sr. Schumacer. Eu quero dizer, as ordens que ele recebeu do estúdio foram "faz QUALQUER BOSTA desde que venda brinquedos e McLanche Feliz, de preferencia colorida" e pra isso lhe foi entregue um roteiro escrito com a bunda. Sério, os dialogos nesse filme passam do constrangedor pensar que um adulto escreveu isso, para dizer o mínimo.
Entretanto, ainda sim, Schumacer pegou todo bolo de merda que lhe deram e entregou um filme assistível. Pode não ser uma obra prima ou sequer ser bom, mas ao menos BATMAN FOREVER é arrumadinho. Quero dizer, a cenografia de desfile de escola de samba funciona, as cenas de ação absurdamente ridiculas são interessantes de assistir do tipo "uau, isso é muito ridiculo, mas eu quero ver o quão ridicula a próxima coisa vai ser" e no fim do dia, esse filme definitivamente não é tão ruim quando o alinhamento das coisas fez com que ele deveria ser.
Não apenas BATMAN FOREVER não é tão ruim quanto deveria ter sido, como foi a maior bilheteria norte-americana daquele ano a frente de TOY STORY e blockbusters como Apollo 13 e Waterworld. Apenas por esse fato, Joel Schumacer deveria ser canonizado.
terça-feira, 30 de janeiro de 2024
[#1228][Jul/98] SUPER ROBOT SPIRITS
Okay, isso já está ficando realmente ridiculo: é um fato bastante conhecido que a Bandai é a empresa que tem os direitos de explorar os personagens de basicamente todos os Tokusatsu e da franquia Gundam, o que frequentemente resulta em toneladas de brinquedos, bonecos e, é claro, jogos de videojogos. Com efeito, tendo o direito de grandes franquias populares no Japão lhe ocorreu a ideia de juntar várias delas em um só jogo e nascia assim a série "Compati Hero", juntando coisas como Kamen Rider, Gundam e Ultraman ... mesmo que eles sequer sejam do mesmo tamanho, mas foda-se.
Nesse blog eu joguei dois jogos dessa série já: THE GREAT BATTLE III de Super Nintendo, com Ultra Seven, Gundam F91 e Kamen Rider Black RX, e THE GREAT BATTLE 6 do Playstation com Ultraman Powered, Gundam Zero e o Kamen Rider Black RX de novo pq a franquia tinha parado no RX mesmo até o ano 2000.
Super Robot Wars DD foi o último jogo da série lançado, em 2019 para Android e iOS |